Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Victoria
Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo

Declaração para quem quer casar de graça no civil - modelo aqui

Victoria, dia 6 de Junho de 2018 às 10:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 17

Oi Pipowsss

Tudo bem?

Gente, eu tô bem animadinha haha Por aqui faltam 72 dias, e semana que vem marcaremos o nosso casamento civil, que terá que ser separado do religioso e feito com pelo menos 10 dias de diferença um do outro, a pedido da igreja.

No começo eu fiquei um pouco frustrada, porque queria muuito fazer o religioso com efeito civil, seria mais prático, mais rapido, enfim.. Mass como nao dava, a gente se reprograma ne.

Então comecei a pesquisar tudo que precisava saber sobre o casamento no cartório.

Liguei 284757 vezes lá, acho que ja até decoraram minha voz pra nao me atenderem mais kkk E uma coisa que percebi é que varia muito de cartório pra cartório, inclusive na mesma cidade, viu?

Então por mais que o intuito deste debate seja pra ajudar voces, procurem semmpre buscar a informação no cartório da sua comarca, pois pode ser que o que eu fale aqui nao se encaixe ai na sua terrinha!!

Vamos lá?

1- Eu perguntei sobre os documentos necessários para o trâmite:

CPF; RG; Certidão de Nascimento ATUALIZADA (Max de 2 anos e isso varia, pois não são todos os cartórios que pedem), Minimo de duas testemunhas e máximo de 4 (neste caso os pais podem assinar, mas ja vi cartórios que não aceitam), e é preciso que eles levem os documentos juntamente à certidão de casamento. O valor total do processo seria de R$ 405,50.

2- Sobre a Declaração de Hipossuficiencia (Também conhecido como atestado de pobreza), era necessário que os dois preenchessem o modelo que qualquer um encontra atualizado no google, não é nada de outro mundo. E junto precisaríamos levar a carteira de trabalho de um dos dois. Como sou meio cabreira com essas coisas, vamos levar a dos dois heheh.

Pra quem não sabe o que ela é:

A Declaração te isenta da taxa do cartório, que varia de 300 até 700 reais dependendo da comarca (região) em que a pessoa vive. ENTRETANTO, ainda existem taxas minimas, para a postagem do casamento no jornal e outras, que variam na casa dos R$40,00 (diferençona né). E pode ter acesso quem tem a renda limitada a 2 salários minimos (se nao me engano) ou então quando um dos conjuges nao trabalha no momento.

Do contrário, existem outras formas de comprovar a inadaptação para os custos, então seria legal cada um analisar sua própria situação e ver onde se encaixa melhor.

No começo meu noivo era SUPER contra esta declaração. Ele se sentiu ofendido porque eu tava chamando ele de pobre kkk gente isso nao tem NADA A VER, OK?

Esta declaração é um DIREITO do cidadão. Pois as taxas são absurdas, e ainda mais por ele ser de outra comarca, a transferencia dos documentos dele pra cá faria com que essa brincadeira ficasse uns 600,00. E na fase final do casamento, não estamos podendo "gastar" tudo isso com a prefeitura né.

Enfim, preenchemos e agora só falta assinar. Mas isso pode ser feito no dia.

E vou deixar aqui pra vocês o modelinho, caso alguem tenha dúvidas de como fazer.

Eu liguei vaaárias vezes pra tirar toodas as dúvidas. Li bastante a respeito e digo: BUSQUEM a informação gente. É horrivel a gente se programar pra algo e no dia sair do planejado por falta de um documento, uma informação ou outra.

O povo do cartório é muito burocrático e eles farão de tudo pra impedir que a gente use o nosso DIREITO da declaração. Então se informem sobre a lei, sobre as penalidades que voce está se sujeitando caso omita ou transforme alguma informação, enfim. Se preparem para que tudo saia conforme programado.

Segue o modeloDeclaração para quem quer casar de graça no civil - modelo aqui 1


17 Respostas

Última atividade por Luclecia, dia 22 de Janeiro de 2023 às 00:34
  • L
    Noiva Ativa Maio 2023 Pernambuco
    Luclecia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente agora eu quero também, uma economia dessa é maravilhosa nesse momento ☺️ e pela lei tenho direito também.
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante outubro 2021 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto tempo demora pra eles aceitarem essa declaração?
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Abril 2020 São Paulo
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Queria casar pela internet de graça
    • Responder
  • Pâmela
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 Rio Grande do Sul
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a dica pois é extremamente caro esse processo, como vem disseste, nós já pagamos muitos impostos, nada mais justo que usufruir desse direito de solicitar isenção. Obrigada noivinha!
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2019 Rio Grande do Norte
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu esposo vai casar no dia 07 12 mas ele tem de mandar uma declaração pra mim dár entranda no catório
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP outubro 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as Dicas... Super validas

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimas dicas noivinha.. ♥

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas! Obrigada por compartilhar conosco. Smiley smile

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que é algo muito relativo sabe. O que é errado. Deveria ser padrao o mesmo preço e mesmos requisitos em todos os cartórios.

    Que eles são OBRIGADOS a engolir a declaração caso voce esteja lá com a carteira de trabalho sem registro atual, eles são.

    Mas as vezes colocam tanto empecilho besta sabe.. O jeito é reunir todas as informações possíveis e ir lá preparada pra responder a td que questionarem rsrs.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha! Eu queria saber qual o critério deles para aceitar ou recusar.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho um absurdo as taxas que o cartório cobra, essa é uma boa opção mesmo

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho um absurrrrdo como eles metem a faca, brincadeira né Carol!!

    Que bom que conseguiu fazer dessa forma também haha

    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Junho 2018 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu preenchi tb!
    Pagar 700 e pouco + 300 e pouco de documentos nao daria nao! Kkk
    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que deu tudo certo, Gabi!!

    Na verdade nós até daríamos contas de pagar, porem meu noivo é autônomo e nao comprova renda pois usa o cnpj do pai dele. Sendo assim, só com o meu registro em carteira e o dele sem, ja temos o direito da isenção.

    Eu escolhi fazer assim porque ja nos são cobrados tanntos impostos, tanta coisa errada nesse país. Pelo menos uma coisa boa em meio a tudo isso é o direito de economizar um tiquin pra casar né rsrs

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pesquisa sim querida, se é nosso direito, podemos usar!!

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate para as noivinhas que precisam. Eu graças a Deus dei conta de pagar.
    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei!!!!! Vou pesquisar sobre isso sim! Afinal, é um direito nosso!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas