Já parou para pensar em como receber as crianças no seu casamento? Pode parecer um detalhe, mas montar um espaço adequado para esse público é um sinal de carinho para os convidados que tem filhos e sinônimo de tranquilidade na festa.
Como algumas já sabem (e outras vão saber agora) eu tenho um filho que atualmente tem 1 ano e 2 meses e mama. Então não tem a possibilidade de deixa-lo em casa!
Quando ele tinha apenas 5 meses nós fomos convidados do casamento do sócio do meu esposo (já somos casados no civil, e já moramos juntos), não tinha como dizer "não". O Arthur, meu filho, estava acostumado a dormir as 9. Nessa hora estavamos saindo da igreja! E o pobrezinho aguentou firme acordado até uma da manhã. Estava literalmente caindo de sono mas não conseguia dormir (barulho? não) pois estava acostumado a dormir no colchão (em outras festas que fomos ele dormiu apesar do barulho). Resultado: Fomos embora sem bater foto com os noivos e sem comer o bolo! Não estou reclamando. Só pensando: E se fossemos padrinhos?
A cara de quem estava feliz em estar acordado depois das 23hs... rsrsrs
Fomos em outras festas e nem sempre havia exatamente um espaço inteiro destinado as crianças mas as vezes um colchão pode fazer seu convidado que iria embora a uma ficar até o dia amanhecer!
Pesquisando (como sempre), acreditem ou não achei vários posts na internet de 2012 mas nenhum atual!!
Então decidi, como mãe e noiva dar algumas dicas para vocês mesmas fazerem e ocuparem a cabecinha dos anjos (que nem sempre são tão angelicais, rsrs)...
A primeira coisa a se fazer é apurar quantas crianças irão ao evento.
1) Se na sua lista houver poucas crianças, não há necessidade de inventar muita moda. Colocar uma mesinha própria para crianças com alguns jogos, lápis de cor e livrinhos para colorir já é suficiente. Você pode, inclusive, personalizar os livrinhos colocando desenhos de vestidos de noiva, bolos e outros relacionados ao tema casamento. Se as crianças forem um pouco mais velhas, acrescente joguinhos, caça palavras, labirintos, jogo dos sete erros, etc.
2) Se você estiver contando com muitos convidados abaixo de 10 anos, uma boa ideia é contratar animadores (ajudam a entreter as crianças, apartar as possíveis brigas e deixam os pais livres para aproveitar a festa) e até mesmo brinquedos (piscina de bolinhas, oficinas divertidas). É claro que o ideal é que haja um espaço separado para você montar esse cantinho infantil. Misturar tudo num ambiente só pode deixar a sua festa com cara de festa de criança. Peça orientações ao seu decorador para te ajudar nessa tarefa.
Observação: Eu como mãe não recomento a cama elástica (pula pula), isso porque após as refeições ela deve ser evitada por um período de duas horas. Já aconteceu de crianças irem a óbito por que ao pular a comida voltou do estomago e trancou as entradas do pulmão. Melhor não arriscar não é?
3) Avaliar a idade dos seus convidados também é importante. Os brinquedos e atividades têm que ser compatíveis com cada faixa etária.
4) Se houver crianças bem novinhas, uma boa ideia é criar o cantinho do sono. Uma salinha longe do barulho, com colchonetes, travesseiros e com uma babá que possa ficar de olho nos pequenos para dar tranquilidade aos pais é suficiente. Esse cantinho do sono é bem legal porque possibilita flexibilidade aos pais em relação ao horário de ir embora. Pense nele com carinho, principalmente se seu casamento está marcado para começar mais tarde.
5) Preocupe-se com a segurança. O local onde as crianças ficarão tem que ser seguro. Longe de piscinas, de janelas, da pista de dança e do próprio buffet. Isso é primordial, né?
6) Uma ideia legal é colocar uma mesa de guloseimas para as crianças nesse cantinho só delas. Além de complementar a decoração, vai alegrar muito a criançada. Mas não se esqueça de conferir antes com os pais se as crianças apresentam restrições alimentares. Hoje em dia é muito comum crianças apresentarem alergias graves a certos componentes alimentares. E colocar uma mesa lindíssima de gulodices que elas não possam aproveitar vai ser uma gafe horrível.
7) Inclua em seu espaço dedicado às crianças um mini camarim com fantasias, chapéus, perucas, óculos engraçados, anéis pisca-pisca. Elas adoram e ficam muito entretidas nesse tipo de brincadeira.
8 ) Você pode contratar profissionais como palhaços, mágicos, contadores de história ou mesmo animadores que pintam os rostos das crianças. Vale muitos momentos de sossego para os adultos.
9) Se você não quiser dedicar um espaço só para as crianças, pode também pensar em disponibilizar somente um kit distração. Esse kit é entregue a elas quando começam a demonstrar impaciência. Nesse kit você pode colocar máquinas descartáveis para que elas possam tirar fotos (o que vai te render fotos especiais, pois são captadas a partir do ponto de vista das crianças), livrinhos de colorir, giz de cera, brinquedos de montar, bolinhas de sabão (mas assegure-se de que elas vão brincar com as bolinhas longe da pista de dança, não se esqueça que elas molham o chão e o deixam escorregadio possibilitandolindos tombos).
10) Informe aos seus convidados que haverá entretenimento para as crianças no seu casamento. Assim eles ficarão mais tranquilos em levá-las e irão preparados para se divertir.
11) No fim da festa não se esqueça de entregar lembrancinhas específicas para as crianças. É um carinho que elas vão amar.
E como eu não poderia deixar passar em branco segue o link de Diys que você pode usar como lembrancinhas:
Crianças no casamento - espaço kids - diy!
Tenho certeza que seus convidados vão amar o carinho e os mini convidados vão se divertir muito!!
Beijos de Luz!!
Aline Prado