Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nane
Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal

Como organizar um casamento - quais fornecedores contratar e como não se perder no orçamento

Nane, dia 3 de Junho de 2020 às 11:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 12 44

Bom dia, comunidade de noivas! Smiley heart

Sempre vejo várias dúvidas de meninas que acabaram de ficar noivas e não sabem por onde começar, quais serviços devem contratar, por isso, pensei em reunir um pouquinho da minha experiência organizando casamento, assim acho que com os comentários, podemos ajudar as noivinhas iniciantes nesse mundo tão fascinante que é o do casamento!! Smiley love

Para quem não sabe, eu estava com meu casamento 100% pronto para acontecer em Petrópolis-RJ no mês de julho, sendo que eu não tenho ninguém na cidade, estava organizando tudo à distância. Decidimos cancelar o casamento por causa da pandemia e trazer aqui para nossa cidade, Brasília, e embora eu ainda não saiba a data, já estou organizando tudo de novo.

Costumo brincar que estou organizando meu segundo casamento sem ter me casado no primeiro (hahahaha), então desde já as dicas que vou deixar aqui serão com base nas minhas experiências lá e cá, especialmente no que se refere a fechamentos de contrato, já que estou de novo nessa fase. A diferença é que desta vez já tenho um norte de vários serviços e o que eu quero, então está sendo mais fácil.

Sem mais delongas, vamos lá:

Para organizar um casamento, acredito que a principal regra é NÃO TER REGRA! Ponto. Acredito muito que cada casal deve escolher se vai casar só no civil, no religioso com civil, se vai ter festa, vai ter viagem, vai ser de dia ou à noite, estilo da celebração, enfim, é uma decisão pessoal que deve levar em conta o binômio sonho + possibilidade. Não queira fazer uma festa igual a da fulaninha se não faz sentido para vocês, faça apenas aquilo que fizer seus olhinhos brilharem e claro, que caiba dentro das nossas possibilidades. Neste ponto, aliás, várias coisinhas podemos nós mesmas fazer, a internet é um mundo maravilhoso que nos ensina muitas coisas, no mundo casamento não é diferente. Desde lembrancinhas, decoração, até arte visual e papelaria, tudo pode ser feito em casa, economizando bastante.

Importante: escrevo muito e vai ficar grande, por isso optei por colocar só o que acho legal ter em mente em relação a recepção. Não vou computar aqui os gastos com os noivos, igreja e cartório. Caso alguém queira, posso criar um debate com minhas experiências nestes assuntos.

FORNECEDORES/ SERVIÇOS DA RECEPÇÃO:

Dúvida muito frequente por aqui e que também era minha, é a de quais serviços são essenciais em uma festa de casamento. Vou colocar uma listinha abaixo dos fornecedores que eu optei por ter nos meus dois casamentos (hahaha), mas relembro a regrinha 1: não tem regra e nada é indispensável, a não ser os noivos. Ah, e lembre-se da regrinha do sonho + possibilidade. Não é porque eu coloquei abaixo estes fornecedores que se você não conseguir ter, por qualquer motivo, que seu casamento vai ser um fiasco e você vai se desesperar e querer vender até o noivo para pagar a festa.

Cerimonial: no meu casamento de Petrópolis contratei uma assessoria completa, considerando que eu não era da cidade e ficaria mais difícil encontrar todos os fornecedores sozinha. Aqui em Brasília, estou vendo todos meus fornecedores sozinha, quero cerimonial apenas para organizar os ajustes finais e o dia da cerimônia. Acredito que é um serviço importante, nos traz tranquilidade, agora se você for do tipo que gosta de controlar as coisas e buscar as melhores condições de pagamento, sem dúvida nenhuma, no meu caso, estou conseguindo fechar fornecedores sozinha de forma que me agrada muito mais do que na primeira vez, então meu conselho, caso você seja assim, seria de contratar cerimonial só para o dia e os dias que antecedem a celebração.

Espaço de festas: acredito que deve ser o primeiro contrato a ser fechado. Você vai perceber que todos os demais fornecedores perguntarão onde será a recepção, pois os valores deles são influenciados pelo espaço.

PLUS: Veja se a casa de festas tem gerador incluso ou se cobra à parte. Acho essencial, embora pareça um gasto desnecessário. Outros serviços que se enquadram neste espaço são os seguranças/manobristas/brigadistas. Veja se na sua cidade há obrigatoriedade de algum ou se a casa de festa exige. Em muitos casos é um serviço feito à parte e é bom já se certificar para não ter uma surpresa de gastos. Por fim, veja se tem mobiliário incluso e peça expressamente escrito o que tem, assim facilita na escolha da decoração e nos preços.

Buffet: também julgo de extrema importância já definir qual estilo de comida pretendem servir e ir vendo orçamentos. Alguns também são muito concorridos, então é bom se assegurar e nesse quesito não tem jeito, tem que pesquisar muiiito e fazer degustações.

PLUS: Veja se está incluso bebidas alcoolicas e quais servir. Já reserve um dinheiro para isto.

Decoração: aqui o céu é o limite e vocês precisam ter referências do estilo que vão escolher. Separe uma pastinha de inspirações, entre em contato com vários decoradores e quando marcar reunião, antes de fechar o contrato, exija que cada espaço da festa esteja delimitado no contrato. Digo por experiência, a primeira decoradora que eu fechei não foi clara o suficiente, eu mostrava os ambientes e ela dizia que faria tudo e eu fechei, crua que era no assunto à época, acabei não atentando que várias coisas teria que ver a parte, como itens de mesa (sousplat, guardanapos, porta-guardanapos), lounges, itens pequenos de decoração, forminhas de doces. Na minha cabeça quando comecei a organizar da 1ª vez, tudo estaria incluso e nem sempre é assim. Agora eu pergunto expressamente o que tá e o que não tá, o que vou precisar ver por fora, para não ter surpresas. Acredite, há decoradores que basicamente são floristas e vendem um serviço como se fosse de "decoração".

Fotografia/ filmagem: já procure orçamentos, veja se o profissional tem a data disponível, o que está incluso no pacote e feche! Não escolha só por preço, pois são as únicas recordações que teremos do dia.

Bolo/doces/ bem-casados: esses serviços também tem que ser experimentados, literalmente. Mas acredito que não seja tão desesperador para se fechar de imediato. Muitos pegam mais de um evento por dia.

DJ/ Banda: quem optar por festa, veja o estilo do DJ ou se quer banda. Faça avaliações de preço/qualidade.

Convites: procure muito pela internet! Consegui uma empresa ótima aqui em Brasília, fechei tudo pela internet, consegui um preço maravilhoso, convites do jeitinho que imaginei. Fui a um lugar conceituado aqui em Brasília e me cobraram 4x mais do que paguei pela internet. E uma opinião: não invista todo seu dinheiro aqui, vão jogar tudo fora. hahahaha

Esses são os serviços que, geralmente, estão na maior parte das celebrações. Lembre-se que o céu é o limite! Pode ter muito mais coisas ou ser muito mais simples!

Também há a opção de fechar um pacote com tudo no local de festas. Muitos lugares fazem assim! Só peça o valor individual de cada serviço porque às vezes alguns pontos (especialmente decoração) são super faturados nesse tipo de "venda casada", então você pode conseguir negociar um preço melhor. O bom desses pacotes é que você segmenta tudo num lugar só, menos dor de cabeça. O ruim é que nem sempre as coisas serão escolhidas 100% por você, como os fornecedores, então deguste o buffet, converse com o decorador, enfim, seja criterioso e atento, pois muitas vezes ficamos deslumbradas e caímos no papo de que "só tenho a sua data/ essa promoção é só até amanhã" e coisas do tipo e acabamos fechando no impulso.

Outro detalhe: papo de advogada/ noiva que está tendo problema com alguns cancelamentos em Petrópolis. Procure sempre fechar com pessoas jurídicas e se for fechar com pessoa física, veja muito bem se vale a pena! De qualquer forma, sempre leia com muita atenção o contrato, tente barganhar a questão das multas e demais condições. Na hora que estamos empolgadas fechando tudo não imaginamos um mundo de coisas que pode acontecer(vide a pandemia), então é bom se certificar com o máximo de segurança possível. Procure também a reputação não só aqui na comunidade e de pessoas que fizeram eventos com cada fornecedor, mas também se existe alguma ação judicial em curso contra a empresa.

Por fim, mas muito importante, faça uma tabela de fornecedores antes de fechar tudo! Veja o que você vai querer ter ou não no seu dia e estipulem um VALOR MÁXIMO para cada serviço. Quisera eu ter feito isso da primeira vez em Petrópolis. Só íamos seguindo o cronograma de fechamento de contratos que a cerimonialista passava e íamos vendo quanto de dinheiro que tínhamos. Resultado: depois descobri que alguns serviços estavam com uma média de preço muito superior em relação a outros do casamento. Então, após fazer os orçamentos com pelo ou menos 3 fornecedores de cada serviço que você tenha se identificado, estipule a média que está disposto a gastar. Ex: cerimonialista - de R$2000,00 a R$3000,00. Assim, se você encontrar um profissional muito acima doo valor máximo já descarta, se conseguir por menos, ótimo! Já redistribui esse dinheiro para outro setor.

Enfim, meninas! Debate IMENSO, não sei "falar" pouco. Mas espero que ajude as noivinhas que estão ingressando nesse mundo!

Qualquer coisa estou à disposição. E lembrem-se: o principal do casamento é o AMOR! O resto são detalhes.

Super beijos!



44 Respostas

Última atividade por Nane, dia 1 de Julho de 2020 às 22:15
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lorrany! Que bom que foi útil! Fico muito feliz, especialmente porque isso tudo aí eu vivi na prática, então quis contar um pouquinho da minha experiência porque sei que tudo isso aflige a gente, né? Um beijo! ❤️
    • Responder
  • Lorrany
    Noiva Ativa Agosto 2021 Distrito Federal
    Lorrany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate! Li sem piscar kkk informações realmente mto importantes! Muito obrigada ❤
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lara, bom dia! Siiimmm, penso totalmente que não podemos fazer alguma coisa no nosso casamento só porque tem que ter ou porque é obrigado. Não somos obrigadas a nada! Casamento é caro e um momento único, temos que fazer o que faz sentido só para os noivos! Concordo com vc tb! Fico feliz que tenha gostado. 🥰😘
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nane, adorei! Principalmente esta parte: Para organizar um casamento, acredito que a principal regra é NÃO TER REGRA!

    Quero um casamento com a nossa cara e a nossa cara é ser simples. Para nós, não há necessidade de ostentação e luxo. Se para algum dos meus convidados há essa necessidade, sinto muito, vou ficar devendo HAHAHAHA.

    Fico triste quando vejo algumas noivas sonhando com coisas tão complicadas, sendo que muitas vezes, nem é a cara do casal, elas apenas estão se deixando levar pelo opinião do outros ou pq está na moda. Por isso acho muito importante esse tipo de recado que você deu, cada casal tem seus sonhos, mas também tem suas realidades e possibilidades. Que todos nós saibamos ser empáticos Smiley smile

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii
    Segurança patrimonial eh a segurança do estabelecimento em si
    Se acontecer alguma intercorrência ou briga ou desentendimento na sua festa essa segurança n faz nada Ela n atua Quem atua em situações assim eh a segurança da festa A segurança patrimonial tb n auxilia no controle de entrada de convidados nem nada assim
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Renata! Fico feliz que tenha sido útil. Quando eu organizei o casamento de Petrópolis não sabia de metade dessas informações, deixei tudo correr por conta do cerimonial e vi que eu poderia ter economizado mais, sem dúvidas. Agora, organizando aqui em Brasília, temos outra cabeça, colocando cada detalhe na ponta do lápis, pq é como vc disse mesmo, alguns serviços quando são vistos por fora aumentam facilmente um orçamento em 2/3 mil reais. Faça isso mesmo quanto a decoração e reforçando: no contrato de decoração peça para constar expressamente tudo o que está incluído por ambientes, desde itens pequenos de decoração (castiçais, porta retratos, velas e coisinhas pequenas) até o tamanho dos arranjos, boleira e buquê. Qualquer coisa estou por aqui! Boa sorte nos preparativos! 😊😘
    • Responder
  • R
    Noiva Curiosa outubro 2021 Pernambuco
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Caroline,

    E qual a diferença entre segurança patrimonial e a segurança da festa? Rsrs


    • Responder
  • R
    Noiva Curiosa outubro 2021 Pernambuco
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Incrível esse debate. Algumas coisas realmente a gente nem imagina, por exemplo, entre os locais que estou pesquisando só um que já tem gerador, segurança, manobrista e brigadista, porque é um restaurante. Para todos os outros eu precisaria contratar isso por fora, o que pode aumentar facilmente uns R$ 3.000,00. O próximo passo vai ser ver o que está incluso nos pacotes de decoração, como você sugeriu.
    Obrigada pela sua contribuição, Nane! Ajudou muito. 😘
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Mayara! Que bom que gostou, linda. Fiz com muito carinho. ❤️😍
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Nane, obrigada por explicar tão bem Smiley heart

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim.... debate super útil !!! Smiley heart Smiley heart

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ana! Bom dia! Que bom que gostou. Espero que seja útil. Beijinhos



    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo ótimo debate!
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Nane... espero que sim, tendo uns estresses, que creio que seja super normal.. mas vai passar

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que coisa boa quando isso acontece né, Tete? Seu dia vai ser lindo e especial, como vc sonhou e merece! 💖
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente isso... o que me salvou muito é porque estou conseguindo os fornecedores dos sonhos, que sempre quis

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Tete! Que bom que gostou. Reuni umas diquinhas que, para mim, teriam sido muito legais se tivessem compiladas no início da preparação do casório. Hehe
    e sim, a regra é só depositar todo nosso amor nesse dia!
    Beijinhos
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa... incrível a postagem... muito legal mesmo

    eé isso mesmo, não existem regras, existem aquelas coisinhas que te deixam feliz

    • Responder
  • Karol
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida, sem ele não tem razão para organizar o casamento!!!!
    🤩
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim , eu amo ter tudo em vista ❤
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Alline! Que bom que gostou, minha linda! Fiz com carinho! 🥰❤️
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nane .... que debate maravilhoso!!!!

    parabéns!!!! Smiley heart Smiley heart

    Já guardando aqui!!

    Beijos!!!

    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Textão assim amo ler!

    Parabéns mais uma vez! 💐

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou, Ellen! Essa forma que vcs estão fazendo a organização financeira é ótima, né? 🤗🥰
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimo debate aqui estamos nos concentrando para fazer apenas 3 orcamentos , e claro colocando tudo no papel ❤
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Suelia! Que bom que gostou, linda! Fiz textão, mas acho que algumas dicas podem ser úteis para outras noivinhas mesmo. Eu era bem perdidinha no começo. Hahahaha
    e sim, nada é mais precioso que o amor. O casamento é, sobretudo, para celebrar esse sentimento lindo! ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já favoritei esse debate maravilhoso com dicas valiosas!

    Parabéns, Nane! Amei a forma como finalizou "o principal do casamento é o AMOR! O resto são detalhes." É fundamental sempre lembrar disso! 🥰

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Simone! Que bom que gostou! 🥰❤️
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas sempre são bem vindas! 🥰
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ana! Concordo plenamente com você. Espero que ajude algumas noivinhas. Obrigada! Beijinhos 🥰😘
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nane,


    Debate necessário! Obrigada por compartilhar.
    Ter organização é essencial para um casamento bem sucedido, e principalmente para não chegar no dia ansiosa e nervosa
    Pra mim: planejamento = tranquilidade!
    😘
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou, Karol! O amor é o principal! ❤️❤️😍😍
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas