Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maranda
Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal

Como explicar aos amigos e familiares que nem todos serão convidados?

Maranda, dia 14 de Novembro de 2014 às 14:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 23

Casamentos em geral são caros. Quando os noivos assaliados estão pagando sozinhos, o peso no orçamento com casa, lua de mel, etc. fica maior ainda.

Apesar da busca por fornecedores mais acessíveis e alguns projetos DIY, o número de convidados pode estourar o orçamento.

Lista de convidados

Encontrei várias dicas legais sobre como elaborar a lista de convidados e adequá-la ao orçamento dos noivos.

https://www.casamentos.com.br/artigos/como-fazer-para-que-a-lista-de-convidados-fique-enxuta--c5435

https://www.casamentos.com.br/artigos/conselhos-para-definir-a-lista-de-convidados--c4439

Agora chegou o momento de anunciar o nosso casamento para familiares e amigos e nem todos serão convidados. Como as pessoas conversam, é claro que eventualmente quem não estiver na lista vai começar a desconfiar em algum momento que não vai mais receber o convite.

Gostaria de saber como minimizar o mal estar e explicar para a família sobre a restrição do orçamento que impactou a lista de convidados.

Um tempo atrás uma noiva americana fez isso por facebook, mas eu gostaria de uma abordagem mais suave.

http://revistamarieclaire.globo.com/Web/noticia/2014/08/noiva-publica-no-facebook-lista-de-razoes-pelas-quais-nao-convidou-todos-os-amigos-para-o-casamento.html

Sugestões?

23 Respostas

Última atividade por Cleonice, dia 27 de Agosto de 2023 às 10:38
  • Cleonice
    Noiva Novata Julho 2022 Pará
    Cleonice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casei em julho de 2022, só chamei 50 pessoas, pouquíssimas da família, porque tenho contato com poucos, vejo só em festa de família. Daí minha mãe queria muito que eu chamasse, chamei uma amiga dela e poucas tias, pq tenho proximidade com poucas. Metade dos convidados era meu e metade do meu esposo, deu bafafá, muitas pessoas ficaram zangadas com minha mãe, porém quem pagou foi eu e meu esposo. Até hj, acho que muitos não superaram, mas fazer o quê? Tudo caro, quanto mais convidado, mais caro fica. Eu não queria fazer algo grande só pra agradar, até pq nunca gostei de festa grande. Então, faça o que seu coração pedir, se vai agradar a todos ou não é uma decisão sua.
    • Responder
  • Noivinha
    Noiva Ativa Maio 2024 Rio de Janeiro
    Noivinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou convidar apenas 40 pessoas, 20 convidados meus e 20 convidados dele.
    Eu não gosto de festas grandes, na minha festa de 15 anos compareceram mais de 250 pessoas, muitos parentes que eu sequer conhecia, eu não aproveitei a festa, não comi nada, apesar da fartura em abundância que tinha na festa. A festa só serviu para tirar fotos e gastar mais de 40 mil reais, pois eu mesma não aproveitei nada.
    Meu primeiro casamento foi só no cartório, muita gente ficou esperando ser convidado para o almoço, já que esperavam outro festão, e foi apenas um ano da festa de debutante, e na época expliquei que seria algo íntimo, apenas para pais, irmãos e cunhados.Dessa vez farei o mesmo quando me perguntarem, direi que será apenas uma reunião para quem faz parte das nossas vidas, pois queremos algo intimista, só com aqueles que fazem parte do nosso dia a dia.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Ativa outubro 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou vivendo esse dileta tenho um orçamento menos de dez mil , meu casamento seria para 100 pessoas mas só de parentes está tanto quase 50 pessoas , eu fico triste em convidar eles e sinto bem vontade de ir no meu próprio casamento,já até avisei o meu noivo sobre isso , meus pais que estão pagando o casamento e sou a única sobrinha tanto da parte de mãe e de pai a se casar no religioso , então falei com eles que o dinheiro que eles que tudo que tiver quantidade por cabeça vai ser pago a parte e que não vou tirar do orçamento que eles me deram porque o dinheiro não dá , parece maldade mas estou vendo as coisas subindo e parece que eles estão no mundo da lua, graças a Deus ganhei bastante coisas para o casamento mas mesmo assim vou segurar esse dinheiro , pelo menos para mostrar a eles que as coisas estão caras e que não posso chamar a família quase toda , deu quase 50 pessoas com cortes .
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Março 2022 Paraná
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gostei muito da sua delicadeza. Vou usar como modelo, se não se importar.
    • Responder
  • Tayla
    Noiva Novata outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Tayla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola a todas!
    Vou casar em outubro, meu noivo e eu que estamos pagando tudo, agora minha mae que quer que eu convide familiares que nunca nos procuraram por educação. Bem chato isso...
    • Responder
  • B
    Noiva Novata Junho 2021 São Paulo
    Bella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha família é muito difícil. Eu tenho um monte de primas e primos metidos e tias e tios muito folgados e quando eu morava no interior eles nem davam papo pra mim. Então foi só eu subir de vida que eles começaram a me procurar. Meus pais querem que eu convide eles mas quem vai pagar o casamento será eu e o meu noivo, então tenho o direito de escolher quem eu quiser. Então eu e meu noivo decidimos casar em um outro país aí teremos a desculpa que eles não podem ir por causa da distância, do visto, passaporte e essas coisas.
    • Responder
  • Thaisi
    Noiva Novata Dezembro 2019 São Paulo
    Thaisi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O pior é quando o seu convidado quer levar a família dele. E quando digo família, não seriam os filhos. Ele quer levar os irmãos, as cunhadas os pais etc., que o casal nem conhece. E sempre com a desculpa que chegaram de surpresa e se hospedaram em sua casa e bla bla bla... EU DIGO NÃO....
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adoreiiii...dei uma modificada rsrs, ficou assim (mas ainda nao perguntei a opiniao do meu noivo, pois tenho certeza que ele nao concordará em postar isso no face kkkkk, vai ficar constrangido), mas enfim...
    .

    .

    .


    Queridos amigos/familiares!

    Como alguns já sabem, dia 11/05 (Sábado), eu e o Bruno vamos oficializar a nossa união, faremos uma recepção intimista para alguns convidados próximos. Infelizmente, não poderemos chamar todos aqueles amigos e parentes que gostaríamos. Quem já passou por essa fase estarei certa que me entenderá!
    Saiba que não é por isso que os consideramos menos que os outros, apenas nesse momento da nossa vida, precisamos dar prioridade as pessoas mais próximas a nós.

    Agradecemos a compreensão.

    Um beijo, Amanda e Bruno.

    • Responder
  • Maranda
    Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal
    Maranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkkk...

    Adorei, mas não sei bem se as reações de alguns familiares seriam muito positivas, mas fazer o quê. Pelo menos usaram o bom humor.

    Gostei da sugestão.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Principiante Janeiro 2016 Distrito Federal
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É !Smiley winking

    um casal de amigos fizeram isso, pq estavam tendo muitos problemas nesse quesito...rsrsrs

    e achei legal!!!! foi mais ou menos assim...

    Queridos amigos! Casarei dia XXXXXXXXX se até hj vc não recebeu convite, provavelmente você não será convidado. Quem já passou por essa fase estou certo que me entenderá! Não gostaria de deixar ninguém de fora mas para convidar todos que gostaríamos de convidar, seria necessário muita grana, nesse exato momento grana esta em extinção por aqui. Saiba que não é por isso que te considero menos que os convidados, apenas nesse momento da minha vida precisei dar prioridade a eles. Agradeço a sua compreensão e prometo convida los para jantar na nossa casinha até o ano de 2020! Ah e caso vc queira saber minha noiva é muito linda e especial, um presente de Deus. Estamos muito felizes! Não se sinta tímido para nos presentear.

    Foi legal! pq muitas pessoas mandam pelo face neh? dizendo que estão esperando o convite...essas coisas! e lá vc manda generalizado, não tem que ficar explicando um a um!

    • Responder
  • Maranda
    Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal
    Maranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk...

    Carta aberta no facebook?

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Principiante Janeiro 2016 Distrito Federal
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Genteeee....é impressionante!!! pessoas q mal falam com vc , ai derepente vc noiva e surgem pessoas até do alaska pra se oferecerem pra ir no casamento!!!!huahauhauhah

    Vou fazer o seguinte, se por exemplo meu pai der um piti querendo que eu convide akela tia que nunca vi na vida que mora la em chapadinha,(e isso irá acontecer!) vou mostrar a ele o que terá que pagar para chamar akela tiazona, e dizer que eu queria muiiiiiiiiiiiiiiito chama-la mas que meu orçamento estourou, e se ele quer pagar por tal aparição da tia?!( porque claro, em um casamento não conta somente o buffet neh meninas?!), por fim deixo as explicações para ele mesmo dar, meus avós, enfim! e para os amigos vou deixar uma carta aberta explicando, e claro que as pessoas sensatas irão entender.E mesmo assim, ainda terão aquelas que não entenderão, insistirão ou ate mesmo se chatearão...daí não podemos agradar todo mundo, infelizmente!mas elas superarão! Smiley smile

    • Responder
  • Maranda
    Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal
    Maranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fernanda, não sei se eu tenho coragem de dizer isso pra minha família não, rs... Mas o pior é que eu sou a primeira pessoa em mais de 10 anos que quer fazer festa de casamento. Eles podem achar que é má vontade não chamar todo mundo, mas convenhamos que os preços mudaram. Só o buffet e a decoração já são uma fortuna e nem todo mundo faz idéia do quanto custa. E quem vai pagar a conta sou eu e o noivo.

    E eu quero um lugar bacana, uma decoração bonita, comida boa. Não quero abrir mão de um jantar e colocar só coquetel volante ou crepe para poder chamar mais gente, porque eu já sonho com isso a tanto tempo e é a única vez que vou me casar assim na vida. É injusto eu ter que abrir mão de coisas que eu e meu noivo queremos, no nosso casamento, só para tentar agradar o maior número de pessoas. Gostamos das nossas famílias, mas como todas são muito grandes, as pessoas mais próximas são poucas.

    • Responder
  • F
    Noiva Novata Julho 2015 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Do lado do meu noivo é fácil: toda a família dele mora no oeste de sc e a gente no litoral sul, é so dizer q não tem lugar pra hospedar mta gente então vão vir só umas 5 pessoas e da minha eu ja digo na cara deles q eu não quero eles comendo a comida q eu estou pagando. Pronto. Kkkkkkkk
    • Responder
  • F
    Noiva Novata Julho 2015 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor comentário, ri litros. A minha família e do meu noivo tbm é assim, nenhum deles gosta da gente (tirando as nossas mães, os irmãos dele e alguns primos q dá pra contar nos dedos de uma mão), e todos falam mal de mim e dele, mas tdo mundo quer um convite pra comer de graça. KKKKKkkkkk
    • Responder
  • Babi e Murilo
    Noiva Constante Setembro 2015 Bahia
    Babi e Murilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E complicado mesmo. Minha familia e muito grande e a do meu noivo tb. Mas nao imaginamos nossa festa sem eles. Familia e familia...
    • Responder
  • D
    Noiva Curiosa Setembro 2016 Espírito Santo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flor no meu caso vai ser bem complicado, meu marido tem em torno de 300 familiares ´so de tios 25, cada tio tem em torno de 3 e 4 filhos imagine como vamos fazer.

    Nos queremos no maximo 130 conviadados, minha familia é pequena mas não tem como tirar ninguem da lista pois todo mundo mora no mesmo bairro.

    Nos não vamos convidar todos então se alguem questionar vamos falar a verdade, só chamamos quem tem mais contato com a gente, visto que meu noivo tem parente que só viu quando criança.

    • Responder
  • Maranda
    Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal
    Maranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exatamente!

    Tô pensando em escrever uma "carta aberta" para a família toda antes de enviar os convites explicando que não vai dar para todos irem, mas acho que não existe jeito de não deixar ninguém magoado, mesmo que eu chamasse todos.

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Julho 2015 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não pensei nisso ainda, e engraçado q vc nao tem muito contato, ai ficam sabendo que você vai casar e querem ser convidados, fora os que você é meio brigado e tem que chamar, rs

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Setembro 2015 Minas Gerais
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu noivo falamos que ganhamos a festa e só poderiamos chamar um número X e convidados e pronto!

    • Responder
  • Maranda
    Noiva Ativa Maio 2016 Distrito Federal
    Maranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada meninas.

    Vi o tópio que você criou, Hérida. Pelo menos eu consegui reduzir a lista, o problema é avisar quem tá dentro e quem tá fora. #famíliagrandedemais

    O pior é que todo mundo que me encontra diz que quer vir e que está esperando o convite, eu só fico com o sorriso de Monalisa e pensando sozinha "Você não vai ser convidado". Nem me dá parabéns pelo meu aniversário no facebook e quer convite pra levar mãe, pai, cachorro, gato e periquito pro casamento. Tô só no desbafo hoje...

    • Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kkkkkkkk... Muito este debate. E polêmico. Todas aqui tiveram problemas com a lista de convidados. Eu falei disso a um tempo atrás neste debate: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/lista-de-convidados-que-briga-kkkkkkkkkkkk--t72857

    • Responder
  • N
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É uma questão muito complicada mesmo, explicar para todos as suas escolhas e ponto de vista, porque muitos não tem noção de quanto nós gastamos para realizar a festa dos nossos sonhos, e que para sair como sonhamos precisamos abrir mao de alguma coisa ou pessoas. É necessário muito jogo de cintura pra evitar este contratempo!

    Pode justificar dizendo que o casamento é algo pequeno e íntimo e que infelizmente não se pode convidar todos que o casal gostaria. Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas