Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Novata Julho 2018 Paraná

Como é Depender de Marido?

Juliana, dia 22 de Junho de 2020 às 19:39 Publicado em Fórum Vida de casal 0 26
Meninas. Sou casada há dois anos e há alguns meses perdi meu emprego. Mesmo que eu ganhasse 20% a menos que meu marido, sempre dividimos as contas meio a meio. Agora, sem emprego, faço bicos por home office e dou o dinheiro a ele, mesmo porque fiquei com uma dívida no cartão de crédito (dívida essa que acredito ser parte da culpa dele, mas isso é outro assunto). Como cuido da casa (lavo, cozinho, limpo), e ele não se oferece para me ajudar, reclamo às vezes dá falta de iniciativa dele. Ele nunca se desculpa e sempre joga na minha cara que paga as contas, mesmo eu falando que isso me machuca. O que vocês fariam no meu lugar?

26 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 26 de Junho de 2020 às 11:28
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tenho mais uma vírgula a acrescentar!!!

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que situação difícil. Mas a conversa é sempre a base de tudo. Explica como se sente, explica que não está disposta a aturar essa situação, que não foi escolha sua e que você sabe das suas responsabilidades. Eu sempre tento isso primeiro, se não funciona eu dou uma surtada tipo "Vou parar de fazer as coisas de casa e vamos viver num chiqueirinho enquanto você não se mexer" ai resolve hahaha

    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super concordo
    • Responder
  • Aline
    Noiva Principiante Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Juliana!
    Sinto muito pela perda do emprego e pelos estresses, mas acredito que tudo isso faz parte da vida a dois.
    Quando casamos viramos um com a pessoa com quem casamos, creio que isso inclui os problemas, as alegrias e a vida financeira também. Por isso eu acho que todo o dinheiro que entra na casa pertence aos dois, independente de quem ganha um salário melhor, ou se um trabalha e o outro não. Acho que os dois, em comum acordo, devem gerenciar esse dinheiro e decidir o que é melhor para os dois. Sobre as questões da casa, não acho correto que tudo fique nas costas de um, a casa pertence aos dois, ambos devem cuidar dela. Mas, se um não está trabalhando, ou não trabalha o dia inteiro, se está mais tempo em casa que o outro, também não vejo problema desse que está em casa fazer um maior número de tarefas, afinal, possui mais tempo para isso. Porém, isso jamais será o dever de apenas um.Sobre a a forma dele pensar e o lidar... Fico muito triste por isso, pq não é uma postura correta. No seu lugar eu conversaria com ele, mas sempre pronta para entender os pqs desse comportamento. Às vezes ele passou a vida vendo o pai dele agir assim com a mãe dele... Não que justifique, mas ajuda a entender o comportamento dele.Conversem sobre isso, acordem entre os dois não só essas questões financeiras e da casa, mas também a forma como desejam ser tratados. Bom, desejo de coração que vocês entrem num acordo e que haja compreensão e disposição para se ajustar e caminhar sempre juntos, sempre lembrando do pq começaram.
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Maio 2020 Minas Gerais
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho legal mulheres dividirem as contas, mas quando o salário é igual, meu noivo ganha mais do que eu, então ele paga uma proporção maior das contas e quanto a mim, pago o equivalente ao que eu ganho, isso para mim é dividir as despesas...
    Agora dividir as contas sendo q um vai sobrar mais e outro menos, isso para mim é ser injusto com o parceiro, penso que vc deve deixar claro para ele.
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que o pessoal já fez uns comentários bem sensatos ahahaha

    Eu mesma não tenho muita paciência pra isso não kkkkkk sou autônoma, então minha renda varia muito, diferente da do meu noivo que é fixa. Então os gastos fixos ficam pra ele, e eu vou pagando coisas extras de acordo com o que ganho no mês... tudo tem que ser divido proporcionalmente na casa. Eu trabalho muito de final de semana, então tenho tempo durante a semana pra fazer mais tarefas, e dividimos proporcionalmente também.

    Se ele deixa de fazer, se eu vejo que ele terminou o trabalho e foi se jogar no sofá, ou ficou o final de semana em casa todo sem fazer a parte dele, eu mesma paro de fazer minha parte NA HORA porque não sou obrigada a NADAAAA. Ninguém é empregada de ninguém. E outra, você também não é obrigada a fazer tooodo o serviço doméstico só pra equilibrar esforços não, ele que lute e faça a parte dele. Se casou, se ta compartilhando uma vida junto, então não tem essa de jogar na cara que um ganha mais e outro ganha menos não.

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Achei esse comentário muito sensato.

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Super concordo!!!

    Estranho as pessoas ainda pensarem assim e ter esse tipo de comportamento. Eu também não aceitaria!!

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Juliana, bom dia...

    Então, eu no seu lugar, sentaria com ele pra conversar sobre essas coisas. Não é legal jogar as coisas na cara assim, principalmente pelo motivo de que, ninguém perde o emprego porque quer (na maioria das vezes, né!). E, sinceramente, não acho certo as contas serem divididas meio a meio, se ganham salários diferentes. Até porque, não existe essa de seu dinheiro ou o dele, o dinheiro é do casal. A partir do momento que a gente casa, não tem mais essa de separar tudo.

    E outra, se você faz todo o serviço de casa sozinha e ele não contribui em nada, mais um motivo pra terem uma conversa séria, não acha?

    E, se você entrega o dinheiro dos bicos que faz pra ele, fica sem nada pra você?? Não acho isso muito legal, também!

    Acho que o mínimo que deveria estar acontecendo, é compreensão da parte dele. As tarefas domésticas devem ser divididas, pois você está desempregada, e não é do lar como escolha, não é sua obrigação sozinha, entende?!

    Acho que tudo isso que está acontecendo precisa ser conversado com clareza, entre vocês dois, pra que entrem num acordo de como funciona a casa de vocês.

    Espero que vocês consigam se alinhar, e que fique tudo bem...

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Eu já teria dado férias permanente pra ele. Onde já se viu?


    Vc casa pensando q vai ter um companheiro, cúmplice... uma pessoa q vai te apoiar e te levantar no momento de dificuldade e qd surge uma primeira (desemprego) ele te "abandona" assim?
    Amiga, vc merece muito mais q isso. Esse homem é um folgado q não merece estar com vc.
    Desculpa pela sinceridade, mas o jeito q vc falou me deixou muito inconformada.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rsrs, obrigada! Admito que dei uns gritos ontem e hoje ele estava bem arrependido e reconhecendo meu trabalho. Acho que tudo é diálogo e consenso. Pesar prós e contras. Nada por impulso.

    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desculpa se eu parecer grossa, mas eu já tinha dado um fora nele há muito tempo. Já foi tempo que a mulher era a única a ter obrigação de fazer as coisas da casa. Meu pai sempre ajudou minha mãe, então eu cresci com a ideia que o serviço da casa é tarefa dos dois. Sempre deixei isso bem claro ao meu noivo e jamais aceitaria fazer tudo sozinha e ainda ficar ouvindo reclamação de homem. Quanto ao dinheiro, meu pai trabalhava fora e na época minha mãe teve que parar de trabalhar pra ficar cuidando de mim. Ele nunca jogou na cara dela que era ele quem pagava as contas. Ele recebia, tirava um pouco do dinheiro pra gastar com as coisas dele e o restante ele dava na mão da minha mãe pra ela gastar com as contas, compras etc. Ter perdido o emprego não é culpa sua e nesse momento ele deveria te apoiar sem reclamar de nada. Vejo muitas meninas aqui dando como conselho pedir orientação a Deus ou que converse com carinho com o noivo\marido, mas acho que nesse caso se vc não se impor como mulher e esposa diante dele, ele vai continuar de tratando de tal maneira.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato

    acho que eh saber se impor e chegar em um consenso bom para ambos!

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que as coisas deem certo para vcs ❤
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É isso mesmo. Se ele gastasse com cozinheira, empregada, lavadeira... aí o buraco seria mais embaixo né haha. Não é como se eu estivesse na cama de pijama o dia todo vendo TV.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo! Esses homens sempre vão querer decidir qual a melhor forma de gerir o patrimônio. Temos que nos valorizar.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Sempre falo no tom de vítima, de alguém que quer carinho e atenção. Às vezes só precisamos ouvir um "nossa, que casa cheirosa"! Preciso conversar num tom mais sério hehe.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não gosto muito de ultimatos, hehe, mas ontem fui bem incisiva!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Algumas pessoas precisam entender o que é trabalho em equipe, né? Cada um ajudando da forma que pode!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Julho 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, querida! Isso mesmo! Meu trabalho tem valor!

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que voces precisao ter uma conversa seria um ultimato
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Juliana! Esse tipo de raciocínio de que cada um tem um dinheiro não entra na minha cabeça, embora eu respeite muito a forma como cada casal escolha viver. Por aqui não existe essa. A partir do momento que decidimos construir uma vida juntos o dinheiro passa a ser do casal. Mesmo que eu tenha meus gastos e meu noivo os dele, sem que um tenha que pedir para o outro, ainda assim sempre pensamos em contas e tudo que envolve orçamento juntos. Todo serviço é digno, seja trabalhando fora ou dentro de casa. Vc não é menos mulher porque não está colaborando financeiramente. Muitas vezes são fases da vida, amanhã mesmo pode ser ele. Eu mesma decidi sair do trabalho fixo que tinha ano passado para me dedicar mais aos estudos, tenho umas rendas extras que faço para ter dinheiro para minhas coisas individuais e não ficar parada, porém mesmo meu noivo atualmente arcar com todas as despesas de casa, não vemos isso como só ele estar colaborando. Ele sempre me diz que o sucesso de um depende do outro, e se ele está melhor financeiramente agora, mais realizado, é hora de investir nos meus sonhos. Assim como quando eu estiver estabilizada certamente faremos em prol dele. Portanto, acho que tá na hora de vc conversar de forma adulta com seu marido e alinhar as expectativas de vcs, pq esse tipo de pensamento só vai minar sua confiança em si mesma. Sempre é tempo de alinhar os ponteiros, mas para isso vc precisa ser firme e entender de onde surgiu essa ideia dele e adaptar a realidade de vcs. Relacionamento é sobre apoiar e estar junto quando as coisas saem do nosso controle também, se não fosse assim, para que construir uma vida ao lado da pessoa? Sinceramente acho que está faltando uma conversa franca! Vc não pode se sentir sobrecarregada com esse tipo de pensamento, pq vai acabar afetando outras áreas da sua vida, não só o relacionamento de vcs.
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Ju, converse com ele, já disse como você se sente em relação a tudo isso?
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O comentário da Anna Cláudia é exatamente o que eu acho coerente.


    Juliana,
    Acredito que você deva ser EXTREMAMENTE firme com ele e dizer que vocês estão juntos para se ajudarem sempre. Que poderia ser ele no seu lugar e que o emprego dele não é garantido pelo resto da vida, então ele não pode cuspir para cima. As coisas mudam, e um dia pode acontecer de você ganhar mais do que ele e isso não será motivo para você o desmerecer, como ele tem feito com você. Ponha na balança tudo aquilo que você faz pela vida de vocês. O questione se ele está disposto a te ter como dona de casa e se veja se você está aberta a essa opção e se sim, não trabalhe mais fora e "dependa" dele, se você se sentir confortável. Caso contrário, continue se dedicando a sua carreira e se imponha, pois você não tem obrigação de ser babá de marmanjo (e nem receber para isso).

    Boa sorte 😘
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Palmas para a Anna nessa

    eh bem isso viu?!

    voces tem que sentar e conversar

    existe uma coisa chamada dialogo e divisoes

    se voce esta se sentindo assim n adianta

    ambos tem que ceder e colaborar

    por mais que no momento voce n contribua financeiramente, voce contribui de outras formas, e existem maneiras de se chegar em um consenso

    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fala pra ele que ele contrate então uma empregada, lavadeira e cozinheira. Não existe dinheiro dele ou seu existe do casal, você lava, passa e cozinha e não é remunerada pra isso, logo se ele tivesse que pagar iria desembolsar uma boa grana não?!
    Você estar desempregada não quer dizer que ele não pode colaborar com outras áreas além do "pagar as contas".
    Aqui a principal renda do casal é do trabalho do meu marido, porém nunca separamos nada, aqui é tudo NOSSO.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas