Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Leticia Takahashi
Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais

Cerimônia e recepção: igreja + salão ou chácara?

Leticia Takahashi, dia 17 de Janeiro de 2019 às 02:19 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 64

Olá noivinhas!

Preciso de opiniões para me ajudar a decidir um dilema: fazer a cerimônia na igreja e a festa no buffet OU fazer tudo numa chácara?


Eu e meu noivo não somos muito religiosos. Ele é um pouco mais que eu, mas nenhum de nós dois frequentamos a igreja, não fizemos catequese nem crisma, só pra vcs terem uma ideia. A ideia de fazer a cerimônia religiosa seria mais para seguir a "tradição" mesmo.

Mesmo não sendo católica fervorosa acho que a maioria de nós sonha com entrar na igreja vestida de noiva, não é msm rs


Se fizermos a cerimônia na igreja, estamos planejando fazer a recepção em um salão de festa com buffet.


Porém... Contudo... No entanto...


Esses dias vi uma noivinha dizendo que as regras para cerimônia religiosa haviam mudado e algumas coisas me desanimaram bastante da cerimônia na igreja. (Quem quiser ler o que mudou, tem o debate completo aqui)

Como meu casamento será em 2021 tenho certeza que todas essas mudanças já estarão implementadas e isso vem me desanimando cada vez mais.


Com isso, tenho ficado cada vez mais interessada em fazer a cerimônia numa chácara.

As vantagens da chácara ao meu ver são a possibilidade de conduzir a cerimônia da forma que quisermos e tbm que os convidados não precisarão se locomover de um lugar a outro, já que o salão de festas já é no local. Mas estou com medo de me arrepender por não ter a parte "tradicional" da cerimônia da igreja!


Não sei o que decidir!!!


Preciso de opiniões sobre o que vcs escolheram pra cerimônia de vcs e pq escolheram?! Se arrependem de alguma coisa?? E sobre valores: qual opção é mais economicamente viável?!

Me ajudem, please!!!


64 Respostas

Última atividade por Giselle, dia 6 de outubro de 2020 às 16:25
  • Giselle
    Noiva Novata outubro 2019 Paraná
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acontece que católicos não podem casar em outro locais que não seja na igreja!!

    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Maio 2019 Goiás
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então noivinha, quando você pensa no seu casamento, o que você imagina ? Esse é o seu sonho, e acho que deveria realizar da forma que idealiza pois será apenas uma vez em toda a vida

    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Junho 2019 Ceará
    Gilvânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Siga o seu sonho! Case onde vc sempre idealizou! E tudo ficará perfeito. Além de ser um momento impar na sua vida, vale a pena certos sacrifícios! E se vai gastar, gaste fazendo do jeito que vc sonhou.
    Eu e meu noivo somos católicos e praticantes. Temos nossa fé e siguimos os preceitos de Deus no qual acreditamos. Então a cerimônia será na Igreja. Até porque eles ñ realizam a cerimônia em outro local. O que para nós ñ acarreta nenhum prejuízo pq para mim é especial na Igreja mesmo. Vou fazer Igreja + chacara.
    Boa sorte!! 😘
    • Responder
  • Nubia
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Minas Gerais
    Nubia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, mesmo vc e seu noivo não sendo muito religiosos acho que seria melhor igreja+salão. Na minha opinião a emoção de casar na igreja é diferente, não que em outros locais não seja emocionante, mas na igreja é mais ainda, sem contar que é tradição.
    • Responder
  • Kethlen
    Noiva Constante Janeiro 2019 Goiás
    Kethlen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então, eu queria muito me casar ao ar livre, com uma tenda de cristal no fim da tarde para pegar o por do sol e como diz em Gênesis era o horário que Deus se encontrava com a criação Dele (Adão e Eva) era chamado de 'a viração do dia'. Porém, os valores não foram legais comigo rs. Primeiro por que minha lista de convidados era bem extensa por ter família grande. O valor do espaço que comportasse a quantidade de pessoas , eram 6,400 reais (apenas o espaço com as mesas e cadeiras) fora as outras coisas que eu teria que pagar ... Então, eu decidi fazer na igreja em que congregamos por não ter custo nenhum com o local.

    Não precisa se prender na ideia de que a benção religiosa só vem se for na igreja! Se o padre ou o pastor orar por vocês no salão em que escolher, vocês serão abençoados da mesma forma. A igreja somos nós, o que chamamos de igreja é apenas templos construídos por homens para reunir pessoas que têm a mesma fé.

    No fim das contas, tive alguns imprevistos e me casei apenas no cartório, e meus pastores oraram por nós no cartório mesmo, ESTAMOS ABENÇOADOS!!!


    Seja feliz e realizem os sonhos de vocês dois , e não o das pessoas a sua volta para não se frustar mais tarde. Espero ter ajudado...

    Qualquer coisas, se quiser falar mais a respeito, só me chamar.

    • Responder
  • Pierre
    Noivo Novato outubro 2018 São Paulo
    Pierre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se você gosta de ideai sobre a igreja ok é válido

    porém se é algo que não faz questão, realizar tudo em um só local ajuda nos custos, na locomoção ... é extremamente válido tudo em uma chácara

    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Agosto 2020 Paraíba
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pq não faz tudo num lugar só? É até melhor pq não vão precisar se locomover, e é até mais baratoSmiley heart td de bom pra vcsSmiley heart

    • Responder
  • Tamara
    Noiva Principiante Maio 2022 Rio Grande do Sul
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Leticia, tudo bem?!

    Concordo com tudo que as outras noivinhas falaram até agora.

    Se vocês não são tão religiosos, façam a cerimônia de vocês na chácara. Fica tão lindo!!

    Eu sempre sonhei em me casar no campo (ao ar livre), mesmo sendo católica. Mas... agora que tudo está se concretizando e começamos a planejar o casamento de fato, optamos por fazer uma cerimônia tradicional, na igreja e recepção em outro lugar.


    Mas isso vocês devem sentar e decidir. O que deixará vocês felizes nesse momento único?

    • Responder
  • Laís
    Noiva Esperta Novembro 2019 Minas Gerais
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha Letícia.
    Sou católica e o que vc disse é verdade as regras existem sim. É necessário ter catecismo, crisma e curso de noivos (acho que vc consegue fazer os dois primeiros de uma vez)
    Mas... se vcs não são tão religiosos pra que se dar ao trabalho? Acho inclusive desnecessário perante a igreja. Vcs pretendem frequentara igreja depois? Ir à missa juntos? Participar dos eventos da comunidade?
    se a resposta foi não, contrate um celebrante, falem da vida de vocês, como se conheceram, como querem a cerimônia. Escrevam votos um pro outro e realizem uma linda cerimônia com a benção do celebrante. Não será bem melhor nem pior do que numa igreja. Será uma celebração da união de vcs seguindo o padrão “religioso” se vcs. A celebração da união, que é o mais importante!!!
    Espero que a sua escolha, seja qual for, a faça feliz.
    Beijos beijos 😘😘
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Dezembro 2020 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós pretendemos fazer a cerimônia na igreja e, posteriormente, recepcionar os convidados em outro lugar, pelo custo benefício, acho que é até melhor ser assim.
    Mas no seu caso, pelas coisas que você disse, talvez seja melhor fazer tudo em uma chácara.
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Abril 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho que se vocês não são tão religiosos talvez seja melhor fazer cerimônia e festa num lugar só.
    Eu não sou católica, mas sei que tem que fazer crisma e etc pra poder casar. E se você já ficou desanimada com as regras talvez seja melhor fazer com juiz de paz num local bacana, que vai ficar lindo também
    • Responder
  • Milene
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Milene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, vc pode ter uma cerimônia religiosa em chácara/sítio.. Não precisa ficar presa na igreja. Na minha opinião e foi algo que eu acatei para mim, é muito mais prático e confortável fazer a cerimônia e a recepção no mesmo lugar, por isso fechei tudo em um lugar só. Eu vou fazer a escolha do pastor e o convidar para fazer minha cerimônia. Não tem burocracia.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, obrigada por mencionar meu debate. 😊
    Se não for um sonho e vcs não são tão devotos, sugiro fazer na chácara onde poderão fazer do jeito que preferirem, e o custo fica mais baixo tanto para vcs quanto para os convidados! Boa sorte na escolha linda! 😘❤
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu no inicio queria na igreja... Mas pelo custo benefício tanto pra mim, quanto para os convidados, farei tudo na chácara
    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Agosto 2019 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acho lindo casamento na igreja católica, tanto que sou evangélica, e se fosse para mim casar em uma igreja, eu escolheria na católica, a estrutura e a decoração da igreja São lindas. Mas como você disse que não são muito religiosos, eu acho melhor fazer na Chacara, sou fã de casamento em ar livre, meu sonho era isso casar em ar livre maaaas Deus mudou e fez do jeito dele e amei kk
    Continuando, na chácara você terá a beleza da natureza, não terá que ter essa preocupação de ficar se locomovendo, faz a festa é a cerimônia tudo em um lugar, para as fotos também fica pftos.... Mas , você deve escolher Aquilo que mais combina com vocês. Não esqueca que o casamento são de vocês, e não deixa que as pessoas mudem isso mudem seus sonhos. ♥️
    • Responder
  • Ellen
    Noiva Esperta Julho 2020 Minas Gerais
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha bom dia 😊 tbm irei me casar apenas em 2021, eu e meu noivo optamos por casar em uma chácara pois amamos o clima mais rústico e mais verde sabe, amamos natureza, acho q para vc e seu noivo q n são tão religiosos compensaria muito sim fazer tudo em uma chácara, afinal fica tudo lindo e vc pode personalizar do seu jeitinho né 😅😊 quanto a valores vc pode ter um casamento caro tanto em uma igreja quanto em uma chácara , acho q vai muito de pesquisa msm e tal, mas se vc for gastar cm decoração da igreja e ainda do salão acho q acaba saindo um pouquinho mais caro sim. Mas o importante é vocês escolherem o local que vocês têm certeza que combina cm vcs, pois nem todo mundo curte muito natureza. Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Alagoas
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, casamos na igreja e não temos crisma nem catequese porém sempre frequentamos a igreja, e meu sonho sempre foi casar assim, minha recepção foi em uma chácara aberta e meu sonho foi mais lindo do que imaginava que seria e não me arrependo e queria fazer de novo kkkkk pq passa muuto rápido, o que te falo é pense direitnho pq é uma decisão q se vc se arrepender depois não tem como voltar, se acalme converse com seu noivo e sua família e veja a melhor opção pra vcs, vai dá td certo e vai ser lindo.
    • Responder
  • Maira
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Maira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hey bride!
    se o sei sonho é entrar de noiva, é isso que importa. Alguns noivos pedem para pessoas próximas, que conhecem vcs, para falar um pouco das suas histórias separadamente e depois de juntos. Fica interessante pra quem assiste e fica gostoso para vcs ouvirem também. Pense que é um dia MUITO especial da vida de vcs. Caso não tenha ninguém em seu ciclo de amizade ou parente voluntário para isto, existem os profissionais que podem ler suas histórias e fazer a cerimônia... Outro ponto... a celebração da cerimônia e a recepção no mesmo lugar ajuda muito os convidados e principalmente vcs... por conta da mobilidade e pra vcs poderem ficar mais tempo com eles!

    para tanto encontre um lugar com estacionamento compatível ao número de convidados e seguro. Mesmo se for na cidade, vc pode encontrar salões que fazem a cerimônia e a recepção no mesmo lugar. Só não é recomendado movimentar cadeiras durante o tempo que estiverem lá porque é um tormento pros convidados além de perigoso.

    Por fim, se for em lugar aberto, esteja aberta ao plano B. No meu caso, casei no campo e eu estava totalmente a vontade com a chuva e hoje eu vejo que o clima dos noivos no dia faz a diferença no clima dos convidados. São os seus amados, estão lá por vcs e querem ver vcs felizes. Se vcs estiverem bem, eles estarão bem.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se vocês não são muito religiosos ,eu aconselho fazer tudo na chácara,pois ficara muito mais econômico e fácil de locação para todos.

    • Responder
  • Sarah
    Noiva Constante outubro 2021 Alagoas
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, tenha calma! Algumas regras do casamento religioso mudam de acorda com paróquia e/ou arquidiocese. Se informe sobre os procedimentos na Paróquia que você quer ser casar.
    • Responder
  • Viviane
    Super Noiva Maio 2019 Rio de Janeiro
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é uma decisão que você precisa definir sem arrependimentos. De repente, o glamour que você quer está na entrada da noiva. Hoje em dia existem opções bem viáveis e que não fogem a tradição. Eu mesma visitei vários celebrantes antes de definir quem faria e como seria minha cerimônia. Farei tudo num lugar só. Um sítio lindo, com a cerimônia ao ar livre e o buffet na salão coberto. Boa sorte!
    • Responder
  • Simone
    Noiva Esperta Setembro 2020 Distrito Federal
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E pra casar na Igreja Católica vc e seu noivo devem fazer a primeira comunhão e a crisma. Eu vou casar na Igreja Ortodoxa e a recepção vai ser na Churrascaria.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Letícia!
    Particularmente acho que o que torna a cerimônia de casamento especial, emocionante e bonita é o casal estar envolvido com cada símbolo daquele momento: sou católica praticante e pra definir minha orquestra, visitei vários casamentos e uma das coisas que mais me chamou atenção foi que a cerimônia na igreja se torna cansativa para convidados não praticantes e os noivos um tanto desorientados com os conselhos do padre, ou seja, acho que toda beleza do momento acaba sendo esvaziada e o único grande momento é a entrada da noiva... Acredito que no seu lugar pensaria toda a cerimônia e recepção numa chácara: poderiam montar uma cerimônia totalmente personalizada: com leituras, textos, poesias ou histórias de vcs e convidarem amigxs, mães, pais, pra uma "bênção" mais que especial - tudo sem nenhuma regra ou proibição sobre o que imaginam pra vcs! E isso sim seria muito emocionante, marcante e delicado! Pensando nos custos, com certeza a chácara ficaria mais em conta: o custo de decoração seria único, dispensariam o pagamento das taxas de igreja e tb a contratação de orquestra....
    Pense no "seu" casamento mais que na "tradição"! Espero ter ajudado! 😘
    • Responder
  • Dhiulya
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio Grande do Sul
    Dhiulya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, nós fizemos nosso casamento tudo em um lugar só, foi em uma sede campestre (tipo sítio KK)
    pois sempre quisermos casar ao ar livre! (Nunca cogitamos casar em igreja)
    Foi bem legal, e após a cerimônia, todos se deslocaram para o salão que ficava bem ali, tudo muito tranquilo!
    Mas é algo que deve ser bem pensado para que não ocorra arrependimentos....

    beijão, espero ter ajudado!
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Abril 2021 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais barato fazer tudo no mesmo local.
    Esse negócio de tradicional não é mais padrão , já vi casamento em que não haviam padrinhos, padrinhos entram dançando muito, noiva chega de ônibus escolar, noivos entraram juntos, noiva entra sozinha, resumindo, o importante é que o casamento tenha a cara de vcs , não vale a pena seguir tendências, é só uma vez na vida e dura poucas horas.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Janeiro 2019 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, em dois dias me caso faremos uma cerimônia religiosa já que tem muita importância pra nós dois, nosso costumes e traz mto significado é mto além de só ir lá e receber uma bênção, a gnt escolheu uma igreja que tinha salão ao lado então os convidados não precisam se deslocar, e quanto a igreja sim mudou mto, eles cortaram extravagâncias, proibiram certas coisas, mas sabe q ao meu ver traz a naturalidade de volta sem exageros, tem que seguir regras? Tem. Tem q ir de encontro ao pároco? Tem. Tem q comunicar tdo e aceitar alguns não? Tem tbm. Mas sabe é tão bom, e agr a dois dias só nem me recordo disso pq idéias mudam, umas amadurecem, vc acaba adaptando
    • Responder
  • Pamella
    Noiva Constante Março 2021 Rio de Janeiro
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii.. eu vou fazer a cerimonia e a festa no mesmo lugat, no salao de festas. Fico pensando no deslocamento das pessoas. Nem todas possuem carro e nem dinheiro pra bancar uber rs entao pensei nisso e também na parte que as vezes a festa lota r a cerimonia é tao vazia rs
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu marido somos de religiões diferentes, e nós optamos por escolher alguém próximo à nós dois para realizar a cerimônia, e não me arrependo pois não ficou aquela coisa tradicional, igual sempre sabe e é uma pessoa que conviveu tempo suficiente para nos deixar uma mensagem linda.

    Acredito que se fizer em um ambiente só economizará um pouco mais e também facilitará para ambas as partes (tanto vocês noivos quanto aos convidados) no deslocamento!

    • Responder
  • Jeisy Kelly Xavier
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Jeisy Kelly Xavier ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha depende muito do seu gosto, porém você deve pensar bem nas questões dos convidados se locomoverem, muitos acabarem indo em só local, e também o custo que você terá. Casamento em chácara é perfeito Smiley kiss

    • Responder
  • Thaiz
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Thaiz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que depende do seu gosto, do seu bolso, da distância para os seus convidados. Várias pontos que vc precisa analisar

    • Responder
  • L
    Super Noiva Junho 2029 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha, depende muito do seu gosto! Se seu casamento for durante o dia a melhor opção é que seja em uma chácara. Agora se for a noite é melhor um salão!
    • Responder
  • Katlen
    Super Noiva Dezembro 2019 Distrito Federal
    Katlen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então noivinha, trabalhava com cerimonial e já vi muitos casos da cerimônia ser em um lugar (igreja) e a recepção em um salão, e a maioria dos convidados só irem para a recepção. A noiva sempre ficava bem chateada depois, por ter preparado tudo para a cerimônia e os convidados terem ido só para o local da festa. Com a cerimônia no mesmo lugar da recepção, isso quase não ocorre.

    Agora, questão de orçamento, eu não sei se tem muita diferença.

    Espero ter ajudado

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas