Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fran
Noiva Ativa Fevereiro 2016 Paraná

Cerimonia da areias | seu significado

Fran, dia 13 de Janeiro de 2016 às 14:21 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 3 23

Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente.

Além disso, o ritual das areais pode ser feita tanto em locais fechados como ao ar livre (praia ou campo), e ainda celebrada em todo tipo de cerimônia, sendo ela religiosa (independentemente de qual seja a religião) ou civil. Em todos os casos, na montagem do rito, é necessário três recipientes de cristal, sendo dois para os noivos ou mais para outros participantes, caso o casal deseje a participação dos padrinhos ou os pais, e uma outra maior onde serão depositadas as areias. Durante o processo de junção dos grãos o celebrante acompanhada o ato com textos explicativos e palavras de amor e carinho, explica o celebrante.

Como a elaboração de todo ritual é feita pelo celebrante, é bom conversar bastante com ele antes para que tudo saia exatamente como vocês sonham, resolvendo se durante o rito padrinhos e os pais participarão do processo e quando ele será realizado (antes ou depois da troca de alianças). Outra ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.

Cerimonia das Areias

Cerimonia das Areias

Cada cor de areia tem o seu significado:

O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

23 Respostas

Última atividade por Vanessa, dia 22 de Abril de 2020 às 15:52
  • V
    São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    TEMOS QUATRO FILHOS,EU QUERIA FAZER USANDO OS QUATROS ELEMENTOS;SERA QUE PODE? ASSIM CADA UM PEGARIA UM POTE DE UMA COR

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Dezembro 2020 Rio Grande do Sul
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo demais ❤️
    • Responder
  • Denise
    Noiva Curiosa Março 2019 Paraná
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer na minha renovação de votos ano que vem na Ilha do Mel.. vai ser perfeito essa cerimônia pois nosso tema será mar.. conchas.. perolas na beirada do mar pé na areia!
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Curiosa Novembro 2019 São Paulo
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fui em um casamento que teve a cerimônia das areias e foi lindo demais!

    • Responder
  • Paulinha
    Noiva Curiosa Setembro 2019 São Paulo
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostaria desaber se qualquer religiao pode obtar por casamento de areia?


    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Julho 2019 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei, quero muito que meu casamento seja de Areais e Chill Out. Espero aqui na minha cidade eu encontrar um Juiz de Paz, que queira celebrar assim!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei! Bem diferente!

    • Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Setembro 2016 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bacana

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo, nunca tinha ouvido falar, mas adorei a ideia.

    • Responder
  • I
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Islanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo!

    Meu casamento teve a cerimônia das areias, foi incrível.

    • Responder
  • Beta Bernardes
    Super Noiva Junho 2016 Rio Grande do Sul
    Beta Bernardes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não gostei logo que me apresentaram ela, mas agora to revendo meus conceitos e acho que vou faze-la tbm. É linda!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É linda essa cerimônia já fui em uma feira de noivas lá fizeram a demonstração dela eu adorei
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Fevereiro 2016 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho muito bacana

    • Responder
  • Karina
    Top das Noivas Setembro 2016 Santa Catarina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho super legal

    • Responder
  • Fran
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Paraná
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Lindo né, parabens. Mande fotos se tiver. bjus

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Ativa Março 2015 Amazonas
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu casamento teve a simbologia da cerimônia das areias. Quanto as cores não sabia os significadoa ... Usei as areias branca usada no fundo o vaso (que representou Deus, sendo base de tudo) e azul e amarelo (cores da nossa decoração) .Aqui na nossa cidade, nossa cerimonialista ainda não tinha visto a cerimônia. Fomos os primeiros noivinhos a fazerem. A juíza que celebrou o casamento pediu a ideia para usar em outras cerimônias, pois achou muito bonita a simbologia.O vaso com as areias (branca no fundo e azul e amarela misturadas) é guardado em nossa casa como recordação.
    • Responder
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Verdade Smiley heart

    • Responder
  • Fran
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Paraná
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Lindo né, qdo olhar para o pote cheio, meses, anos depois, além de enfeitar a casa, sempre lembrarar do significado.

    • Responder
  • Fran
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Paraná
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Sim muito lindo, tb vamos casar no civil e na recepção vamos fazer a cerimonia. bjus.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já tinha lido sobre isso Fran e no meu casamento terá cerimônia das areias :Smiley heart

    Como nossa cerimônia será somente no civil, procuramos algo diferente e emocionante para realizarmos!

    Vamos primeiro pedir aos nossos pais que derramem areia branca, pois significa a nossa base como casal e família, e depois nós, os noivos, derramaremos areias de cores diferentes... ainda não escolhemos as cores.

    Já vi vídeos e fica lindo! Smiley heart

    • Responder
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo, não sabia o significado das cores Smiley smile

    • Responder
  • Fran
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Paraná
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Sim, sei que todo mundo faz, mas chegou minha vez e quero muito fazer pelo significado que vai combinar com nós.

    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Novembro 2016 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo...adorei, não sabia o real significado...beijinhusss

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas