Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Master Maio 2013 São Paulo

Cerimônia da areia!! eu vou fazer!!

Caroline, dia 15 de Março de 2013 às 16:40

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 91

“Como o Cristal é límpido e transparente, assim é o amor verdadeiro contido no coração, puro e inseparável”. Cerimônia das Areias Origem: Alguns defendem que a Cerimônia das Areias teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia – em determinado momento, os noivos pegavam um punhado de...

“Como o Cristal é límpido e transparente, assim é o amor verdadeiro contido no coração, puro e inseparável”.

Cerimônia das Areias

Origem: Alguns defendem que a Cerimônia das Areias teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia – em determinado momento, os noivos pegavam um punhado de areia para os depositar juntos, num único recipiente sobre o altar. Outros defendem a origem como sendo dos nativos dos Estados Unidos, os Apaches que nas cerimônias de casamento, uniam as areias coloridas numa tigela.

A Cerimônia das Areias tornou-se um ritual ecumênico incorporado na cerimônia religiosa, onde, com sua forma clara, participa todos os presentes da cerimônia, por sua beleza, simbologia e significado.

Esta cerimônia pode ainda ser vista como uma dinâmica do casamento. Onde, de forma prática, noivos, pais, padrinhos e convidados vivenciam todos os ensinamentos Bíblicos, compreendendo o real significado e o sentido das Palavras.

"...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24)

Os noivos misturam suas areias de cores diferentes – apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne.

O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”. “ O que Deus uniu, o homem não separa”.


O recipiente com a areia é guardado pelos noivos como um marco, uma lembrança desta união matrimonial.

Rito Matrimonial e Ritual das Areias

O Casamento Religioso Católico tem o Rito Matrimonial estabelecido e que pouco difere do padrão das cerimônias das outras religiões. Em todas as cerimônias efetua-se a troca das alianças. O momento ideal para a introdução das areias é no final, antes da bênção final ou dos cumprimentos, pois será acompanhada de textos explicativos e que complementará todo o Ritual Matrimonial, levando noivos, pais, padrinhos e convidados a uma emoção maior.

Antes de optar pela Cerimônia das Areias, certifique-se de que o Celebrante escolhido aceita realizar o Rito das Areias.

Desenvolvimento do Ritual das Areias:

Em um determinado momento pré-estabelecido com o Celebrante.

Sobre o altar coloca-se o recipiente de vidro (cristal) que receberá a areia e será guardado como lembrança. Escolher algo que, além de bonito, tenha como ser tampado.

Também sobre o altar, ou sobre uma mesa aparadora à parte, coloca-se os vidros com areia na mesma quantidade de casais de padrinhos e dos pais, e o vidro individual dos noivos.

O celebrante inicia a introdução e os pais entregam os vidros de seus filhos nas mãos de cada um deles – “deixará pai e mãe”.

Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos – acompanhado de textos explicativos, pois cada pote de areia é de uma cor, cada cor tem um significado, um desejo para a vida do casal.

1º- pais da noiva despejam sua areia no pote

2º - pais do noivo (os pais são a representação maior das bênçãos de Deus nesta união)

3º - casais de padrinhos

4ª – vez dos noivos: (eles pronunciam algumas palavras e depositam um pouco de sua areia)

· Ela - “Deus abençoou e guiou o teu caminho até junta-lo ao meu.

· Ele – Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim.

Juntos, os noivos jogam o restante de suas areias no recipiente e o Celebrante conclui:

Celebrante - "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável". Obs.: A participação dos pais e padrinhos é opcional, a cerimônia poderá ser feita somente entre os noivos tendo os pais e padrinhos ainda presente.

Cores e Significados das areias:

O preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco - paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás - significa espiritualidade e intuição.

O Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Cerimônia da Areia O que acham?

91 Respostas

  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem a da vela também que é bem legal, mas gosto mais dessa...

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho muito legal... Tem a da vela mesmo, mas essa é mais bonita, eu acho...

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim!!! #anciosa###

    • Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Maio 2013 Minas Gerais
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tinha visto ela,achei linda!Quero muito fazer!!!

    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou fazer ela tambpem.

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Novembro 2013 Bahia
    Tamy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essa eu não conhecia..

    • Responder
  • Liliane
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei Carol!!!! Muito Lindo!!!! Eu não conhecia.

    • Responder
  • Michelle
    Noiva Master Novembro 2014 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adoro essa cerimônia Carol, vai ser muito lindoooooo, com certeza.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley winking

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Setembro 2013 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já tinha visto e achei muito lindoo!!!

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Com certeza... ^^

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também acho super diferente e original... ^^

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já sim... Decidimos juntos... Não vamos fazer religioso não, pq sou espírita, e el nãofrequenta nenhuma religião e a família dele é Testemunha de Jeová, então não combina muito, quem vai fazer o nosso casamento é um Padre, amigo dele, que vai fazer como mestre de cerimônia, não como padre!! ^^ Confuso né?! ^^

    • Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito lindo! Já falou com o noivo? Está tudo ok? E não vai ter cerimônia religiosa?

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É linda, acho perfeito ter algo diferente na cerimônia, e essa é linda e o que envolve ela também!

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    BEM DIFERENTE...Smiley smile

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você já sabe que vamos querer fotinhos depois né?

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fica sim... Tem um espaço reservado pra ele na nossa estante já!! Smiley winking

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho a das velas lindas, mas essa eu acho que pouca gente faz..!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que linda simbologia! Depois o potinho fica guardado em casa?

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse eu já conhecia,eu vou fazer das velas Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2013 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu noivo trabalha com um Padre aos fins de semana, e ele me levou em alguns casamentos e eu vi esse ritual e achamos lindo!! Então vamos fazer, só que só vamos usar duas cores de areia, e quem vai levar a areia são as nossas avós, a minha avó vai entrar com a areia branca e a avó dele com a areia vermelha... Achei bem bonito esse ritual...

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Agosto 2013 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nô conhecia esse ritual.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas