Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Casei! Deu certo x deu errado - texto grande, tá?

Ana Raíssa, dia 3 de Dezembro de 2019 às 14:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 152

Boa tarde meninas Como prometido, hoje venho começar a contar um pouco sobre o dia do meu casamento, que foi lindo, mágico, incrível, um sonho realizado! E pra dar o pontapé inicial, quis criar o debate que é o que eu mais gostava de ler quando era noiva: o que tinha dado certo e o que tinha...

Boa tarde meninas Smiley heart


Como prometido, hoje venho começar a contar um pouco sobre o dia do meu casamento, que foi lindo, mágico, incrível, um sonho realizado! E pra dar o pontapé inicial, quis criar o debate que é o que eu mais gostava de ler quando era noiva: o que tinha dado certo e o que tinha dado errado no casamento. Já alerto que vai ser um textão (como todo debate meu rsrs) porque eu gosto de ser detalhista!


Pra quem quiser ver algumas fotos que já liberaram do meu casamento: Casei! e foi o dia mais feliz da minha vida!


Então vamos começar pelo lado bom, né?


DEU CERTO:


1- Casamento de manhã: esse era o meu maior "temor", digamos assim, pois nós nos casamos num domingo de manhã (às 10h - um horário considerado "cedo") num salão fechado. A escolha se deu pelo fato dos amigos do meu noivo trabalharem no sábado à noite, e também pelo valor ser mais em conta, mas tínhamos convidados que vinham de muito longe e rolou um receio de atraso, além da quebra de convidados ou da falta de animação. No dia, os convidados que eram de mais longe foram os primeiros a chegarem, todo mundo muito pontual. Tivemos muitas faltas, mas a maioria por imprevistos no dia mesmo (passou mal, foi para o hospital, teve um convidado que um parente tinha acabado de falecer, etc - foi meio tenso), e quem estava era MUITO animado, nossa balada durou bastante tempo e todo mundo dançou demais, deu tempo de fazer tudo o que queríamos e o pessoal conseguiu ir embora cedo para aproveitar o final do dia se recuperando. Não me arrependo um segundo da escolha, pois no fim achei que o casamento matinal rendeu um ar muito mais romântico do que o glamour da noite!


2- Detalhes e mimos: o casamento era um sonho de infância e por isso eu fiz de tudo pra ter TODOS os mimos que eu tinha direito. Fiz porta guardanapos, porta retratos, letreiro MDF, kit toalete, menu de mesa, plaquinha de mesa, livro de assinatura, lousinha, lembrança de pais, lembrança de padrinhos, tudo o que vocês podem imaginar. E, por mais que nenhuma dessas coisas seja realmente necessária para a festa acontecer, elas fizeram toda a diferença na decoração e no próprio sentimento dos convidados. Recebemos diversos elogios por termos pensado em tudo e por tudo ter ficado tão a nossa cara, e isso me traz uma realização tão grande quando penso no casamento! Por isso sempre acho que se você pode fazer, faça.

cfb_1679433.jpgcfb_1679435.jpgcfb_1679437.jpgcfb_1679439.jpg


3- Chinelinhos para a festa: hoje em dia chinelinho virou o tipo de coisa que já é esperado no casamento, pois além de ser uma lembrança super fofa, é uma mão na roda para as convidadas que querem descer do salto sem sujar os pés (às vezes as pessoas derrubam comida e bebida no salão e tem risco até de escorregar). Claro que o casamento continua acontecendo sem os chinelos, mas também é outro detalhe que fez muita diferença. Os meus já vieram inclusive embaladinhos, fiz modelos personalizados para as madrinhas, e todo mundo adorou, a maioria me conta que usa até hoje em casa.

cfb_1679447.jpg


4- Cerimônia e festa no mesmo local: gente, é tão melhor fazer as duas coisas juntas...o tempo do casamento é tão contadinho que cada segundo vale ouro, e quando acabou a cerimônia (que foi na capela do espaço onde nos casamos), os convidados só precisaram sair pela recepção e entrar no salão, sem necessidade de pegar carro de novo, Uber, dar volta, pegar trânsito...se puderem, façam tudo no mesmo lugar, facilita tanto para os noivos quanto para os convidados.


5- Checklist completasso para a equipe de assessoria: toda equipe de assessoria tem o seu próprio checklist, mas eu fui super detalhista e montei o meu próprio, um arquivo enorme montado do meu jeito, com tudo o que eu ia levar, onde era pra colocar cada coisa, os meus fornecedores e pacotes contratados, telefones, horário que chegariam, lista de músicas do cortejo, ordem de entrada dos padrinhos, detalhes do meu contrato com o buffet e alterações e aditivos que eu fiz...a própria assessora agradeceu demais por eu ter feito esse checklist tão completo e no dia NADA saiu do programado e nem do lugar, a equipe estava o tempo todo conferindo tudo com o meu checklist na mão e tudo saiu do jeitinho que eu tinha programado e pensado.


6- Comida servida em ilhas: se eu contasse pra vocês o quanto isso é mil vezes melhor do que o serviço empratado mesa a mesa, vocês ficariam de cara! Uma semana antes do meu casamento fui a outra festa com alguns dos meus convidados e a reclamação geral era a de a comida demorar pra passar, vir pouca comida (ou muita comida), que era muito melhor a pessoa poder se servir, etc. No meu casamento não teve uma pessoa que não veio elogiar o formato de ilhas, onde cada um podia ir quantas vezes quisesse pegar o tanto de comida que quisesse e a hora que quisesse. Eu acho o serviço empratado e servido mais "chique", digamos assim, mas o serviço em ilhas foi o que realmente atendeu a nossa festa e eu não mudaria nem por um segundo isso.

cfb_1679451.jpg


7- Padrinhos e madrinhas sentados: normalmente o pessoal escolhe deixar os padrinhos de pé para ficar bonito na foto, mas eu optei pelo conforto dos meus padrinhos ao invés da beleza na foto. Eu tinha um padrinho com problema no quadril que precisava obrigatoriamente ficar sentado durante a cerimônia, ia ficar muito feito só ele sentado, então coloquei todo mundo sentado e, além de lindo, ficou super tranquilo para eles na cerimônia.

cfb_1679443.jpg


8- Pontualidade em tudo: gente, se tem uma coisa que meu dia foi, essa coisa é: pontual. Meu casamento estava marcado para 10h com previsão de início 10h30, saí do dia da noiva (que era bem próximo do salão do casamento) às 10h mesmo, cheguei 10h15, começamos 10h30 em ponto mesmo tendo apenas em torno de 160 convidados, e os demais foram chegando depois. Nosso tempo para fotos foi em torno de 30 a 40 minutos - também programado - e conseguimos fazer tudo dentro do cronograma. No final, pelo casamento ter terminado cedo, ficamos em torno de 1h livres no salão só papeando e tirando fotos, eu consegui fazer tudo o que eu queria e sem atraso algum, sentimos que aproveitamos cada segundo da festa e não sentimos que ela passou voando pois não fizemos nada afobados.


9- Entrada com os pais: normalmente o noivo entra com a mãe, e a noiva entra com o pai. Eu e meu noivo queríamos homenagear tanto nossos pais quanto nossas mães, então os dois entraram com pai e mãe, e eu achei que ficou lindo! Muita gente comentou que ficou diferente e super emocionante. Foi a forma que encontramos de honrar a ambos no dia mais importante das nossas vidas, e eles ficaram super contentes.

cfb_1679423.jpgcfb_1679425.jpg


10- Decoração artificial: a decoração do nosso casamento já estava inclusa no contrato e não poderia ser mudada a menos que eu quisesse contratar de fora, e ela era inteira artificial, tanto da cerimônia quanto da festa. Não me arrependo um segundo de ter sido assim, estava tudo lindo no dia, ninguém nem reparou, muito pelo contrário, muita gente elogiou horrores a decoração, alguns disseram até que tínhamos muito bom gosto (como se a gente que tivesse escolhido), sem flores mortas, sem espirro pra lá e espirro pra cá, sem cheio de mato, sem nada. Só o que não foi artificial foi meu buquê, pois eu quis flores em tons específicos (coral) e por isso foi natural. A economia e sustentabilidade de uma decoração artificial é MUITO grande.

cfb_1679421.jpg


DEU ERRADO


1- Dança dos noivos: gente, acho que essa foi a única grande decepção que tivemos no casamento, o resto foram só detalhes. Nós contratamos aulas de dança com coreografia personalizada e uma coreógrafa que só trabalhava com dança para noivos (contei mais nesse debate aqui), foram 4 meses de aula, a coreografia lindíssima, a música era All Of Me do John Legend, e fizemos todos os ensaios certinho, na semana do casamento ensaiamos no buffet mesmo e com um saiote emprestado da nossa professora, para tentar simular o dia. Infelizmente as aulas não corresponderam nem a 10% do que foi no dia: o terno do meu marido não possibilitava movimentos mais complexos (como elevações - tínhamos duas na dança) pois poderia rasgar, a cauda do meu vestido era super comprida e na loja não conseguiram prender mais alto senão rasgaria o tule das costas, o que fez com que eu ficasse com um pouco de cauda na festa e meu noivo pisasse nela na dança, e por fim, o meu vestido era MUITO mais pesado do que o saiote que usei nos ensaios, e meu noivo não conseguia me levantar porque ficou absurdamente pesado, inviabilizando parte da coreografia. Quando saímos da cerimônia, fomos conduzidos para a sala dos noivos para almoçar, um espaço bem amplo, e decidimos ensaiar a coreografia mais uma vez, e foi aí que vimos todos esses erros e optamos por cancelar a dança, ao invés de fazer mal feito do jeito que estávamos fazendo e passarmos vergonha na frente de todos. No fim, o DJ colocou a música que escolhemos, e acabamos fazendo o clássico "dois pra lá, dois pra cá" e namorando um pouquinho na pista, o que ficou muito romântico e bonito, mas não foi o programado. Se vocês forem fazer aula de dança, por favor, façam questão de conseguirem um saiote pesado como a saia do dia, um terno que dê mobilidade para o noivo, do contrário acontece o que aconteceu com a gente. Não me arrependo de ter feito as aulas, pois elas nos ajudaram a desestressar nos preparativos, e também não é uma dor no coração enorme não ter dançado no dia, mas com certeza foi uma chateação que poderia ter sido evitada.

cfb_1679415.jpg


2- Bar cheio: nós somos cristãos e não bebemos muito, mas metade dos nossos convidados bebia; dessa forma, optamos por ter bar com drinks alcoólicos e sem álcool, para atender os dois públicos. Acontece que o nosso bar ficou bem sobrecarregado, com fila em torno de 15 a 20 minutos, pois quem bebia não alcoólico tomava que nem suco e já voltava pra fila pra pegar, e quem tomava bebida alcoólica só tinha o bar como opção (não servimos cerveja, vinho, whisky, etc). Para tentar conter a situação, os meninos do bar começaram a fazer mais de um drink por pessoa, o que só deixou a situação mais caótica porque demorava mais para atender os convidados. Os drinks estavam uma delícia, mas os convidados reclamaram desse ponto e infelizmente acho que não tinha muito mais o que ser feito. Nós tínhamos refrigerantes, sucos e água sendo servidos, mas o pessoal queria mesmo era o bar. Além disso, eu e meu marido fomos poucos servidos na festa, eu fui servida duas vezes e meu marido nenhuma, esperávamos um atendimento mais "próximo" dos bartenders. De qualquer forma, nada que tirou o brilho da festa.


3- Porta alianças de amarrar: outro detalhe tá meninas, mas que me deixou meio desesperada na hora (rsrs). A avó do meu noivo entrou com o porta alianças, inclusive ela entrou pela lateral e o DJ que conduziu ela pela pista junto com os músicos, e meu marido pegou e na hora de desamarrar, a desgraça não desamarrava por nada, acreditam? Eu não sei se foi minha assessora ou minha mãe que deu o nó pra prender as alianças no porta alianças, mas teve um período de uns 20 segundos de vácuo na capela porque meu marido não conseguia desamarrar, o pastor não teve o que fazer e os músicos estavam esperando alguém falar alguma coisa pra começar a tocar a música. Depois de muito suor, deu certo, e aí tudo voltou nos eixos. Hoje já teria escolhido um porta alianças tipo caixinha, que é só abrir e já era.


4- Quebra de convidados grande: nós fechamos o buffet para 250 pessoas, e como eles não cobravam adicional e era um domingo de manhã, convidamos em torno de 350 pessoas. Nós já esperávamos em torno de 70 faltas de familiares distantes e pessoas que já sabíamos que não iriam (estavam viajando, tiveram problemas, etc), mas no dia em si muita gente que não tinha avisado faltou, alguns sem motivo mesmo (e sem dar satisfação), outros (a maioria) que teve problemas no dia, como já contei mais acima. Outro grande motivo foi que o dia do meu casamento foi dia de ENEM (não dava pra saber né, marquei 2 anos atrás), e vários convidados inclusive mais velhos foram fazer a prova. No fim, foram 221 pessoas, não senti tanta falta das pessoas porque ficou bem cheio e quem tinha que estar esteve, mas fiquei chateada por não terem ido pelo menos os 250 que contratamos.


5- Tiara: meu penteado foi um coque baixo com trança lateral e tiara no topo, e foi maravilhosoooo, mas achei que a tiara ficou muito para trás e ela foi caindo em vários momentos da festa. A assessora me ajudou a prender ele umas 3 ou 4 vezes, convidados me ajudaram a prender outras 2 vezes e eu mesma prendi outras 2. Foi um pouco incômodo e hoje eu já teria colocado a tiara firme e bem presa, eu optei por colocar mais alta como se fosse uma coroa e não deu tão certo assim. Pelo menos o penteado, que ficou magnífico, durou o tempo todinho intacto. Na foto abaixo vocês conseguem ver onde ficou a tiara.

cfb_1679419.jpg


Gente, são MUITOS detalhes! Eu quis resumir aqui o que foi de principal, sei que ficou enorme, mas espero que tenha ajudado vocês! Os demais detalhes vou contando separadamente depois rsrs Smiley winking


Foi o dia mais lindo da minha vida, eu viveria tudo de novo! Espero que vocês também tenham esse mesmo sentimento quando o casamento passar Smiley heart

152 Respostas

  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, o serviço em ilhas é muito bom! Só tem que garantir que tenham ilhas acessíveis para todos os convidados, especialmente se o salão for bem grande, pensando nos convidados mais velhos.

    Muito obrigada pelos elogios Smiley heart

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, foi tudo perfeito sim, a dança deu uma chateação na hora mas depois que passou deu até alívio sabe, estávamos bem nervosos Smiley xd

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Thaís Santos
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Thaís Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amo esse debate!
    Seu casamento foi lindo!
    Parabéns!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro esses debates Ana, não canso de dizer.

    Fiquei super curiosa referente ao seu próprio checklist eu adoro

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei seu relato! Parabéns por tudo e seja muito feliz!
    • Responder
  • Gabrielle
    Super Noiva Agosto 2020 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo casamento, muita felicidade a vocês.
    Eu também me caso num domingo as 10, você colocou que horas no convite?
    Outra dúvida, a assessora era a do buffet ou você contratou por fora?
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, seu dia foi lindo!! Parabéns!
    Amei a sua ideia do checklist para o dia, tbm sou dessas que mesmo com assessoria vai fazer tudo nos mínimos detalhes pra complementar!
    De resto foi tudo maravilhoso!
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana, favoritei seu debate e peguei algumas dicas bem importantes, principalmente sobre o bartender, que não tinha pensado nisso!

    Primeiramente, meus parabéns e muuuuitas felicidades!

    Segundo, que bom que a maioria das coisas deu certo, principalmente os detalhes, pq isso é muito importante!!!

    É uma pena que tenha faltado tanta gente, mas pelo menos foram apenas 30 a menos do que vocês contrataram.

    • Responder
  • Kayene
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Kayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que fotos maravilhosas!
    Parabéns noivinha, e muito obrigada por compartilhar sua experiência ❤
    Felicidades aos noivos.
    • Responder
  • Marília
    Noiva VIP Março 2021 São Paulo
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana!!!! Que debate maravilhoso!!!! Já favoritei! Você estava linda, foi tudo lindo!!! Parabéns! Que vocês sejam muito felizes!
    Também vou casar com o Evento Perfeito, mas na Mansão Arya. Você teve só a assessoria deles ou contratou? Me conta da comida! Estava boa?
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que demais Ana! Adoro os detalhes! Apesar dos itens que não deram certo, seu casamento foi lindooo! Parabéns Smiley star

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uauu Ana, quantos detalhes e quanta coisa boa!! Sinto por vcs não terem feito a dança, imagino o quanto tenham se empenhado nas aulas! Parabéns linda do felicidades para vcs! ☺️
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o seu debate Ana ❤😊
    Apesar dos detalhes...seu dia foi maravigold 😍 Parabéns
    • Responder
  • Geovanna Bueno
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Geovanna Bueno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo casamento, adorei o debate! Nos ensine a fazer esse checklist kkkk eu não gosto que nada saia fora do meu controle pra mim seria ótimo!

    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    São muitos detalhes mesmo, eu fiz um e não consegui contar nem a metade!

    QUanto a dança, eu sou coreógrafa e já treinei muitos noivos, sempre ocorre esse problema, a gente tenta de tudo pra dar certo na horas, mas sempre tem problema, aí acaba ficando uma dança super artificial, os noivos ficam muito duros e muitos passos não saem como era no treino =/. Optei por nem fazer a minha.

    Convidados são sempre nosso maior problema, impressionante.

    Tava linda sua festa, eu sou bem pontual também, cheguei uma hora antes na igreja kkkkkkkkk

    Deus lhe abençoe!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas noivinha,vou levar pra mim a do bar que ainda não contratei mas caso eu contratei frisarei essa questão de filas...e a parte da dança ,estamos pretendendo dançar Despacito 💃 nós mesmos vamos ensaiar,meu vestido é leve ,talvez eu não use saiote e tem uma calda pequena,vou olhar bem essa parte,a parte da comida em ilhas adoro dessa forma ,acho que os convidados ficam mais confortáveis ...
    Parabéns mais uma vez e felicidades ❤️
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo o seu casamento, adorei tudo, poucas coisas deram errado, depois mostra pra gente seu check list completasso

    • Responder
  • Michelly Cavalcante
    Noiva Master Agosto 2021 São Paulo
    Michelly Cavalcante ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha como disse são pequenos detalhes que não tirou o brilho de vocês, estava tudo lindo parabéns pelo casamento! felicidades

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Li tudinhooo, adorei seu debate, é muito bom compartilhar essa experiência.


    Acho que só a dança mesmo né? Pois de resto, tudo ficou lindo

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o seu debate.

    Super completo.

    No bar de vocês tinham quantos bartenders? Pois teremos no meu e a quantidade de convidados é igual a sua.

    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu gosto desse estilo de servir em ilhas, acho mais prático pois cada um pega exatamente a quantidade de comida que querem comer.

    O bom que o que deu errado não foi nada que estragou seu dia.

    Adorei as fotos, parabéns pelo casamento Smiley smile

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii q dia maravilhoso. Li todinho!


    Achei q realmente só a dança pra lhe deixar triste. Mas no fim, tudo foi perfeito!!!!
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Abril 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito lindo os detalhes do seu dia!!!!
    Muitas felicidades ao casal!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas