Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana
Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo

Case com aquilo que tem

Ana, dia 26 de Julho de 2018 às 20:16

Publicado em Fórum Antes do casamento 80

CASE COM AQUILO QUE TEM Fabrício Carpinejar Você não precisa estar seguro financeiramente para casar. Não existe mesmo estabilidade, ela é sempre provisória. Sem dotes, sem poupança, case. Casar é improvisar. É somar os trocos. É se virar com o básico. É garantir o essencial. Duas pobrezas juntas...
CASE COM AQUILO QUE TEM
Fabrício Carpinejar
Você não precisa estar seguro financeiramente para casar. Não existe mesmo estabilidade, ela é sempre provisória.
Sem dotes, sem poupança, case. Casar é improvisar. É somar os trocos. É se virar com o básico. É garantir o essencial. Duas pobrezas juntas formam decência.
Ninguém casa pelo futuro, mas pelo presente. O futuro é uma incógnita.
Se você casar somente quando tiver uma residência montada, está casando pela residência, não pela pessoa. Se você casar quando reunir sobrevida financeira, está casando pelo investimento, não pela pessoa. O contexto não é o amor, as circunstâncias não são o amor.
Nada melhor que começar com pouco e ir crescendo dentro da relação. Iniciar o enxoval com copos de requeijão, pratos de diferentes cores, comendo nos joelhos, dormindo com o colchão no chão, com a mobília doada pelos familiares, mas começar do jeito possível, assim aplaudirá cada pequena conquista.
Só quem parte do nada tem ideia do que é a felicidade da chegada de um armário embutido no quarto. Só quem parte do nada tem noção do que é um sofá novo.
É inspirador um casal que evolui lado a lado e forma patrimônio devagar, vangloriando-se dos preços de liquidação, aniversariando objetos, reconhecendo o valor de uma geladeira, parcelada em dez vezes, saudando a potência de um fogão, comprado com custo e sacrifício. O casal se fortalece dividindo os esforços e as sobras dos salários.
Não aguardar o momento idealizado, resistir na intimidade até que a bonança venha ou não venha.
Uma festa de casamento é linda, mas mais linda é a coragem de se unir pelas palavras.
A força de um lar não vem de herança e das maquetes, vem da força de vontade. Para quem sonha, as estrelas já são a benção de um teto.
Resolver tudo antes não soluciona os enfrentamentos domésticos da convivência. Às vezes não possuir segurança favorece o surgimento de soluções criativas.
A longevidade do casal não depende da fartura, e sim do senso de humor para suportar as dívidas, os credores, as piores fases e da capacidade para encontrar esperança dentro das contas.
É necessário não confundir o que se é por aquilo que se tem, não misturar paz com posse.
Casar traz a mesma nudez do nascimento, pois se trata de um nascimento a dois.
Casar deve acontecer quando o amor está maduro, mesmo que você seja jovem, mesmo que você seja inexperiente, mesmo que você morra de medo.

80 Respostas

  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eh exatamente isso 😍
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2017 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que texto maravilhoso
    Realmente é isso mesmo

    Eu e meu marido não temos nada ainda kkk
    So a cama e algumas coisas

    Mas aos poucos vamos conquistando
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vale alimentação é vidaaa! Hahahaha
    Nós também optamos por usar o dinheiro que usaríamos em um miniwedding em coisas pra gente 💞💞
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    ❤️❤️❤️ vcs tem o mais importante, eh tao gostoso isso, eu e meu noivo tbm achamos festa desnecessária, tem mtas outras coisas mto importantes, até tinhamos um dinheirinho pra fazer um mini wedding mas decidimos investir em nos e no nosso cantinho e fazer um churrascao pra comemorar o civil com o vale alimentação dele 🤣🤣🤣 eh bem mais a nossa cara
    • Responder
  • Paloma
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Texto lindo Smiley heart

    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pra mim, não ter uma mesa de jantar não é passar necessidade. Nós comemos no sofá ou na mesa de centro! Não temos fogão? Meu noivo até lasanha deu um jeito de fazer na panelinha elétrica! E ficou uma delícia.
    Nós moramos de aluguel, sim.
    Nossos móveis foram doados porque minha sogra foi morar com o namorado e não tinha mais necessidade deles. Não ganhamos nada porque alguém decidiu nos bancar, só receberemos presentes agora que estamos próximos do casamento, mas já moramos juntos há 6 meses.
    Poderíamos esperar ter dinheiro pra comprar um apartamento? Claro, mas pra isso ficaríamos em um namoro “à distância”, nos vendo apenas aos finais de semana, durante mais alguns anos.
    Não vamos ter festa porque não temos dinheiro e nem pais dispostos a bancar um luxo que, pra nós, é desnecessário.
    Segurança financeira, pra mim, é ter um emprego que garanta as contas básicas. Não podemos ir sempre ao cinema, mas temos internet e tv por assinatura. Não saimos pra comer com frequência, mas compramos Oreo pra comer vendo Netflix.
    Como eu fico repetindo, o texto não fala pra ninguém casar sem emprego, nem mesmo sem ter uma faculdade. Não fala pra ninguém morar de favor. Só fala pra casar com o que se tem, ou seja, TENDO alguma coisa.
    Eu e meu noivo vivemos EXATAMENTE a situação descrita no texto. Você pode não acreditar 100% nessas palavras, pode não ser sua realidade. Nós acreditamos e não nos arrependemos.
    • Responder
  • D
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Dêh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o texto. Entendi exatamente o que o autor quis dizer. É que durante os preparativos bate a insegurança não só do material, como ter a casa própria e renda fixa, mas do imatetial também, como achar que não tem idade, ou se vai conseguir conciliar futuramente trabalho, marido e filhos... só que a vida é feita de riscos, e se apegar muito nos detalhes pode acabar deixando o tempo passar. Acho que tendo segurança no companheiro(a) o resto dá pra se virar bem, vai se adaptando aos poucos.
    • Responder
  • Vanessa Caroline
    Super Noiva Maio 2019 São Paulo
    Vanessa Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo texto Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é uma crítica noivinha, apenas uma opinião pessoal. Acho que dá pra ter decência e ser feliz sem passar necessidade. Na época dos nossos pais e avós as coisas eram mais difíceis. Hoje também temos nossas dificuldades, mas ao mesmo tempo temos mais informações pra não passar por certas coisas. Meus pais não tem condições de me ajudar financeiramente no meu casamento e nem por isso estou aborrecida como vejo outras noivas mimadas fazendo desabafo, porque a família não vai pagar a festa. Meus pais sempre me apoiarem em tudo que fiz e isso pra mim basta. Sempre corri atrás das minhas coisas. Não tenho carro, tive que adiar o casamento em dois anos pra construir a casa, porque meu noivo não quer morar de aluguel. Ontem abri um debate falando da dificuldade de pagar a festa e ainda ter que mobiliar a casa. Tudo que eu e meu noivo não temos hoje poderemos adquirir depois do casamento, mas sou realista. Jamais casaria com quase nada, porque sempre busquei uma segurança financeira que nunca tive. Conheço um casal que ganhou festa, lua de mel, mas perderam os empregos, que na verdade não era nada de carteira assinada e estavam passando fome com menos de um ano de casados. Cada um tem uma forma de pensar, mas pra mim isso não é romântico e nunca vou acreditar 100% nas palavras do texto.
    • Responder
  • Lauany
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Lauany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No texto é lindo porém a vivencia vai muito além que as palavras querer casar com tudo "garantido" não significa que estamos casando com uma situação financeira , o casal precisa estar conectado em tudo não existe formula de como dar certo no casamento, muito menos como fracassar , mais uma coisa é fato casar sem emprego/sem condições financeiras é loucura pois o dia a dia vai muito além do que ah se faltar comida chamamos nossos pais e está resolvido nada disso a partir do momento que estamos constituindo nossa família devemos ser responsáveis pois nem tudo são flores.

    • Responder
  • Maria Duda
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Maria Duda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bonito o texto , só verdades

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Texto lindo. Eu tinha enviado p meu noivo, e foi ótimo vc ter colocado aqui. Parabéns! Smiley heart

    Faz a gente refletir sobre oq importa de vdd... adorei!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente noivinha, eu tb nao recomendo q ngm case sem emprego, mas meu pai casou com a minha mae desempregado, pediram um Marmitex na esquina e foi assim q comemoraram, no apartamento alugado so tinha um colchao, hj conseguiram formar uma filha, tem um apartamento próprio e muito amor, 35 anos depois ainda estão juntos... já eu casei com a casa montada, ex marido ganhando mto bem, eu tbm e durou 6 meses pq ele nao aguentou o tranco de me ver triste em um momento ruim, hj em dia eu vejo que parceria e amor eh mto mais importante que um casamento grandioso, eb isso q vai construir e edificar o seu lar...
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na prática pode ser assim, sim!
    Em momento algum no texto ele fala pra casar sem ter nada. “Casar é improvisar. É somar os trocos. É se virar com o básico. É garantir o essencial. Duas pobrezas juntas formam decência”.
    Se você tem o básico, o resto a gente se vira. Eu e meu noivo pagamos aluguel, nossos móveis são TODOS doados, ainda nem temos uma mesa pra comer! Mas nos divertimos comendo no sofá mesmo. A comida? Toda feita em uma panela elétrica, pq vamos ganhar um fogão usado quando meu cunhado comprar um novo pra ele.

    Meus pais começaram, há 32 anos, morando de aluguel em uma casinha dos fundos, durante parte da minha infância meu pai tinha dois empregos e eu mal o via. Mas nem por isso tenho um relacionamento ruim com ele, muito pelo contrário! E há muito tempo eles têm casa própria, viajam e puderam bancar eu e meu irmão até a faculdade.

    Não recomendo que ninguém case sem emprego, sem condições de se sustentar. Mas juntar duas pobrezas forma não só decência, mas felicidade também!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi como deixei explicito na minha última frase. É minha opinião! Já construí muitos tijolinhos para conquistar meus estudos, dependência financeira etc. Não quero viver isso em um matrimônio. Talvez por isso esteja casando com mais de 30. Não que minha concepção seja a correta, mas é a que me traz mais segurança para iniciar uma vida a 2.com a pessoa que eu amo.
    • Responder
  • Carine
    Noiva Constante Março 2019 Rio de Janeiro
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que reflexão maravilhosa, linda! É válida todos que estão nessa fase de noivinhos ler! É claro que bate um certo medo, uma duvida do incerto pois nao saberemos como será após o casamento. Mas que esse medo nao venha enfraquecer e nem fazer desistir e sim fortalezer!
    • Responder
  • Bianca
    Super Noiva Maio 2020 Paraná
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    😍 aaah que texto MARAVILHOSO!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, como eu disse já estive dos dois lados da moeda, não existe formula para um relacionamento dar certo, mas te garanto que os dois terem estabilidade tb nao eh garantia de sucesso...no texto não está dizendo pra vc passar fome junto com a pessoa, mas sim que eh gostoso construir cada tijolinho junto, esperar um estabilidade pra casar pra mim eh q eh utópico, o amor nunca vai ser sobre o que vc tem e sim sobre o que vc sente
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Texto é bem poético, mas discordo na grande maioria. Casar já é uma tarefa difícil, onde se terá que conviver com uma pessoa de criação e costumes totalmente diferentes. Imagina encarar essa sobrevivência e adaptação combinado a perrengue financeiro, concordo que o amor é forte, mas já começar uma relação colocando isso em prova é bem complicado. Eu particularmente não sairia da casa dos meus pais onde tenho toda uma estabilidade e exemplo de casamento financeiramente sadio e equilibrado para viver esse amor utópico de quatro paredes é o que der. OPINIÃO MINHA!
    • Responder
  • Denize
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Denize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahh... Que lindo!!!
    • Responder
  • Jessika
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Jessika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem isso ...se existe amor... O resto a gente corre atrás se tudo dá certo !! 😍😍
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Jessika, eh nos perrengues que se vê o qto o outro eh parceiro e a gente só consegue enxergar isso com nosso amor verdadeiro, eh um crescimento mútuo, um empurrando o outro pra frente, medo acho que existe em todas as relações, mas quando o amor fala mais alto tdo se vence ❤️
    • Responder
  • Renata De Oliveira
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vdd...Obrigada Ana...boa sorte pra ti tbmSmiley kiss
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai dar tudo certo noivinha 🙌🏻
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com ctz Renata, muitos dizem que amor não enche barriga, mas ohhhh se enche, sortudos daqueles que vão conquistar juntos, com amor tudo se vence, boa sorte pra vc
    • Responder
  • Rayane
    Super Noiva Julho 2020 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que debate maravaaaviiilhooso 😍 Muito lindoSmiley heart amei!!!
    • Responder
  • Jessika
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Jessika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Medo a palavra que mais existiu desde o início da minha relação... Esse texto realmente diz tudo sobre o CASAR..." O casal se fortalece dividindo os esforços e as sobras dos salários. " E como a gente se fortalece!!
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O texto é lindo e romântico, mas na prática não é assim. Creio que ninguém precisa ter a conta bancária recheada, formação universitária e outros muitos bens pra casar. Muitas coisas podem ser construídas pelo casal após o casamento. Mas ao mesmo tempo casar hoje em dia sem nada, juntando duas pobrezas como diz o texto não é uma coisa muito adequada a se fazer. Já passei dificuldade com meus pais quando criança, já vi minha mãe chorando várias vezes pelas dificuldades que tínhamos. Não quero passar por isso depois de casada, por isso sempre fiz questão de ter minha formação, minha profissão e meu emprego antes de casar. Ninguém se alimenta e paga as contas com amor. Isso é ilusão.
    • Responder
  • Renata De Oliveira
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo Ana!Smiley love otimas reflexões. .belo texto. Veio em boa hora p mim, pois cai como uma luva pro meu noivo (gostaria q ele q estivesse lendo isso agora) pq nestes momentos ele esta c a mente mto preocupada em relação a bens materias e status profissional. Ja eu sou mais romântica e firme na fé...e estou pensando é na nossa convivencia pós casados.. .pq sei q em meio a todas dificuldades q estamos tendo e iremos ter, vms sair vitoriosos c as graças d Deus.
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa outubro 2018 Espírito Santo
    Thiala ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente!!!👏👏👏👏👏👏
    • Responder
  • Grasi
    Noiva Constante Janeiro 2019 Distrito Federal
    Grasi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Precisava ler esse texto, pq tem hora q bate o desespero, questionamentos e como será depois? Temos nossa casinha pagamos ainda, dinheiro pro casamento temos, porém vamos ficar lisinhos, mas Deus na frente sempre. 😘
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2019 Sergipe
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa reflexão.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas