Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro

Casar antes ou depois de terminar a faculdade?

Stephanie, dia 25 de Janeiro de 2018 às 18:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 30

Olá,

Minha vida não é fácil, assim como a de muitas noivinhas. Fiquei noiva recentemente, porém minha família não gostou, querem que eu termine a faculdade antes de casar. E ainda falta muito para eu terminar a faculdade. Sendo que não marquei data de casamento ainda. Estou triste pela decisão de minha mãe, que antes concordava com o casamento e agora discorda totalmente, disse que se tiver uma festa não sabe nem se vai. Minha família acha q não vou terminar a faculdade se eu casar, que vou engravidar (sendo q não tenho planos de ter filhos), acham que meu noivo não conseguirá me bancar...

Não penso em largar a faculdade, nem em desistir dela, já que batalhei muito para entrar. Na realidade penso que o casamento me ajudará em terminar a faculdade.

Estou muito triste, pensar em não me casar agora, deixa-me triste.

Gostaria de opinião e de meninas que tenham conseguido os dois juntos.

Obs.: Não trabalho pq minha faculdade é em tempo integral.

30 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 6 de Junho de 2020 às 15:29
  • Mayara
    Noiva Ativa Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha ,vou dizer como estou fazendo ,eu faço faculdade e fiquei noiva ,estou terminando minha faculdade, então coloquei meu casamento pra depois que terminar a faculdade, eu acho que depois de casada tudo se torna mais difícil, então por esse motivo é depois de conversar muito com a minha mãe, eu decidi colocar meu casamento pra depois de concluir a faculdade ,mas faça o que seu coração mandar ,beijos e boa sorte pra você
    • Responder
  • Tatyane
    Noiva Esperta Março 2016 São Paulo
    Tatyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Segue o seu coração
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, isso é bastante pessoal, eu não sei como é a sua rotina ou quais são seus planos, mas eu particularmente esperaria me formar e começar a trabalhar para casar.

    A faculdade demanda muito tempo e nos consome demais, são muitas horas estudando, lendo, especialmente quando chega na fase final, quando você faz seu TCC. Precisa de foco, atenção e tempo livre para fazer isso, ainda mais você que faz faculdade em tempo integral, complica mais ainda. Estando casada, você terá muitos afazeres, mesmo que divida com seu noivo, você terá novas responsabilidades e uma vida nova para cuidar, e dividir o tempo nessa fase é muito difícil mesmo.

    Além disso, li abaixo que você disse que a questão financeira está resolvida, mas casar não é ter apenas dinheiro para a festa, mas principalmente para sustentar a vida de casada. Você terá um novo lar, compras, contas, supermercado, e essas coisas pesam no orçamento do casal, precisa ter isso estruturado para não haver brigas e discussões. É muito peso em cima de um só trabalhar, precisa ter equilíbrio.

    • Responder
  • Evelyn
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu casaria (e vou casar porque já sou formada, rs) depois que acabar a faculdade.

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, quando tem consenso, tudo flui! por isso que eu digo que a conversa é a base de tudo, se estão de acordo não tem pq dar errado.

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está tudo bem, é temporário. Não quero viver o resto da vida dependendo dele, também quero ajudar ele com os planos dele. Penso que no momento estamos em uma sociedade, um ajudando o outro a crescer. Eu dei apoio antes de ele passar para o concurso que ele queria e agora ele está me ajudando.

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Vai dar certo sim!

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mana, que lindooooooo! Sério, fiquei emocionada com seu texto. Muito obrigada pela ajuda! E felicidades para você e sua companheira, estão no caminho certo!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é bem complicado, eu ainda não iniciei a faculdade mas já estou noiva eu tenho planos de começar antes de me casar se tudo der certo, mas às vezes me pego pensando nisso como poderia ser mais complicado. Mas eu não penso muito em relação aos cuidados da casa porque eu e a minha noiva temos a mente muito aberta em relação a dividir tarefas e nunca ficaria tudo nas costas de uma só. Até porque eu sou responsável na maioria das tarefas na casa da minha mãe e sempre que ela pode me ajuda na faxina, na comida em tudo. Em relação a atenção Ela provavelmente estaria também se formando então a falta de atenção seria compreensível em ambas. Eu penso muito que um casamento tem que ser feito de paciência, companheirismo e compreensão além do amor também o principal então essas eventualidade vão surgir pode até ser mais difícil mas acho que quando eu levantar às 5 da manhã pra ir trabalhar e depois pra faculdade chegar em casa às 11 da noite e deitar na cama vou querer ela do meu lado pra me ajudar nos momentos que eu quiser desistir ou quando eu quiser desabafar sobre algo que aconteceu no meu dia. Iniciar minha vida acadêmica com ela, e quando eu me formar ela ter me ajuda em tudo que pode pra eu ter meu diploma. Acho que difícil é sim, mas penso que ficar do lado de alguém que coloca você mais empenhada nos seus sonhos pode ser uma força e não um obstáculo a mais.
    • Responder
  • Hevelyn
    Noiva Principiante Dezembro 2018 São Paulo
    Hevelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, minha faculdade é de 5 anos e eu também decidi casar antes, é normal de pais ficarem preocupados, mas tudo é uma questão de conversar, de tranquilizá-los.

    No meu caso foi mais fácil pois não tenho gastos com faculdade e nem com transporte. Mas espero que tudo dê certo pra vocês Smiley heart

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E vc se sente confortavel com isso??

    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu amor escolhemos terminar nossos estudos e casar, principalmente pela parte financeira. E acho também que seria sacrificante fazer faculdade e conciliar cuidados com a casa...

    Mas vai da sua escolha, faça aquilo que estiver no seu coração só não se esqueça que seus pais querem o melhor pra você, disso não tenho dúvida. As vezes ela só está pensando em você não ter que passar por dificuldade que ela já tenha passado.

    Apesar de tudo isso, eu acredito que nós podemos escolher nossa maneira de viver e que construir coisas juntos é bem melhor. Smiley heart

    Que Deus te abençoeSmiley heart

    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master Março 2018 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Stephanie, acho que isso é uma escolha muito pessoal, pois cada um sabe o que acontece na sua vida, mas eu particularmente, não casaria sem ter terminado a faculdade e já estar trabalhando, não por ter que conciliar as duas coisas, mas sim pela parte financeira, embora dependendo do curso que esteja fazendo, cuidar de casa e estudar fica bem puxado. E como diz no velho ditado, tudo tem seu tempo, e se tem como esperar para casar eu esperaria, pois pelo que você disse só seu noivo tem renda fixa, e por menor que seja a festa de casamento, o gasto é bem alto.

    • Responder
  • C
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu noivo pensava que nem a sua mãe, ele queria que eu terminasse a faculdade primeiro, porque achou que o casamento me atrapalharia. Mas, na faculdade mesmo via muitas colegas que continuavam a vida se casando e tendo filhos normalmente, mas isso é porque são pessoas focadas, que não desistem fácil de suas conquistas. Claro que você estuda em tempo integral e já decidiu não ter filhos, e eu acho que com o apoio do seu noivo vocês não precisam esperar também, se é isso o que querem então provem pra sua família que vocês são responsáveis o suficiente pra isso.
    • Responder
  • Dri Deoldoto
    Noiva Principiante Março 2019 Paraná
    Dri Deoldoto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vcs devem pensar bem.. pois além da parte financeira deve-se pensar também nos afazeres que a faculdade e a vida de casada demanda.. eu optei por estudar primeiro, conclui duas faculdades e meu noivo conclui a dele agora em julho.. começamos a namorar muito novos e acredito que se tivéssemos casados não teria me formado, pois o custo do estudo dos dois afetaria no financeiro da cada drasticamente.. porém tenho duas amigas que se casaram quando estávamos na faculdade e ambas conseguiram concretizar a faculdade.. porém a luta foi maior.. acompanhei dia a dia e não foi fácil.. a decisão deve ser de vocês.. analisar os pós e contras.. mas pense no futuro.. espero que tenha ajudado em algo 😊
    • Responder
  • Alexandre
    Super Noivo Junho 2018 São Paulo
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então sucesso! E o maridão pode ajudar no TCC (:
    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajudou sim! A questão financeira está resolvida, estamos juntando dinheiro a tempos para isso.
    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A financeira está resolvida, já estávamos guardando dinheiro antes.
    • Responder
  • Alexandre
    Super Noivo Junho 2018 São Paulo
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e minha noiva nos conhecemos já cursando faculdade, acabamos de nos formar e já emendamos o casamento que concretizaremos agora em Junho. A única questão mesmo que eu posso opinar é a financeira. Faculdade gasta muito, casamento também. Se a decisão vocês já tem, agora vocês tem que fazer conta. Está sendo difícil, to cortando o cabelo de mês em mês e era de 15 em 15 dias, mas estamos honrando todos os compromissos e o casamento vai sair. Põe na ponta do lápis os gastos com a faculdade, transporte, moradia, alimentação e o casamento. Os pais querem ter essa garantia de você com um futuro mais garantido, querem estar o mais tranquilos possível. Conversem bastante, essa decisão requer.
    • Responder
  • Kethellen
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Kethellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Novinha, também noivei a pouco tempo e irei me casar após a faculdade, mas não foi devido aos estudos em especial a faculdade que escolhemos casar depois, foi mais por organização financeira. Caso tivéssemos condições, casaríamos mesmo estudando. Contudo demandaria um esforço maior de nossa parte para conciliar estudos, casa, marido, lazer, entre outros.
    Acredito que quando expostos a uma situação, todos nós encontramos uma solução.
    Se você e seu noivinho quiserem se casar antes de completar os estudos não há nada de mal nisso, porém vocês terão que ser mais flexível para conciliar tudo. E se você tem um objetivo com os seus estudos não é um casamento que irá atrapalha-lo.
    Bjos e espero ter ajudado
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, eu acho que se tem a opção de esperar, espere. A gente acha que não, mas faculdade toma tempo. Eu jamais ia conseguir fazer faculdade, cuidar de casa e dar atenção ao marido. Faculdade toma tempo, TCC nem se fala. Não acho que sua mãe esteja te minando, apenas falando o que ela acha que é melhor. Se você acha que consegue, vai em frente. Mas se há a opção de esperar, espere. Junte dinheiro, se planeje.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha! Não acho que é impossível terminar a faculdade estando casada, mas é sim mais complicado. O término da minha graduação foi muito puxado e eu não sei se teria conseguido se ainda tivesse que cuidar de uma casa e de um marido naquela época.
    Quanto ao seu noivo te bancar, não tem muito como opinar, vai depender de como você se sentirá com isso e com as condições dele.
    Independentemente de tudo isso, acho o que vale a pena vocês dois sentarem e avaliarem quando é mais interessante casar de acordo com as finanças de vocês. Se puder ser antes de terminar a faculdade e você estiver segura que dá conta de tudo, por que não?
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também fiquei noiva na faculdade. Fiz questão de terminar ela, assim como meu noivo tá terminando o mestrado dele antes de casar.
    Meu motivo principal? Nunca na vida quero depender de marido para nada. Meu noivo é ótimo, tem um excelente salário. Daria para né sustentar com sobra . Mas eu acho muito chato ter que pedir dinheiro para ele. Gosto de comprar minhas roupas, meus cremes. Segue o concelho da sua mãe. Ela já deve ter vivido muito.

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E sim, minha faculdade é gratuita.

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, você deu esperança para mim. Meu noivo não deixa eu desistir da faculdade de jeito algum, passo por problemas pessoais também e ele está sempre ali dando força.

    Obrigada!

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Porém, agora já sou dependente dele para comprar a maioria das coisas.

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Posso ajudar na festa, pq trabalhei como frela e consegui um dinheiro. E tenho q chegar em casa e arrumar tudo desde nova.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha sua faculdade é gratuita?

    Realmente seu noivo precisará ter condições de bancar vc e o casamento em si pq vc não irá poder trabalha já que estuda em tempo integral!

    Eu terminei primeiro mesmo trabalhando e digo que foi uma otima decisão pq ter que estudar e chegar em casa e arruma-la e fazer comida não deve ser facil... E tbm não me sentiria bem se não pudesse ajudar financeiramente tanto na festa quanto nas contas do dia a dia gostaria!

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sthephanie, eu passei pelo mesmo dilema quando disse que me casaria! Mas me casei, e com um tempo meus pais foram mudando de ideia, principalmente ao verem o meu esposo me apoiando nas minhas decisões e não me deixando desistir - principalmente da faculdade por motivos pessoais - sempre me apoiando e me motivando.

    Faculdade não atrapalha casamento e nem casamento atrapalha a faculdade, a questão é saber conciliar os dois.

    Se você acha que está pronta pra casar, case! Esse drama de que não vão na sua festa de casamento logo vai passar quando verem sua determinação!

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entendo a posição da sua mãe..acho muito importante ter a partilha em casa, e nem sobre a condição do seu noivo poder te bancar ou nao, mas entendo que de repente vc queira comprar algo, desde pessoal, ou até uma surpresa, e vc virara dependente dele, não acho isso saudável, nem para vc como mulher quanto para o relacionamento de vcs..acho importante haver a partilha das contas, dividas, e a liberdade de aquisição.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas