Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

K
Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais

Casamento militar

Kássia, dia 16 de Novembro de 2017 às 17:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 31

Casamento MilitarCasamento militar 1

Noivinhas , não sou militar nem meu noivo. Já trabalhei na aviação e até hoje acho incrível casamentos da aeronautica, marinha e militar !!! Estava na net pesquisando sobre casamentos e me deparei com algumas informações sobre o casamento militar !!!

Os casamentos podem até se modernizar, mas os mais clássicos continuam sendo incríveis. O casamento militar, esbanja elegância e tradição.

O casamento militar é marcado por algumas tradições que, apesar de não serem obrigatórias, dão um charme completamente especial ao momento. Vale lembrar que não é necessário ser em uma capela militar, mas se você quiser seguir bem à risca o protocolo, faça a reserva com antecedência e peça as informações necessárias para o capelão do lugar.

Os principais detalhes são:

1. Ritual da guarda de honra

No início do casamento, os oficiais convidados fazem uma guarda de honra, que escolta a noiva até o altar. Essa guarda é feita por duas colunas de pessoas, que se mantém em formação até o final da cerimônia. Depois disso, acontece a próxima tradição, que é o teto de aço.

2. Teto de aço

Essa é uma das tradições mais populares, que já foi adotada até mesmo por casamentos que não são militares. Assim que termina a cerimônia religiosa, a guarda de honra que estava formada faz uma espécie de teto com suas espadas, para os recém-casados passarem por baixo.

Os oficiais devem estar devidamente uniformizados, alinhados em corredor e empunhando sabres, no caso do Exército e Marinha, e espadas, no caso dos Fuzileiros Navais, por exemplo.

3. Farda oficial do casamento militar

Como já foi falado antes, todos os oficiais devem estar fardados, com trajes específicos para esse tipo de cerimônia. Geralmente, quando a noiva é militar, ela pode escolher entre usar sua farda ou o vestido de noiva tradicional! Os padrinhos e madrinhas, caso sejam também dos serviços militares, podem se vestir com suas fardas, para deixar o casamento ainda mais elegante e padronizado.

Casamento MilitarCasamento militar 2

4. Corte do bolo com a espada

Outra tradição bastante conhecida é o corte do primeiro pedaço do bolo de casamento com uma espada. Nesse momento, a noiva e o noivo seguram juntos e fazem o corte. É claro que você só vai fazer isso se tiver uma festa ou recepção, mas se esse for o seu caso, deve investir na ideia.

Essas tradições não são rituais obrigatórios, mas é bem difícil um militar recusar segui-las em seu grande dia. O resultado de um casamento militar fica maravilhoso, cheio de pompa e recordações lindas. Alguem mais admira assim como eu ???

31 Respostas

Última atividade por Lorena, dia 15 de Setembro de 2023 às 15:23
  • Lorena
    Noiva Novata outubro 2023 Pará
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho uma dúvida, eu serei militar ano que vem e quero realizar o casamento quando eu for uma oficial, porém meu noivo não é militar e nem tem interesse em ser.
    Eu queria que ele pudesse ir fardado na cerimônia já que eu por ser a noiva vou estar com o vestido padrão de noiva.No entanto, não sei se ele irá poder estar fardado sem ser militar, afinal somente a noiva é militar.
    • Responder
  • L
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Paulo
    Lucivânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na Av Tiradentes em SP tem algumas lojas que trabalham exclusivamente com uniformes/fardas.

    • Responder
  • L
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Paulo
    Lucivânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não, até pq precisa de autorização para usar a farda etc

    • Responder
  • M
    Rio de Janeiro
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo Beatriz, o teto de aço é uma honraria concedida apenas quando um dos nubentes é oficial.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Agosto 2021 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também estou procurando saber, meu noivo é militar e não sabemos onde aluga/compra
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Dezembro 2022 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pelo o que eu sei, sim. Só que teto de aço e o uso da espada são só para Oficiais, não incluindo Praças (Soldado, Cabo e Sargento). Posso estar errada, mas pelas minhas pesquisas foi isso que encontrei...

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Abril 2021 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas!


    Meu noivo é policial militar, eu sou investigadora de polícia.. por aqui vamos ter só a farda de gala, que é muito bonita.. Não teremos a guarda de honra, será um casamento civil mesmo.
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não que eu saiba. É uma coisa bem específica. Se vcs nao sao, qual é o sentido de fazer?
    • Responder
  • Thiago
    Noivo Novato Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Thiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    03:33
    Tira dúvida, não sou militar, minha noiva também não e militar. posso casar com honra militares?
    • Responder
  • Talitha
    Noiva Novata Janeiro 2022 São Paulo
    Talitha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivinha, poderia me ajudar em relação a farda , onde consigo ??
    Meu noivo é polícia militar , mas não sabemos onde encontrar , pois pelo o que ele sabe a corporação não oferece para casamento.
    Poderia me ajudar ?
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que os padrinhos vestem quando só o noivo é militar?
    • Responder
  • Vannuza
    Noiva Novata Setembro 2024 Paraná
    Vannuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casamentões militar é apenas para quem esta no exército ou PM “polícia militar” tbm pode fazer essa cerimônia? Obrigada desde já. 😃
    • Responder
  • Endayra
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Endayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiiii, depende da igreja essas cerimonias "diferentes" é necessário consultar a paroquia responsável.. Muitas aceitam, porém tem que ser respeitadas algumas regras que elas possui individualmente.

    Beijos Smiley heart


    • Responder
  • Marcella
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Marcella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A Guarda de Honra é permitido no casamento religioso (Igreja Católica)?

    • Responder
  • Angela
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso só terá a farda rs
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Dezembro 2020 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas informações!
    • Responder
  • Juliao
    Noivo Novato Setembro 2019 Mozambique
    Juliao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meus parabéns, que deus vos proteja.....

    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lucélia, tudo bem e com você?

    Perguntei para meu noivo e ele disse que não pode, só se seu noivo for militar... O que pode é só seu pai ir fardado.

    Espero ter ajudado, beijos noivinha!
    • Responder
  • Lizandra
    Noiva Principiante outubro 2021 São Paulo
    Lizandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou querendo mesclar entre um casamento militar e civil rsrs a farda do noivo é lindíssima.. e essa entrada também.. detalhes a ser pensados 👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Lucélia
    Noiva Novata Dezembro 2019 Bahia
    Lucélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Natália! Tudo bem?
    Meu pai é tenente da polícia militar, e eu pensei em entrar com o teto de espadas, já que meu pai vai entrar de uniforme oficial! Será que é possível? Já que o noivo não é? E se for como que acontece? Eu procuro quem pra autorizar e tudo mais?
    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo noivinha, eu prefiro o clássico também.

    O meu noivo é 3° sargento músico do EB, sempre sonhamos com nosso casamento militar e graças a Deus Ele nos concedeu essa bênção rs

    Estávamos até pensando em chamar alguns militares que conhecemos para tocar e outros para guarda de honra.
    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Faz isso mesmo !! Vai ficar lindo, alem de ser uma bela homenagem. Provavel que ele se emocione rsrs.

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim imagino que seja algo totalmente costumeiro!! Os convidados que ficam encantados ahhahha ... Acho lindo demais .

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lindo demais né Danni !!!

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim , sem duvida !!! Acho super elegante .

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente , eu fico encantada.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho lindo demais!
    Adoro ver as fotos do meu avô fardado no casamento dele! (ele é Coronel aposentado)
    Uma pena que a farda dele não serve mais, se não ia pedir pra ele usar no meu casamento Smiley xd
    Pelo menos vou pedir pra ele usar as medalhas de mérito que ganhou ao longo dos anos...

    • Responder
  • Y
    Noiva Constante Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Yohanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou militar e o meu noivo também.. todos os padrinhos também são, mas o nosso casamento vai ser 100% civil kkkkk talvez só o noivo case com a farda azul com barregãs douradas pq eu acho particularmente mt mais linda q qualquer smoking. 😍 Maaaaaas , pra gente q é militar usar a roupa de trabalho pra ir em um casamento não é algo tão prazeiroso assim 😐
    • Responder
  • D
    Noiva Constante Maio 2018 São Paulo
    Danni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo demais!!
    • Responder
  • Yngrid
    Noiva Esperta Março 2018 Ceará
    Yngrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho lindo, noivinha! Pra quem é militar fica muito lindo.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casamento militar é lindo demais!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas