Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Rio de Janeiro

Casamento em tempos de COVID-19: perguntas e respostas!

Jéssica, dia 18 de Março de 2020 às 06:37

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 142

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo: >> {Atualizado em 15/11/2021} Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil Olá, noivinh@s! 🙋‍♀ Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao...

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo:

>> {Atualizado em 15/11/2021}

Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil





Olá, noivinh@s! 🙋‍♀

Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também afetando a organização dos casamentos e até a celebração do grande dia. Recebemos muitas dúvidas e preocupações de vocês e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos. Vamos lá?

Acho que todos já sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em relação ao seu casamento. Na Comunidade de Casamentos.com.br, oferecemos todo o nosso apoio para, como sempre, estar ao seu lado, compartilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Para isso, reunimos perguntas e inquietudes que vocês, noiv@s, têm compartilhado conosco nos debates e prestamos o nosso apoio com conselhos e com a informação necessária para que possam ter uma guia ou, pelo menos, um pouco mais de tranquilidade. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações!

🍴 Festa de casamento e espaços

Como as notícias sobre a realização de eventos vão mudando diariamente e também dependem da região onde será celebrado o casamento, recomendamos que vocês se mantenham informados. Se há qualquer dúvida sobre a celebração do casamento, recomendamos que vocês entrem em contato com os fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietudes e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos problemas que possam surgir. Nestes momentos de emergência, a solidariedade das pessoas pode nos surpreender. Conversando com calma com os profissionais escolhidos para o seu grande dia, vocês podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, vocês precisam que os profissionais estejam do seu lado e eles reciprocamente.

Sobre o espaço onde será realizada a cerimônia, seja civil ou religiosa, aconselhamos que vocês entrem em contato com as instituições ou centros religiosos que, com certeza, já estão avaliando a situação e irão tomar medidas pertinentes. Além disso, algumas medidas preliminares serão adotadas regionalmente e, além das medidas nacionais, é importante que consultar as medidas que serão aplicadas no seu Estado ou cidade.

🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é manter a calma estar sempre informado.

>> Se a sua viagem é daqui a vários meses, informe-se para não se precipitar nem tomar uma decisão de cabeça quente. Pode ser que o contexto mude e seria uma pena perder a viagem e o valor da reserva. No entando, com tranquilidade, você pode ler a política de alteração e cancelamento do seu contrato e consultar a sua agência de viagem.

>> Se a sua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades no país de destino, como na Embaixada Brasileira nesse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde, ou nacionais, como o Ministério da Saúde.

No caso de terem pedido um visto para a viagem, as mesmas autoridades que expediram o visto podem dar informações sobre para quando seria melhor adiar a lua de mel. Por outro lado, se a sua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, verifique as restrições desse lugar. Esse link pode ajudar: https://www.iatatravelcentre.com/passport-visa-health-travel-document-requirements.htm

A próxima recomendação é consultar a sua agência de viagens e questionar sobre a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se for o caso, também recomendamos que vocês consultem as políticas da sua companhia aérea ou do seu alojamento.

👫 Converse com os seus convidados

A celebração do seu casamento é um dos momentos mais importantes para vocês, mas também para a sua família e amigos. Se não é possível celebrar na data que você queria, não se preocupe. Para que você possa viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam aproveitar esse momento, você deve pensar em adiar o casamento e realizá-lo em uma data posterior. Os seus convidados vão entender e agradecer, especialmente se há convidados de grupos de risco.

👰 Casamentos nos próximos meses

A situação atual muda constantemente e não podemos dizer quando terminará. Por isso, se o seu casamento é em março, abril ou maio deste ano, você pode considerar a possibilidade de escolher uma nova data. Se será dentro de alguns meses ou com datas mais distantes, não se preocupe ainda. Continue com a organização do seu casamento e pense que tudo vai se resolver em breve. É importante que tod@s fiquem atent@s aos comunicados das autoridades locais.


🤔 Adiar, cancelar… E agora?

Não se sinta frustrada. O melhor é manter a calma e confiar em tomar a decisão correta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não perca a esperança.

O seu grande dia tem tudo para ser incrível!

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar voltar todos à normalidade.


****

Na Comunidade de Casamentos.com.br, vocês sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer inquietude, dúvidas ou sentimentos que quiserem compartilhar com outros casais que estão passando pelo mesmo processo.

E, em caso de qualquer contexto particular, vocês também podem escrever a help@casamentos.com.br, por onde as nossas equipes estarão disponíveis para ajudar.


Um beijo e força, Comunidade! Cuidem-se bem Smiley heart

****

Leia também:

Centro de ajuda para casamentos: guia útil sobre o coronavírus


#OAmorSuperaTudo: Vem com a gente 💗
#NoivasEmCasa: e se a gente trocar dicas por aqui? 💞
Teve que adiar o dia C? Avise os convidados com as artes de Casamentos.com.br 💕
Como organizar o dia C desde casa em prevenção ao coronavírus
Coronavírus: o que fazer quando é preciso adiar o casamento?
Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
9 Ideias para celebrar o seu "não-casamento"!
É possível seguir com a organização do casamento? "Sim, é possível"
10 Vantagens de celebrar o casamento no verão
Como encontrar o vestido de noiva ideal... desde casa!

142 Respostas

  • Iracema
    Noiva Ativa Junho 2020 Goiás
    Iracema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sei se isso será um desabafo ou uma ajuda mas vamos lá! Irei me casar no dia 20 de junho deste ano e no começo de maio tomaremos a decisão de fazer a cerimônia entre pais e padrinhos pois, não queremos adiar esse momento não é pressa de se casar pois já vivemos juntos mas por querer realmente esse momento pois nosso foco está muito além das festas. Não vou dizer que será uma decisão fácil pois não é de maneira nenhuma. É doloroso, penoso e chorosa. E festa a gente faz depois com o tempo porém certos sonhos não dá pra deixar pra depois. Então farei um micro casamento onde sei que haverá muito amor envolvido.

    • Responder
  • Luana
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém, querida! De nada! Bjus!😘
    • Responder
  • Keyla
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Keyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, Luana. Já coloquei nas mãos d'Ele, sei que será feito da forma que Ele quiser.
    E continuemos na torcida para que tudo passe.
    Obrigada pelas palavras e um grande beijo! 😘
    • Responder
  • Luana
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida! Espere até maio. Tente manter a calma. Seu casamento será lindo, não importa a data. Se for preciso adiar, adie! Esta situação está fora do nosso controle. Precisamos pedir o auxílio de Deus e descansar nele!
    • Responder
  • Keyla
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Keyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinhas!
    Escolhemos o dia 20 de junho para ser nosso. Escolhemos por ser inverno, por ter menor risco de chuva, já que será em um sítio. Mas agora estou morrendo de medo de ter que adiar... alguém de junho que possa me ajudar? Minha cerimonialista disse pra esperar até maio... Mas estou tão ansiosa! RS
    Grande beijo ❤
    • Responder
  • Luana
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas palavras de incentivo num momento tão delicado. Já li o artigo sobre o porquê de manter o casamento em 2020, muito bom! Vou dar uma olhada em outros também.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se a data é especial, não adie! Faça a festa depois, quando tudo normalizar e ai você terá duas datas para celebrar!

    • Responder
  • Vanuza
    Noiva Novata Novembro 2021 Minas Gerais
    Vanuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Bruna, e vcs vão deixar pra essa data mesmo? Já está tudo fechado?
    • Responder
  • Flavia
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal essas dicas, amei
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Esperta Janeiro 2023 São Paulo
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei 🥰 obrigada pessoal
    • Responder
  • P
    Noiva Principiante Maio 2020 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu queria um ajuda minha situação é a seguinte meu casamento era dia 09 de Maio era só uma recepção com almoço em uma salão após o casamento Civil em cartório ai em seguida ia para o salão mais com tudo isso que tamos passando eu estou pensando em adiar o casamento Civil para 06 de junho que é uma data que posso muda no cartório só que o salão que eu tinha contratado vai fechar as porta para vai vai ter salão de festa no endereço em Maio o meu evento séria o último ai eu estou na busca de um novo salão de festa que fosse no ABC mais que fosse próximo de Santo André que o aluguel não passasse de 800 reais é com cadeiras de ferro que não tivesse serviço de buffet se tiver que fosse em conta eu estou em busca de salão com as características do salão que eu tinha contratado .


    Eu vim até aqui para se quem tiver alguma sugestão para mim ajunda a encontrar algum para eu segurar essa data caso isso tudo volte a normal eu estou preparada para realizar o meu desejo caso não vou ter que despensas os serviços que tinha contratado para a recepção de casamento simples.
    Caso alguém passa mim ajudar o meu zap é **** pode mim chama meu NOME é Patrícia
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu estou com você nessa, amiga.

    Escolhemos nossa data por ser um dia especial pra nós e até agora não sabemos se e melhor adiar ou não.. No meu coração eu não quero adiar, mas também não sabemos como será nos próximos meses.
    A preocupação de agora é que mesmo com tudo "normalizado"até lá, muitos convidados não comparecerem por medo ou prevenção mesmo..


    • Responder
  • Cristiane
    Noiva VIP Maio 2020 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu tive que adiar a festa com a cerimônia que seria no dia 16/05/20 mas não adiei o casamento no civil.
    • Responder
  • Maisa
    Noiva Ativa Agosto 2020 São Paulo
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente isso que iremos fazer se for preciso, me caso em agosto e não adiei ainda, mas se for o caso só vou adiar a festa, o civil não! É uma data especial vamos prosseguir com o plano rs
    • Responder
  • Maisa
    Noiva Ativa Agosto 2020 São Paulo
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu é dia 16/08, estava bem preocupada com tudo pago e pronto, conversei com minha cerimonialista e ela aconselhou a esperar mais um pouco até mais ou menos final de junho.. os outro fornecedores também concordaram e foram muito compreensíveis quanto a possível mudança na data! Tenho fé que até lá tudo já se acalmou.. mas Deus está no controle! Escute conversar com sua cerimonialista ou pegar informações mediante o índice da sua cidade!!
    • Responder
  • Giovanna
    Super Noiva Setembro 2020 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Recebi o link deste debate por motivos óbvios.

    Creio que todos que estão com o casamento marcado para este ano estão com a mesma preocupação, ansiosos com o que pode acontecer daqui para frente. Mas eu também creio em um Deus que é poderoso para fazer coisas inimagináveis e que não permite que nada fruste os planos Dele, então, se você está lendo esse comentário, espero que tenha a paz no seu coração de que nada acontece se não por meio Dele ou por permissão Dele, então tudo, todo o seu casamento vai acontecer da forma que tem que ser. Seja adiando ou não, tudo, TUDO, vai dar certo.

    Parece que falar é fácil, mas quando confiamos em Deus ficamos certo de que nada é impossível ao que crê verdadeiramente, sem pestanejar.

    Força noivinhas! JÁ DEU(S) CERTO!

    • Responder
  • Jaciara
    Noiva Ativa Maio 2020 Pará
    Jaciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu seria dia 11 de Abril de 2020, infelizmente tivemos que adiar, ainda bem que conseguimos avisar e cancelar tudo com antecedência, apesar que na minha cidade não há nenhum caso, nem confirmado e nem suspeito, foi proibida as festas e eventos, e também o fórum da cidade fechou quando nossos documentos ainda estão lá, então de todo jeito vamos ter que esperar! Não sabemos quando será, talvez vamos fazer uma adaptação pra ver se conseguimos realizar até Julho nosso casamento, diminuir a quantidade de pessoas e fazer ao ar livre com mesas separadas por família e mantendo o distanciamento. Enfim estamos pensando em todas as possibilidades. Já tinha entregue uma parte dos convites, mas logo começou toda essa bagunça por causa do covid-19. Então pausamos as entregas. No momento só estamos orando pra que tudo se normalize, e que a gente possa realizar nosso sonho.

    • Responder
  • Glaucia
    Noiva Novata Agosto 2020 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu está marcado para o dia 08/08/20. Estou desesperada, pq não sei se será nesta data😭 essa data é muito especial para nós.
    • Responder
  • Mônica
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa, o meu é 15/08/20, nem sei o que fazer, não sei se adio ou espero, estou com tudo pago, só falta os doces e bolo, que parei assim que começou a pandemia aqui no Brasil, estou perdido, não vou consegui fazer chá e fico pensando em tudo que está impresso com a data atual, quero agosto que é um mês especial pra nós, quase dois anos planejando e agora pensando que tudo ficará pra um ano depois, nem sei o que fazer
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este artigo, além de informar, acalma! 🙏🏾
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Ativa Março 2021 Minas Gerais
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinhas, o meu casamento está marcado para outubro de 2020, e já estou aflita, pois a data foi escolhida por um motivo especial, além do tanto que estou esperando esse dia. Mas no fim, acho que temos que manter a calma, que é difícil, e como diz uma amiga minha "Deus é a favor do casamento" e irá acontecer no momento certo. Fé!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Curiosa Dezembro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou tão aflita com toda essa situação, me caso no dia 06 de Setembro 2020 e sei que em teoria preciso me manter calma. Mas na prática... Na prática estou completamente nervosa e desgastada com essa situação, pois não quero viver meu sonho pela metade. Por enquanto meu noivo e eu decidimos manter nossa data e tomar uma decisão no indo o de Jun, pois precisamos pensar em nossos convidados, se eles estarão se sentindo confiantes para estarem numa festa e se não irei colocar meus familiares, amigos e fornecedores em risco. Enfim, acho importante estar consciente de que talvez precisarei mudar a data... Mas Deus sabe de tudo e se Ele quiser tudo estará normalizado até lá!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Agora precisamos manter a calma né? Não adianta se desesperar porque não dá pra mudar isso...
    Eu só sinto pelos noivos que escolheram uma determinada data por ela ser especial pelo casal... Minha sugestão é que, se for esse o caso, casem-se no cartório e mantenha a data especial como a principal, e celebrem a festa depois, quando tudo voltar a normalidade. Eu faria isso se tivesse acontecido comigo.

    • Responder
  • Adrilene
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Adrilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo bem!
    Verdade.
    Obrigada ❤️
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Principiante Fevereiro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii, tudo bem noivinha?
    Entendo totalmente seu sentimento, mas tente colocar tudo na balança e siga seu coração! O que importa que a vontade de estarem juntos e casar é maior que qualquer outra coisa! Que Deus os abençoe! 🙏🏼❤️
    • Responder
  • Adrilene
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Adrilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi! Meu é julho Mas estou morrendo de medo.
    Tenho asma e convidados de Paraná
    São Paulo e Rio de Janeiro
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, acredito nisso também! Que essa fase passe logo! E sem dúvidas, independente de quando, o nosso dia será muito especial! ❤️
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Principiante Fevereiro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii, tudo bem ??
    Meu casamento ia ser 27 de junho de 2020! Bate uma tristeza muito grande, mas acredito que seja o melhor a ser feito.. tentaremos alguma data em alguma sexta, mas não sei se conseguiremos! Caso precise conversar, estou disponível! Beijos e Deus abençoe
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Ativa Junho 2022 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo que fez bem de adiar para abril de 2021....eu imagino que até junho o buffet deve mudar de posição e adiar também (sem custos)...acho que nesse momento todos tem que entender. Afinal é uma situação chata para todos! Mas vamos superar e curtir o nosso dia em 2021 ♥️♥️
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Julho 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mayara, tudo bem? Qual seria o casamento esse ano? O meu seria em 19/07/20, mas você descreveu exatamente o que estou passando, infelizmente o buffet também só tem data pars julho/2021.
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Ativa Junho 2022 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai eu acho que para quem pode adiar, é uma solução... O momento tem que ser leve e inesquecível...já esperamos tantos anos para casar, aguentamos mais um hehe 😉 mas entendo que tem casais que tem motivos e não podem adiar ....vai de caso a caso !
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está certa. Eu também de forma alguma manteria a data sabendo o caos que estamos vivendo e colocar todos em risco. Me antecipei e já mudei para abril de 2021. Porém, pelo buffet mesmo, estão adiando apenas os casamentos de abril.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas