Branca
Destacada Novembro 2018 São Paulo

Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia

Branca, dia 10 de Junho de 2019 às 11:52 Publicado em Fórum Festa

Olá comunidade linda

Vejo muitos debates de noivos que ficam na dúvida se devem contratar buffet ou mão de obra de cozinheiro. Bem vamos aos pontos que me levaram a minha escolha:

* Realmente, a mão de obra de uma cozinheira, no total do investimento, fica mais barato do que o buffet, porém temos que por na ponta do lápis os demais custos que terão que entrar no orçamento.

* Algumas cozinheiras, já oferecem no valor total, o serviço de garçom, mas algumas não, então esse seria outro ponto a se por no orçamento

* Geralmente, as cozinheiras não possuem material de cozinha, ou se possuem, cobram a parte, então nisso entraria aluguel de pratos, talheres, copos, rechaud, bandejas, pegadores, etc…

* As toalhas de mesa e guardanapos também não estavam incluso no orçamento, então também teríamos que pagar

* Nós iriamos comprar os ingredientes e seriamos responsável pelo armazenamento do mesmo, não tínhamos local adequado para armazenar tanta comida, e tanta carne, para 150 convidados, mesmo que pedisse pra todos os conhecidos que tem geladeira kkkkk, mesmo porque também não gosto de pedir nada, eu pagaria uma “diária” para a pessoa guardar pra mim

* o tempo de levar esses mantimentos até o local onde seria o casamento, tenho carro popular e só eu dirijo, seriam mais um contratempo, já trabalho até as 17h00 e o meu marido até as 18h00

* A contratação da bebida, seria a parte e nós seriamos responsáveis por tambores de gelo, tanto para os com álcool quanto os sem.

Graças a nossa assessora e cerimonialista, pudemos fazer os dois tipos de orçamentos e ver o que melhor se encaixava pra nós, ela nos indicou um buffet maravilhoso, que fez o cardápio do jeito que eu montei, com as bebidas sem álcool incluso, todo o material de cozinha, toalhas de mesa, guardanapos, bolo de dois sabores, e doces inclusos, serviço de garçons, mesa de café e nos deu de brinde um carrinho gourmet de brigadeiro e colocou uma entrada a mais, por um valor super em conta e que daria uma diferença de R$800,00 mais caro do que a cozinheira e todos os serviços extras que teríamos que contratar.

Algumas coisas que não nos agradou sobre ser o buffet

* As toalhas não pude escolher, eram brancas, mas fiz tanta amizade com a dona, que ela trocou pelas toalhas que eu queria, sem cobrar a mais por isso.

* Não fizemos degustação, apesar dela ser conhecida na cidade, não tinha muitos eventos antes do nosso casamento e os que ela tinha, não davam para nós irmos fazer degustação, hora por não bater nossos horários, hora pelos noivos não permitirem, confesso que fiquei bem apreensiva, mas depois de ela me chamar na casa dela e ter uma conversa franca, me deixou mais tranquila, mas não 100% confiante, eu que grata surpresa, a comida foi um sucesso, estava tudo tão bom, que até hoje ouço elogios sobre o nosso buffet

* Fechei para 150 pessoas, foram 127, a comida já feita, ela deixou pra nós, mas o que ainda não estava preparado, ela levou com ela, isso me deixou bem insatisfeita, afinal sobrou muita coisa pela quantidade de faltantes, mas como ela me fez muita coisa a mais do que o contratado, não entrei em debate

* Combinei com ela via whatsapp que as taças do brinde dos padrinhos seria taças de champanhe, e que seria servido sorvete junto com o bolo, mas não sei se ela esqueceu ou se não fez mesmo, mas as raças do brinde foram copos iguais dos convidados e não teve o sorvete, porém como não estava em contrato, não teve como brigar também *DICA IMPORTANTE: tudo que for combinado com fornecedor, seja qual for, via whats, Facebook, mensseger, peça pra colocar no contrato.

Então, quando eu e meu então noivo fizemos o comparativo dos prós e contras de cada um, a logística, a dor de cabeça que teríamos, a falta de tempo e a diferença de valores, optamos pelo Buffet completo e pra nós, foi uma de nossas melhores escolhas.

Espero ter esclarecido um pouquinho as vantagens e desvantagens de cada opção, lembrando que essa é a MINHA EXPERIENCIA, não serve de regra para o casamento de mais ninguém, além do meu.

Um beijo

Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 1

Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 2Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 3Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 4Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 5Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 6

Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 7Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 8Buffet .......Buffet x Cozinheira (o) – Minha Experiencia 9

Compartilhe em:

63 Respostas

• Rosimeire
    Noiva Constante Agosto 2019 Minas Gerais
    Rosimeire ·
    Ver mensagem citada

Amém noivinha!

• Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada

Imagina Aline, precisando, só chamar

• Aline
    Noiva Principiante Outubro 2021 São Paulo
    Aline ·
    Ver mensagem citada
    Vou continuar procurando e seguir sua dica de pedir degustação em dia de evento. Obrigada
  • Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada

Olá Erica, como disse no final do meu debate: "lembrando que essa é a MINHA EXPERIENCIA, não serve de regra para o casamento de mais ninguém, além do meu."

Essa é a minha vivencia, minha experiencia que tb deixei claro no titulo, pra mim foi a melhor opção e economia não valia a dor de cabeça. Os pontos que expus, servem para quem está lendo pesar os prós e os contras dentro da sua realidade, os valores divergem de regiões, do tipo de mão de obra, do tipo de alimentação escolhido, do tipo de material escolhido. Nada é regra. Que bom que pra vc compensou mais a cozinheira, economia é sempre bem vinda. Felicidades

• Erica
    Noiva Ativa Março 2020 São Paulo
    Erica ·

Hello Noivinha, bom aqui na minha cidade os buffet sao coisas de outro mundo, agente chegou a pesquisar muito ate que optamos pela mão de obra, inclusive uma conhecida minha que trabalha com esta parte nos fez um orçamento super justo, nele esta incluso: Cozinheira, ajudante e + 2 garçons, pratos, talheres, aparador da comida mais conhecida como richo.

Para nos tivemos uma economia de quase 4 mil reais, valeu super apena, as demais coisas iremos atras como toalhas que chá achamos com um precinho bacana e o dono da chácara ja esta alugando as mesas redondas com um preço super bom tbm hahahah...

As vezes oque é bom pra nos não seria tao bom pra vc, mais fico super feliz que deu tudo certo no seu casamento.Érica

• Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada

Oi Aline, pra saber por exemplo, o sabor da comida do buffet, vc pode agendar uma degustação e exigir que seja em um evento em que eles estejam servindo, assim vc vê a real comida servida, depois disso conversar com a pessoa se pode ou não temperar mais, adicionar algo que vc goste. Sobre as filas, isso acontece tanto com o buffet quanto com a cozinheira, a solução é colocar mais ilhas de rechout, eu não vi necessidade, tive 130 convidados e uma ilha deu conta, caprichar nas entradas tb ajuda a não formar uma fila enorme logo de cara que é aberta a mesa. Pra nós, a economia não valia a dor de cabeça, então optamos pelo buffet.

• Aline
    Noiva Principiante Outubro 2021 São Paulo
    Aline ·
    Estou nesse dilema, vou confesar que tenho medo de buffet...kkk... Os últimos casamentos que fui foram decepcionantes, comida requintada, mas sem sabor, aquelas filas intermináveis pra se servir.
    Mas pelo que estou acompanhando a dor de cabeça de ir comprar as coisas e contratar cozinheira e tudo por fora é mais trabalhoso que achar um bom Buffet
  • Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada
    Vai dar tudo certo noivinha, pra nós tb compensou muito mais o buffet
  • Rosimeire
    Noiva Constante Agosto 2019 Minas Gerais
    Rosimeire ·

Meu noivo e eu optamos por fazer um jantar em casa mesmo para padrinhos e familiares mais próximos. Fiz orçamentos com buffets e com cozinheiras. Uma das madrinhas acabou me indicando um buffet de confiança dela que ficou muito em conta e fechamos . O preço foi muito bom e a atenção que ela tem nos dados, não tem igual . Muitas cozinheiras, nem se quer deram resposta ao pedido de orçamento ( achei isso absurdo). A grande vantagem pra nós do buffet foi não ter os problemas de compras e logística. Estamos na expectativa e confiando muito .

• Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada

Que bom noivinha, imagina

• gabriela
    Noiva Novata Setembro 2020 São Paulo
    gabriela ·

Ameeeei. Muito Obrigada!!!!

• Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada
    Amém noivinha, obrigado pelas palavras de carinho ❤️
  • Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada
    Hj em dia, na correria do dia a dia, a praticidade é um grande diferencial. Obrigado por comentar noivinha ♥️
  • Andressa
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Andressa ·

Muito legal o seu debate, noivinha!! Para mim o buffet é mais prático pelo fato de o fornecedor ser apenas um, sendo o responsável pelos utensílios, por comprar as quantidades, armazenar e afins. Eu também não teria como fazer o corre de levar pra cá, comprar pra lá.

• Branca
    Branca ·
    Ver mensagem citada
    Sim, fica quase o valor do buffet. Legal compartilharmos nossas experiências. Obrigado por comentar ♥️
  • Mayara
    Noiva Constante Janeiro 2018 São Paulo
    Mayara ·
    Ver mensagem citada

Com certeza não compensava a você, eu tive esse beneficio né, mas quase desisti de contratar quando fiz uns orçamentos que eu teria que alugar tudo por fora.

Responda a este debate

Artigos relacionados