Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscila
Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina

Ajudinhaaaaaa, igreja católica!!

Priscila, dia 22 de Março de 2017 às 16:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 37
Oii meninaaas, queria saber informações sobre se casar na católica. Meu noivinho é católico e quero ver as diferenças entre a católica e evangélica pra decidir a igreja. Por que pra mim Deus é um só e a benção dele estará em qualquer uma das igrejas.
Podem me ajudar? Quais as exigências da igreja católica?

37 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 30 de Julho de 2019 às 19:45
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se vcs pretendem casar na igreja católica se ele se batizar na igreja dele não tem problema a igreja católica aceita o batismo dele, só se atente a uma coisa se vc é ativa na sua religião, vc precisa casar na igreja católica, pois a igreja não aceita casamento em outra igreja senão a católica, esse não tem jeito.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento na evangélica é muito menos burocrático, fora que a maioria das igrejas não cobram.
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Dezembro 2021 São Paulo
    Naty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu namorado não se batizou ainda, e ele é evangélico, ele não quer ser batizado na católica. Então para nos casarmos ele se batiza na evangélica? Eu sou católica e pretendo casar na católica.

    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ser batizado e ser crismado (o batismo é obrigatório mas a crisma é opcional antes do casamento em algumas dioceses, outras tb sao obrigatórias). Tirando isso, certas igrejas limitam a decoração, etc (coisas supérfluas ao meu ver). Sou católica e a decoração da igreja pra mim é o que menos importa rs
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Março 2020 Rio Grande do Sul
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como você fez fez a dispensa sem batismo? quais documentos entregou? Eu sou batizada e o noivo não é e não quer batizar..

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Abril 2019 Espírito Santo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que é exatamente isso mesmo. Quanto ao batismo, tem que ver como é em cada religião. Como foi dito no comentário, tem que ser feito com água e em nome da Santissima Trindade, mas tem ~algumas~ igrejas que não são consideradas (porém não lembro agora).

    Para o casamento ser realizado fora da igreja com valor do Sacramento do Matrimônio, só com a liberação do Bispo, mas acho que isso é só em casos extremos... acho que não é liberado a todos mesmo não.

    Mas a melhor coisa é você procurar um Padre e conversar com ele.

    • Responder
  • D
    Noivo Novato Julho 2018 Paraná
    Derek ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola pessoal.... Vou me casar em Julho agora... e sou Ateu, porem minha esposa é catolica e quer casar na igreja...

    Analisando todos os documentos e autorizaçoes da igreja...

    SIM.... É POSSIVEL CASAR NA IGREJA SEM BATISMO E SEM CRISMA !

    chama-se Casamento Misto: quando 1 é catolico batizado e crismado, e o outro so tem o batismo mas nao eh crismado...

    chama-se Casamento de disparidade de culto: quando 1 é batizado e crismado e o outro sem batismo e sem crisma...


    Quem quiser analisar melhor essa "Liberaçao", procure a cân.1125, que é tipo um livro de lei da igreja...

    espero te ajudado pessoas... bom casamento a todos...

    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Igreja católica não realizarcasamento fora da igreja, precisa ser batizado (em qualquer igreja), mas procure sabe na secretaria ou com padre sobre todos os procedimentos.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por nada "tamo junto" e Deus os abençoe.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ebaaa, e que chegue o casamento rsrs... Obrigado Luís, felicidades, Deus te abençoe !!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou católico e minha esposa é evangélica, primeiramente vc tem q ser batizada mesmo q seja na sua igreja, pq a igreja católica reconhece qualquer batismo q seja feito em nome da santissíma trindade e com água seja molhando a fronte ou submergindo nela, só há duas exigências a primeira q vc faça o curso de noivos, e a segunda q vc tenha uma entrevista com o padre da igreja em q se propõe a casar, ele encaminhará ao bispo um documento solicitando a liberação do casamento entre critãos de religiões diferentes, tendo isso só levar a documentação necessária e pronto podem ser felizes para sempre, ah tem outro detalhe todo casamento tem q ser feito somente na igreja, ñ pode ser realizado em salões de festa, Deus o abençoe.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado por esclarecer tudo Nathalia rsrs... Agora é ir dar uma olhada nas paróquias. Felicidades pra vc tbm :*
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro, regras estão aí pra serem seguidas rsrs... Obrigado novinha
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aah essas coisas acho que ele tem, n tem mais os certificados só !
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa é bem a regra Vanessa! Ocorre que alguns padres não aceitam esse casamento misto (pode ser orientação dá diocese tbm) Mas se for olhar a regra, é exatamente o que aconteceu com vocês 😊
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah esqueci!!!! E tem o curso de noivos tbm! Geralmente dura um fim de semana (varia de paróquia pra paróquia)
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    OK vamos lá, primeiro seu noivo terá que pedir a certidão de batismo dele onde foi batizado. Feito isso em até seis meses (se passar disso ele tem que retirar outra certidão) vocês dão entrada com o processo (tipo no cartório mesmo) na igreja que pretendem casar juntamente com cópia das identidades e comprovante de endereço. Depois disso a igreja vai emitir os proclamas a serem fixados na paróquia do noivo (somente na dele já que você não é católica) e depois o processo é enviado para a cúria regional pra pedido de dispensa (mista religiao se você for batizada dentro do ecumenismo - sugiro verificar isso antes- , ou com disparidade de culto caso não seja batizada ou seja batizada em uma igreja que não entra no ecumenismo)

    Raramente o pedido é negado (mas pode acontecer) Em tempo, se algum padre ou secretário falar que não pode procure outra igreja. Alguns padres são contra casamento inter religioso e dificultam um pouco.

    Feito tudo isso vocês vão para a entrevista com o padre (que na maioria das vezes é individual) onde ele pergunta do relacionamento, se vão casar livremente e conhecem melhor cada um.

    Aí pronto! Ah vale lembrar que, devido ao registro (sim o matrimônio católico é registrado e possui certidão a fim de resguardar a indissolubilidade) o casamento só pode ser feito dentro da igreja, sendo que um pastor pode (na maioria dos casos) ir até lá para fazer a cerimônia mista.

    Se for muito importante pro seu noivo (afinal pró católico o matrimônio é um sacramento) vocês podem casar só vocês, o padre e duas testemunhas e depois fazer a cerimônia com o pastor.

    Lembrando que o único trabalho que você vai ter será levar os documentos. A parte de proclamas e dispensa é toda por conta da igreja, então você só terá que esperar (tudo leva cerca de um mês)

    Espero ter ajudado e felicidade! 😘
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Setembro 2017 Goiás
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Existem regras pra tudo na vida, na igreja nao seria diferente. RS. A regra é ser batizado, ter feito primeira eucaristia e fazer o curso de noivos.
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Setembro 2017 Paraná
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao é que ele exigiu noivinha, são normas da igreja catolica😊😊
    • Responder
  • V
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eitaaa....no meu caso o padre só conversou com o noivo como ele não queria se batizar a igreja não pode negar o sacramento pra mim.. Então fizemos todo o processo normal... Curso, entrevista com padre e afins.
    A única coisa foi que ele teve que jurar que não interferirá na minha religião e que deixará eu criar os filhos na fé católica.
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim noivinha o do nascimento mesmo , dai dps tem outras coisas cmo : 1 comunhao e a crisma..
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas o batismo que conta é o do nascimento né ? Na católica só tem esse né ?
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ir na igreja cm meu noivo amnha resolver o resto das coisas . Bom , nao sou batizada , apenas meu noivo.. Entao entrei em desespero pq achei q nao ia dar pra casar, mas descobri q um dos noivos sendo batizado ja da pra casar!! Alivio total noivinha..
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exigiuu!! Tentamos negociar mas não teve jeito, agora ele está quase terminando a crisma e um mês antes do casamento ele vai batizar.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deve existir umas mais flexíveis que outras né
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, complicado essas exigências !!
    • Responder
  • V
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa o padre exigiu??? Menina o meu noivo não é batizado.. Pedimos a dispensa do batismo dele e deu tudo certo.. Nos casaremos em 21/04 e desde janeiro ja estamos com toda documentação entregue.
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou católica e meu noivo evangélico, mas ambos queremos casar na católica. O padre exigiu que ele faça crisma e se batize, e também o casal deve fazer o curso de noivos.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi May, ajudou sim. Na evangélica também não pode casar novamente na igreja, acho que essa norma cabe as duas, agradeço pelas explicações ...
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Agosto 2017 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pri! Bem, os votos da cerimônia evangélica acredito que depende da igreja e de quem celebrará, mas geralmente são quase os mesmos votos que ocorre na católica.

    A diferença é que na igreja católica o casamento é indissolúvel, ou seja, uma vez feito não pode ser desfeito, no caso para a igreja católica não existe divórcio. O que existe neste caso é a anulação do casamento, onde a igreja declara que aquele casamento nunca existiu por um determinado motivo (não por qualquer motivo). Não estou dizendo que na evangélica o casamento também não seja considerado algo eterno, também tem essa importância, mas uma vez casado na igreja católica não se pode casar novamente nela, mesmo com divércio civil.

    Acho importante comentar isso pois é pouco conhecido pelas pessoas e acredito que devemos pensar sim sobre isso antes de casar, pois é algo muito sagrado. (Espero que seu casamento seja eterno independente da religião Smiley winking ).

    Como a maioria aqui comentou, 1 dos noivos deve ser batizado e solicitar a certidão de batismo atualizada 6 meses antes. A taxa é geralmente 1 salário mínimo, e te que fazer o curso de noivos que também tem uma taxa por conta de almoço e café que são servidos no dia.

    A igreja católica apenas celebra casamento dentro do templo, não faz em chacaras, salões, etc. Pois considera o matrimônio como um sacramento assim como o batismo, primeira comunhão, etc.

    Atenção as regras de cada igreja com relação a atraso, decoração (geralmente é a mesma para todos os casamentos de um mesmo dia), músicas permitidas, por ser um sacramento as músicas devem refletir isso.

    Você pode optar por casar no cartório antes ou fazer o religioso com efeito civil.

    Espero ter ajudado!

    Deus abenço! Smiley kiss

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Fevereiro 2018 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Bruna pelas informações, vou entrar em contato...
    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Maio 2017 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu caso eu sou católica e meu noivo não. Sei que caso um de nós dois fosse católico e não tivesse batismo, 1ª comunhão e crisma, teria que fazer. Me esqueci o nome, mas é uma espécie de intensivo e recebe todos esses sacramentos de uma vez só. Como meu noivo não é católico e eu já tenho todos os sacramentos, não vamos precisar desse curso, só vamos fazer o curso de noivos mesmo, que será domingo que vem. Tenho que pegar a certidão de batismo na igreja em que fui batizada e apresentar na igreja que vou casar. Isso acho que deve ser basicamente igual em todas as igrejas católicas.

    As taxas que me foram cobradas foram: R$ 600,00 para cerimônia, R$ 60,00 para o curso de noivos e R$ 20,00 para retirar minha certidao de batismo. Quanto às regras de decoração e música, cada igreja tem suas regras. Algumas são mais rígidas e outras menos. Na minha não posso ter chuva de arroz e nem de confetes na saída, e as músicas precisam ser aprovadas pelo padre. Recomendo telefonar para a igreja que tem interesse e confirmar as particularidades de lá.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas