Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Constante outubro 2017 São Paulo

Ajuda - Roteiro Cerimônia Religiosa Católica

Alessandra, dia 5 de Setembro de 2017 às 14:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Olá pessoal!


Gostaria de saber se alguém que já se casou ou quem ainda vai se casar, poderia me passar um roteiro completo da cerimônia (momento das músicas, leituras, comunhão), pois na igreja me deram um roteiro bem simples e do que eu me lembro dos casamentos que já fui, parece ter mais coisas do que me passaram....


Me ajudem, por favor???


Beijoss

11 Respostas

Última atividade por FernandA, dia 27 de outubro de 2017 às 20:52
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. O problema é que Belém não é um interior, mas a capital do estado. Imagino que deve haver milhares de pessoas assim como eu pelo Brasil todo, sabe-se lá quantas dezenas de noivas sem um registro de batismo. Enfim, um passo já demos, agora só falta as declarações. Obrigada pela torcida! Smiley heart
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acontece demais no interior ou em igrejas muito movimentadas! Hoje em dia menos pq além do livro é tudo informatizado e a maioria salvo em servidor (quei pelo menos). A noiva que atendi na época que era secretária, PASME foi batizada no santuário da serra da Piedade (maior santuário de MG) e NÃO TINHA REGISTRO!


    Que bom que vc conseguiu a certidão negativa! Vai dar certo!

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Nathália, obrigada pela informação. Quanto ao batistério, resolvi mais ou menos, tive que recorrer a Cúria Metropolitana de Belém e o responsável pelo setor de documentação emitiu uma certidão negativa que deve chegar nos próximos dias, mas o chato é que ainda terei de ir atrás de duas declarações tudo isso pra poder dar entrada nos proclamas. Smiley ups

    Nesse processo todo, descobri que tem dezenas de pessoas como eu, que foram batizadas e não tem registro ou que até tem a cópia do documento, mas não tem regisro nenhum nos livros. Achei um absurdo! Smiley amazing



    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Geralmente quando os proclamas estão finalizados. Mas varia de paróquia/diocese. O ideal é conversar. A proposito, resolveu a questão da sua certidão de batismo?

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótimas dicas Nathália. Comecei a fazer essa busca agora, pois nosso curso de noiv0s é no próximo domingo e tenho receio do padre me perguntar essas coisas e eu não saber responder. Só uma dúvida, quando é realizada essa entrevista mesmo?


    • Responder
  • A
    Noiva Constante outubro 2017 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não tinha pensando nisso Pryscilla! Vou procurar!! Muito obrigada pela dica!!

    • Responder
  • Pryscilla
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Pryscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alessandra você procurou na internet algum vídeo de casamento que tenha acontecido nessa igreja? Tinha a mesma dúvida que você e achei vários vídeos da minha igreja no YouTube e deu pra ver certinho o que acontece ahahaaha. Mas assim se você não achar, não se acanhe e vá na igreja perguntar! Diga que quer saber dos detalhes pra poder ensaiar, tenho certeza que vão te responder e que você não sera a primeira noiva com essa dúvida.
    • Responder
  • A
    Noiva Constante outubro 2017 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah sim, quanto a essas regras eles já me passaram!


    Muito obrigada!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada! Mas não esquece de tirar as dúvidas que eu falei! Pq vai de paróquia pra paróquia, diocese pra diocese etc!
    • Responder
  • A
    Noiva Constante outubro 2017 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pela ajuda Nathália!! É muita coisa mesmo! rsrs...

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, geralmente segue o roteiro da missa mesmo (se vc quiser o casamento com missa -que eu particularmente acho mais bonito -mas avise antes) mas vamos lá

    Entrada do noivo (música 1)
    Entrada dos pais e padrinhos (música 2)
    (Dependendo da diocese noivo, pais e padrinhos entram na mesma música. Aqui por exemplo é assim)
    Entrada das damas (música 3)


    Entrada da noiva (música 4)
    Acolhida do padre
    Momento penitencial
    1 ª leitura (a escolha, veja isso na entrevista)Salmo responsorial (cantado. De preferência um salmo melodia do tipo os da missa mesmo) Aclamação ao evangelhoEvangelho (a escolha, converse na entrevista)Homilia Consentimento (não se fala votos na Igreja Católica, mas consentimento. É o consentimento dos noivos que faz o sacramento) Benção das alianças (música. Dependendo da diocese as alianças entram antes da noiva, não sendo permitido dama surpresa. Consulte antes -aqui é assim. Normas da arquidiocese) Preces Pai nosso (algumas igrejas deixam ser cantado) Comunhão (se for o caso. Nesse caso uma música de fundo ) Benção nupcial Assinatura (música ) Cumprimentos (varia conforme o lugar, aqui por exemplo não pode, os cumprimentos de pais e padrinhos são do lado de fora)
    Saída dos noivos (aqui se segue o costume do lugar. Aqui por exemplo saem os noivos, depois as damas, depois os pais e padrinhos. Consulte como fazem aí)

    Outra coisa: consulte se as músicas precisam de aprovação. Aqui não pode música que não seja clássica ou católica (nem música gospel evangélica pode, só as que entram na liturgia)
    Ufa, acho que é isso kkkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas