8Sentidos
8Sentidos

Certamente, ao definir a data do enlace, o que o casal mais deseja é reservar o local e mandar fazer os convites de casamento para poder materializar os sonhos, é uma fase em que o planejamento do grande dia passa a ter prioridade na vida dos noivos. Por mais trabalho que esse período requer, todos os casais sentem uma imensa felicidade ao ter que pesquisar sua paleta de cores para a decoração de casamento, escolher os objetos que acompanham o estilo e até como ficará a disposição das mesas.

Porém, em meio a muitas degustações e provas de vestidos de noiva e trajes, acabam adiando tarefas que são simbólicas para o dia, como os votos matrimoniais, que se transformam em uma das passagens mais emocionantes do cerimônia e, algumas vezes, escritos um dia antes! Por isso, vale investir um tempo para escrever o que realmente quer dizer ao seu amor, mas que combine com sua personalidade e com o estilo do seu evento.

Lucas Rachinski
Lucas Rachinski

1. Clássicos e eternos

Se não abrem mão uma linda cerimônia tradicional, nem do vestido de noiva princesa para acompanhar a celebração, certamente podem recorrer às melhores lembranças do casal e escrever um texto tradicional, com passagens para emocionar os convidados, e com trechos de autores que gostem.

E se desejam colocar em seu votos uma essência religiosa, os indicados pelos ritos do matrimônio pelas igrejas são muito emocionantes, e servem como inspiração. Há muitos casais que desejam manifestar seu comprometimento no altar, mas que contenha um toque de fé sugerido pela religião que seguem. Por isso podem falar com o líder da igreja que frequentam, que poderá indicar um texto que se encaixe com a personalidade de cada casal, ou diretamente buscar na Bíblia ou nos escritos sagrados de cada credo o que melhor se encaixa no seu dia. 

Mileno The Frigatto Fotografia
Mileno The Frigatto Fotografia

2. Com originalidade

É possível trazer autenticidade em cada detalhe do dia, seja com convites de casamento criativos, com cores personalizadas e até uma forma diferente de declamar os votos. Se o objetivo é programar uma cerimônia pé na areia, com uma deslumbrante decoração de casamento rústico, podem seguir essa proposta mais descontraída e, ao invés de partir para os votos mais formais, podem declamar um poesia, cantar uma música com a mensagem certa que desejam passar.

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

3. Os divertidos

Desde o início do namoro as brincadeiras e o bom humor sempre foi um elo entre vocês, façam seu votos de forma mais inusitada, perfeito para se encaixar num cenário despojado em que as músicas da festa de casamento vá tocar até bem tarde. Usem as passagens mais engraçadas que viveram, pensem naquelas cenas que descobriram o amor em meio a muitas gargalhadas e divida com os convidados antes de trocar as alianças. 

Diogo Sallaberry Fotografia
Diogo Sallaberry Fotografia

4. Os poéticos

Quando o problema é achar as palavras certas para declarar o sentimento, podem aproveitar as palavras de grandes poetas para expressar o amor e comprometimento que desejam manifestar. São muitas alternativas propícias que se integram em um contexto campestre para enriquecer uma cerimônia muito romântica.

Vero Fotografia
Vero Fotografia

Como escrever

Começar a escrever pode ser o mais difícil, mas basta que façam um rascunho e depois selecionem o que realmente importa, e com a ajuda de Casasamentos.com.br saberão exatamente o que colocar, com este artigo.

Sigam suas lembranças do início do relacionamento, como se conheceram, quando sentiram que era o amor de sua vida e souberam que queriam dividir suas vidas. A forma de contar essa história é o que fará a diferença, que pode ter uma música para casamento religiosa ou uma música instrumental como fundo, para deixar o momento mais emocionante. 

Christofer Fotografia
Christofer Fotografia

Seja de forma cômica ou lírica, o que importa nesse momento é escolher as frases curtas de amor (ou as longas!) que demonstrem os motivos que os trouxeram até o altar, com um buquê de flores em mãos. Portanto, deixem a imaginação fluir, as emoções aflorarem e façam desse pequeno momento um instante inesquecível. Uma boa oportunidade para destacar as virtudes e qualidades que os fizeram se apaixonar, mas também as expectativas que esperam para o futuro, agora como uma família.