Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

10 Coisas que devem considerar para escolher o bolo de casamento

O bolo do dia C é um dos símbolos mais tradicionais da ocasião. Os casais precisam investigar fornecedores acostumados ao estilo pretendido e fazer degustações, entre outras dicas para tomar uma decisão acertada para este "doce ícone".

11
Ainda sem o bolo de casamento? 🍰
Peça informações e preços a negócios de Bolo casamento perto de você

Uma bela mesa com o bolo de casamento ao centro é item obrigatório nas recepções. Está no script do casal posar para fotos diante dele e cortá-lo (de forma encenada ou não) para servir aos convidados. Por isso, sua aparência deve estar condizente com o restante da decoração, fazendo-se parte dela. Outra preocupação a respeito do bolo é, obviamente, com os sabores usados na massa, cobertura e recheio. Sendo ele a parte mais simbólica do cardápio da celebração, não existe convidado que não anseie pela mordida. 

Devido ao papel-chave que exerce, o bolo tem de ser escolhido com cuidado. Pode ser muito frustrante no dia do casamento ter um bolo que saia como o planejado. Contra dores de cabeça e desagradáveis surpresas, aqui vão dicas do que deve ser considerado na escolha do item e do fornecedor responsável por ele.

Carol Bassolli Photo

1. O bolo não será feito em tempo recorde

O processo entre selecionar um modelo de bolo e tê-lo finalizado leva muitas semanas. Não deixe a escolha para o último minuto e respeite os prazos do fornecedor. Quanto mais elaborado for o seu bolo, mais demorada será a confecção.

2. Compreenda como o produto é cobrado

Bolos de casamento simples são mais baratos. Os mais complexos são mais caros. Simples assim. Como grande parte do tempo do confeiteiro será dedicado à decoração, converse com ele sobre alternativas para tornar o processo menos trabalhoso. Alguns casais optam por ter um bolo pequeno ou fake na recepção e um grande na cozinha para servir os convidados. As fatias dos dois bolos devem ser semelhantes. 

Morgana Zanela

3. Escolha um confeiteiro especializado no estilo

Se você já foi a um casamento em que amou o bolo, pergunte ao casal quem eles contrataram. As recomendações de pessoas próximas é sempre um bom ponto de partida. Cada confeiteiro costuma ser especializado em uma gama limitada de estilos. Procure por aqueles que saibam produzir o que você procura. Leve para ele referências de fotos de bolo de casamento com o design desejado para facilitar. 

Gustavo Roxo Fotografias

4. Escolha o tamanho adequado

O tamanho depende de quantas pessoas serão servidas. É preciso, antes de tudo, decidir o tamanho das fatias. Um bolo de três camadas serve até 100 pessoas. Se você deseja um bolo alto com poucos níveis, considere usar colunas entre cada uma das camadas. É um ótimo artifício.  

Nossa Casa Estúdio

5. Para definir sabores e cobertura, considere o clima 

Para casamentos realizados no verão e em clima úmido, o fondant pode ser uma escolha melhor do que merengue e o chantili. Determinados ingredientes não suportam altas temperaturas sem derreter ou acabar azedando. Converse com o confeiteiro sobre isso para não escolher algo que estrague ou desmonte rapidamente. 

6. Não descarte os sabores incomuns 

Invistam nos sabores que você mais gosta em vez de tentar agradar aos outros. O bolo do casamento deve refletir o gosto e paladar do casal. Outra opção é ter diferentes níveis com sabores distintos, fazendo com que todos se sintam agradados. Mas atenção: isso irá dar mais trabalho a mais para quem ficar responsável por cortar as fatias. Planejem-se antes.

Albenia Praxedes Fotografia

7. Pesquise fornecedores acostumados às diferentes dietas

Se o casal possui restrições alimentares, precisará procurar fornecedores que já trabalhem com este tipo de público. Um confeiteiro já habituado em fazer bolos veganos, sem açúcar ou sem glúten saberá fazer receitas saborosas. Apostar em alguém que não está acostumado às receitas alternativas é uma roleta russa. Sem falar que não há garantias de que ele não utilizará itens proibidos às dietas. Não abuse da sorte, os alérgicos agradecem.    

Mariart's Bolos em Biscuit

8. Teste o design com a decoração

Antes de decidir sobre a aparência do item, estudem o tema e a paleta de cores para que ele não destoe da decoração. Usar as as mesma espécies de flores na ornamentaçã, no bolo e/ou um padrão presente no vestido da noiva sempre é uma escolha acertada. 

Lucas Galdino

9. Faça uma degustação

Depois de escolher os sabores que desejam para a massa, o recheio e a cobertura, façam uma degustação. Isso será teste de fogo para saber se a combinação pretendida funciona. Procure provar quatro ou cinco opções com cada fornecedor, já que a qualidade dos ingredientes impacta no resultado final. Ainda que optem por algo simples, provem sempre!

10. Pense como acontecerá a entrega

Para que tudo saia bem, coordenem a entrega no local da recepção. Ele pode ter que ser mantido na geladeira, então é necessário que se verifique se há uma geladeira com tamanho e espaço apropriados para guardá-lo.

Tati Silva Foto e Vídeo

Ao lado do bem-casado, o bolo de casamento é uma das sobremesas mais icônicas de toda a celebração. Use-o para lembrar o quanto é doce e lindo o poder do amor, que os levou até eles. Por isso, ele deve ser tão saboroso quanto impactante ao olhar, contribuindo assim para complementar a decoração poderosa montada.

Ainda sem o bolo de casamento? 🍰
Peça informações e preços a negócios de Bolo casamento perto de você

Outros artigos que podem te interessar