Davi Santi
Davi Santi

As noivas da Idade Média iam caminhando em procissão até a igreja e, no caminho, as pessoas que acompanhavam o cortejo, as presenteavam com as flores que encontravam pelo caminho. Assim diz uma das lendas que conta a origem desse acessório tão marcante para as noivas. Com o tempo, o buquê de flores foi ganhando mais cores, mais luxo e até outras formas, mas uma coisa é certa: segue tendo o mesmo simbolismo, que são os votos de prosperidade para a nova vida do casal.

Entre tantas espécies de flores para casamento interessantes, é natural que a cada ano apareçam tendências diferentes, que podem servir de inspiração para as mulheres que estão organizando o seu dia C, pensando especialmente nos detalhes do seu look. Como este é um acessório imprescindível, veja o que 2020 reserva para você! 

Life
Life

1. Verde, verde, verde

É inegável que as flores ornam os ambientes, deixam o local da cerimônia e da recepção ainda mais românticos e, em alguns casos, até podem ser fonte de um aroma suave. Mas, da mesma forma que é possível pensar em uma decoração de casamento simples e elegante sem arranjos florais, é perfeitamente plausível encomendar um buquê sem flores, investindo em folhagens e nos mais belos tons de verde. Você pode, inclusive, investir em plantas que são tendências de décor, como suculentas, costela-de-Adão e o capim-dos-pampas – que tem aparência de trigo, por sua cor e textura de plumagem. 

Davi Santi
Davi Santi

2. Folhas de eucalipto

A folha do eucalipto é conhecida por suas propriedades medicinais, ajudando na saúde bucal e também é usada para melhor possíveis problemas respiratório e tosses constantes. Mas, além desse poder natural, é também um belo exemplar de beleza e é uma das tendências que despontam para o próximo ano. Normalmente utilizadas para complementar os buquês de flores do campo (e arranjos com flores consideradas exóticas), essa pequena folha em tom verde pastel deixa o ramo delicado e com um toque moderno

Existem vários tipos de eucalipto, e as folhas usadas para os buquês, que têm formato redondo, são da espécie Eucalyptus Silver Dollar ou Eucalyptus Cinerea. No Brasil também é conhecido como "eucalipto argentino" e tem origem australiana, mas é possível encomendar essas folhas por meio de floristas do portal. Elas acrescentarão mais charme em buquês tanto de tons pastéis quanto de cores mais intensas, já que sua tonalidade é neutra, e combinará também com modelos de buquês minimalistas ou mais diversificados. Além dessa flexibilidade, elas podem ser conservadas como folhas secas depois do enlace e usadas no décor da casa.

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

3. Buquê de algodão 

Para aquelas que preferem buquês de noiva artificiais, a tendência desse gênero para 2020 são os ramos produzidos com algodão. Sim, algodão! Os caules podem ser escolhidos de acordo com o estilo do décor, podendo de tanto de madeira quanto de outros materiais sintéticos e, pelo volume das bolinhas de algodão, o seu buquê terá um belo volume. 

Ale Loureiro
Ale Loureiro

4. Buquê de uma flor só

Quando dizemos buquê normalmente nos referimos a um ramo formado por uma combinação harmônica de flores, mas nem sempre as noivas querem ater-se ao mais tradicional. Outra tendência que, em 2020, promete ganhar o coração das noivas é o "buquê" de uma única flor. É ideal para casamentos em que a proposta tanto do décor quanto dos looks é minimalista, mas pode também ser harmonizada com cenários mais clássicos, tudo depende da espécie que escolher. Flores maiores são as mais recomendadas, já que brilharão únicas, como o antúrio, a protea ou uma folha de costela-de-Adão.   

Casa de Petrópolis
Casa de Petrópolis

5. Buquês com protea, beleza diferente

A "flor estrela" do próximo ano tem um nome tão exótico quanto a sua aparência. A protea, que tem origem na África do Sul, há alguns anos tem figurado no universo nupcial, especialmente nos EUA e na Europa, mas este ano se firmou com uma das queridinhas das noivas brasileiras, e em 2020 será uma das tendências para quem está pensando em dizer "sim".

Com um miolo grande que se destaca, e pequenas pétalas ao redor, ela reina absoluta, é impossível que não seja a protagonista do buquê, mas sua tonalidade rosada (à medida que vai secando o seu tom se torna mais claro, até ficar quase branco) permite que seja combinada com flores menores e muitas folhas. O resultado é maravilhoso, e elas podem aparecer tanto em enlaces mais tradicionais quanto em festas despojadas, na praia, por exemplo. 

Flor e Sonho
Flor e Sonho

A cada estação é possível renovar também o leque de tonalidades do seu ramo e, mesmo que já tenha claro o que quer, por exemplo, um buquê de noiva amarelo, é possível trabalhar essas tendências pensando em formatos e harmonizações diferentes. E tenha em mente que o efeito dos seus acessórios será ainda mais belo se eles estiverem em sintonia com a paleta da decoração do casamento. E que venha 2020!