As tendências de casamento, assim como as tendências de comportamento, moda, arquitetura e outros setores, acompanham as mudanças da própria sociedade, adaptando-se às novas necessidades que surgem. Para os meses que seguem de 2021 e para 2022, já se apresentam new trends que prometem um único desfecho: enlaces inesquecíveis e que acompanham todas as mudanças que tem se visto no mundo (inclusive de mentalidade!).

The Knot Worldwide, grupo do qual Casamentos.com.br faz parte, entrevistou 39 Wedding Planners e mais 6.500 casais de cinco países (Brasil, España, Italia, Francia e México), e o resultado é um relatório completo com todas as tendências que vêm por aí! 

Baixe aqui o seu e-Book!

ISSUU
ISSUU

O futuro é... Verde

Não é uma novidade que o mundo inteiro tem ido em uma direção mais verde e ecológico, e o universo nupcial, como já previam os wedding planners há algum tempo, não é exceção. Os profissionais do setor indicam que a organização dos casamentos cada vez mais leva em consideração os aspectos ambientais, e têm trabalhado para que os enlaces senham sustentáveis em cada pormenor. 

Camatti Eventos
Camatti Eventos

  • O que vem por aí!

Além de casamentos sustentáveis, nos próximos anos uma "nova modalidade" de evento chegará com bastante força: são os chamados Weekend Weddings (casamentos de fim de semana). Em alguns países, como a França, o conceito já começa a emergir e no Brasil a aposta é alta, afinal, um ano de preparação é muito tempo para que um dia tão sonhado passe tão depressa, e os espacos para realizar os casamento também já começam a se adpatar a essa necessidade dos casais, como revela a cerimonialista Paula Borges, à frente do Cerimonial Paula Borges. "Espaços com disponibilidade para hospedar para alguns dos convidados, e até mesmo o próprio casal, para que possam desfrutar de outro dia com mais tranqüilidade", aponta.

Primos Artistic Films
Primos Artistic Films

Jardins e espaços exteriores

A beleza da estrutura montada para os enlaces conjugada com a natureza sempre fez com que os espaços de eventos com jardins e áreas exteriores fossem os favoritos dos casais que, segundo a Mínimo Detalhe Assessoria de Eventos, "têm buscado espaços abertos para celebrações à luz do dia e próximas à natureza". E desde o ano passado essa preferência passou a ser especialmente valorizada, pela ventilação que permite ao anfitriões e convidados sentirem-se mais seguros. Os espaços ao ar livre são um item essencial para mais de 55% dos casais.

Ainda assim, os casais que desejam uma cerimônia que valorize o design no local também têm seu "lugar ao sol", e a pesquisa também indica que os casamentos em espaços naturais ou edifícios espetaculares, com uma arquitetura marcante, têm ganhado força.

Cerimoniale Assessoria e Cerimonial
Cerimoniale Assessoria e Cerimonial

O que não pode faltar na decoração?

  • Plantas naturais

Para 61,6% dos brasileiros entrevistados o item que não pode faltar no décor de um casamento são as plantas naturais. A inspiração vinda diretamente da natureza traz mais encanto para o ambiente e, além do Brasil, foi opção de decoração floral favorita para mais da metade dos casais em diferentes partes do mundo.

Independentemente do espaço escolhido, 55% dos casais acham importante que os convidados sintam como se estivessem celebrando o seu "sim" em plena natureza, mesmo quando todo o casamento ocorre dentro em um ambiente fechado, como salão de festa ou restaurante, e os arranjos naturais podem estar suspensos, nos centros de mesa ou espalhados pelo lugar, em espécies de plantas e flores naturais.

Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

  • Um cantinho vintage instagramável

A tendência que evoca estilos de épocas passadas vem com tudo, ou melhor, segue com tudo! Afinal, o toque vintage sempre teve um espaço no coração dos casais, e as novas gerações têm aderido a ele. Móveis com ar antigo e elementos normalmente utilizados em interiores são trazidos para o exterior, e tornam-se indispensáveis para 36,2% dos casais entrevistados. Além de formar parte da decoração, esses cantinhos também funcionam como uma área chill out, e podem ter certeza: irãr ganhar todos os cliques, já que serão um sucesso também entre os convidados.

Sítio Três Sóis e Uma Lua
Sítio Três Sóis e Uma Lua

  • Efeito céu estrelado

Recriar elementos da natureza (ou contar com os próprios elementos naturais) é, definitivamente, a grande tendência decorativa para os próximos anos, e uma delas tem destaque: o efeito céu estrelado produzido com varais de luzes, tanto em áreas externas quanto internas, que, dependendo do cenário escolhido, até deixará o lugar com uma certa atmosfera industrial chic. Essa foi a escolha de um entre cada três casais da atualidade.

Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

Mesas de sobremesa: irresistíveis

O tradicional bolo de casamento não perde a sua majestade, mas ganha novos incrementos. A tendência apontada para a parte adocicada do buffet são as mesas de doces ou mesa de sobremesas, deliciosas e mais democráticas, já que os casais podem oferecer mais opções para todos os paladares, pensando inclusive nos intolerantes e alérgicos. A pesquisa aponta que 51% dos casamentos neste e no próximo ano terão uma mesa assim, e casais de outros países já investem no conceito de mini bolos individuais para cada convidado. 

Estaleiro Guest House
Estaleiro Guest House

Abram espaço para os aperitivos descontraídos

Os menus clássicos, que consistem em uma entrada, primeiro e segundo pratos e sobremesa, dão lugar a um comida mais variada e composta por uma ampla variedade de aperitivos e pratos com os quais é impossível não agradar a todos os convidados, algo que casa perfeitamente os novos estilos de evento que os casais buscam. "Uma recepção com serviços mais simples, como buffet volante, sem o famoso jantar", explica a assessora e cerimonialista Aline Silva. Estamos falando de um estilo de buffet muito mais descontraído, em que a criatividade também faz parte do cardápio. E quase 40% dos casais estão de acordo: essa opção não pode ficar de fora.

Nomangue Eventos
Nomangue Eventos

Noiva simples, elegante e... Ecológica

Para cada noiva, um vestido ideal, o modelo dos sonhos. Atualmente existem duas tendências claras no mundo da moda nupcial: de um lado as noivas que buscam mais conforto e simplicidade, apostando em tecidos leves e em tons claros; do outro aquelas que prezam por um vestido estruturado, sóbrio e elegante e, claro, branco puro. Entre as brasileiras a tendência favorita, escolhida por 32,5% das noivas, é a primeira, mais despojada. Para a assessoria Além do Sim Assessoria Afetiva o que as noivas mais buscam são "vestidos leves, delicados, com movimento e sem limitação, com caudas curtas e pouca pedraria". E essa trend de looks mais leves ganha outro detalhe: o charme dos ombros descobertos.

De mãos dadas com a tendência sustentável no décor, o look da noiva também passará por um olha mais ecológico, e isso vale diretamente para o buquê. As flores desidratadas (espécies naturais preservadas), uma tendência de 2021, seguem sendo as grandes escolhidas por mais de 30% das noivas. Com uma aparência fresca, essas flores passam por um processo para fazê-los durar mais tempo sem precisar de água, o que as torna mais ecológicas que flores artificiais. E a paleta de cores, que por muito tempo teve predominância de tons pastéis, também tem ganhado cores fortes, de acordo com a cerimonialista Miraci Dourado.

Mauricio Costa Fotografia
Mauricio Costa Fotografia

Protagonismo para o olhar da noiva

A maquiagem que realça o rosto e seus traços de forma natural é a opção preferida entre as noivas. O estilo chamado maquiagem effortless (sem esforço) é o escolhido de 31,7% delas, mas dentro dessa naturalidade, especialmente em tempos de uso da máscara, os olhos ganham destaque, e o protagonismo do olhar ganha força.

As noivas brasileiras estão entre as mais ousadas quando o tema é o make up: entre elas, 10,9%  animam-se com a tendência de lábios vermelhos, e 21,4% são adeptas do efeito "glow", que dá mais luminosidade à pele, praticamente um item imprescindível na maquiagem nupcial no Brasil.

Carol Albanez Beauty
Carol Albanez Beauty

E uma novidade: já começamos a ver casais com detalhes de glitter em sua maquiagem, o que traz esse ponto de fantasia para a aparência das estrelas do dia. 

Silvia Zardo Beauty Artist
Silvia Zardo Beauty Artist

Melenas trançadas

As tendências para os penteados de noiva são, talvez, as mais distribuídas na pesquisa, e vão além do que está na moda no momento, já que as todas as noivas procuram algo que seja o mais fiel à sua personalidade. Ainda ainda, a aposta dos profissionais é por penteados cada vez mais despretenciosos, como explica a assessora Sheila Santos. que acredita que os penteados que irão triunfar em 2021-22 são os "mais despojados, fluidos e leves". Entre os indicadoss como os favoritas estão o penteados semi-preso e os trançados.

Lys Martins Makeup
Lys Martins Makeup

Para eles... Tudo azul

Foi-se o tempo em que os trajes masculinos poderiam ser chamados "sem graça". A moda nupcial para os homens também evolui, e, embora nos anos anteriores tenha se falado muito sobre estilos muito mais relaxados para o noivo, o traje em azul intenso é o favorito, como provam 52,5% dos casais entrevistados afirmando que este é o estilo que o noivo usará no casamento (no Brasil, 46,2%). O modelo escolhido se destaca com uma grande diferença da segunda tendência mais votada, que seria um estilo mais "esporte casual" ou casual chic (19,7%), em que o traje ainda está presente, mas combinado com outros cores e materiais mais frescos e leves, sem perder a elegância. 

E não pensem que os noivos dispensam os acessórios: eles também fazem parte do conjunto nupcial masculino. "Os noivos estão ousando mais nas cores e nas gravatas borboleta", comenta a assessora Lu Larré, detalhes que tornam o traje único. 

Erick Ractz Fotografia
Erick Ractz Fotografia

Lembrancinhas artesanais: presentes mais pessoais 

Mais da metade dos casais (55,3%) darão uma lembrancinha artesanal para os seus convidados. No Brasil o destaque são as mini-mudas, especialmente as suculentas, que 26,7% dos casais irão oferecer. De acordo com os profissionais da Adriana Lopes Assessoria, entre as lembranças mais originais que seus clientes têm escolhido estão  as "sementes para plantar com um vasinho artesanal", uma forma de contribuir também com o meio ambiente.

Quem se casa tem cada vez têm mais consciência social e ambiental, então não é surpreendente que as lembrancinhas solidárias também comecem a ser uma tendência, onde presentes e contribuições solidárias a ONGs, por exemplo, têm ganhado mais espaço. 

Helvecio Fotografia
Helvecio Fotografia

Registros mais naturais: memória viva para o casal

O registro do casamento está entre os itens mais importante da lista do casal. As fotografias e o vídeo serão tesouros eternos, guardando as melhores memórias de um evento irrepetível que marca a vida de quem disse "sim". Ao longo dos anos o estilo que os casais optam para captar seus momentos tem mudado, e agora o que mais agrada o estilo documentário. Trata-se de um formato que se preocupa mais com a narração e a história, e que busca captar todos os momentos, mesmo aqueles dos "bastidores" ou entrevistas com convidados. Um em cada 2 casais escolheu ou irá escolher este estilo para o seu casamento.

O que vem por aí!

Se um vídeo já é uma bela ideia para deixar o evento documentado, imaginem só.... Um videoclip! Essa tendência, que consiste em produzir um resumo do  melhores momentos do casamento com uma trilha sonora à altura, é a grande aposta. Este é o formato ideal para compartilhar nas redes sociais e mostrar que o grande dia foi incrível e, no Brasil mais de 55% dos casais considera o videoclip indispensável, uma verdadeira obrigação!

DIM Fotografia
DIM Fotografia

Um clássico sempre será um clássico

Alguns itens do casamento são realmente atemporais, e quando o tema é o veículo dos protagonistas do dia, a tradição é mantida. Quase o metade dos casais revela desejar um carro antigo ou clássico para sua entrada triunfal. Mais de 45% dos entrevistados dos cinco países escolheram essa opção em comparação com a segunda mais votada, carros modernos e de alta performance. Os modelos de época seguem ganhando fãs em todo o globo.

Jei Heydt Fotógrafo
Jei Heydt Fotógrafo

Hey, Mr. DJ!

A música é alma de todas as festas, e em um casamento não seria diferente, especialmente quando se trata do "sim" dos membros da geração Z. Mais do que uma parte da festividade, a tendência é que a trilha sonora seja personalizada para cada parte do evento, desde a cerimônia, passando pelo coquetel e recepção, até a festa. E há uma unanimdade: um DJ é fundamental.

  • O que vem por aí!

As bandas cover e as grupos de música ao vivo estão ganhando mais terreno nas festas de casamento, e cada vez mais casais têm apostado por esse estilo de apresentação, mas, claro, sem prescindir do DJ!

Married DJs
Married DJs

Nunca se é velho demais para... Jogar!

É isso mesmo, os jogos, especialmente os jogos retrô, como aqueles joguinhos de eventos típicos de cada cidade, caíram nas graças do setor nupcial. Um em cada dois casais com data de casamento em 2021 ou 2022 irá investir em diversão na sua festa, e o Brasil está entre os países que mais apostam por esse estilo de animação para o seu dia C: 59% dos casais brasileiros revelaram ter planos de colocar uma atração de estilo retrô na sua festa. 

Rhetro Games
Rhetro Games

As tendências vão mudando, mas o importante é que vocês possam adaptar essas belas inspirações ao seu estilo pessoal e ao estilo que tinham pensado para o casamento. Algumas delas já estavam previstas para o seu enlace?  E quais irão incluir no dia C?