Carol Ritzmann Fotografia
Carol Ritzmann Fotografia

Receber um convite de casamento especial, onde a noiva te pede para ser sua madrinha, é uma demonstração de amizade e uma grande prova do grau de confiança que ela deposita em suas qualidades, já que se trata de um "cargo" de muitas responsabilidades e com muito trabalho pela frente. Para não desapontar a protagonista do dia C, que pensou em pessoas específicas para acompanhá-la em de seus momentos mais importantes na vida a dois, é fundamental saber quais são os seus deveres, tudo aquilo que o "posto" de madrinha pede.

A noiva passará por períodos de muitas dúvidas, sejam sobre a escolha de seu vestido de noiva ou detalhes do décor do dia, ou mesmo dúvidas que exigem um ombro amigo, como questionamentos mais profundos sobre esse passo em sua relação. Esteja pronta para escutar dúvidas que vão desde a tonalidade das flores para casamento até as razões que fazem uma mulher dizer "sim eu aceito". E para que você se prepare melhor, te damos os 10 mandamentos da madrinha perfeita, para te guiar nos momentos mais complicados! 

Espaço Mato Dentro Lazer & Eventos
Espaço Mato Dentro Lazer & Eventos

1. Serás leve e deixarás a noiva relaxada

Não apenas durante o grande dia, quando ela provavelmente estará super nervosa, mas também durante todo o processo dos preparativos, que são fontes de grandes preocupações e estresse, quando ela terá que decir se quer uma decoração de casamento azul ou em tons de lilás, ou escrever os votos. Não se esqueça que sua amiga tem um milhão de tarefas e detalhes para resolver, então qualquer tipo de ajuda (mesmo que seja apenas a sua companhia) será sempre bem-vinda. Seja leve e ajude a noiva a olhar o dia C como uma grande festa do amor. E, falando em leveza, você sabe que o dia é da noiva, então não reclame do vestido longo de festa que a protagonista escolheu para as madrinhas. Se não te agrada por completo, tenha tato para conseguir algumas mudanças, ou aceite o que ela pediu.

2. Não descansarás até encontrarem o vestido perfeito

Se existe uma tarefa que exigirá toda a sua disponibilidade é essa: a busca pelo modelo de vestido de noiva perfeito. Tenha em mente que sua amiga precisa sentir que está experimentando o vestido dos seus sonhos, e encontrá-lo pode ser um trabalho de meses e mais meses. Mas saiba também que as provas de vestido são momentos emocionantes, e será um presente estar ao lado da noiva quando ela finalmente achar aquele que usará no dia. E mais: a sua presença ali é, além de tudo, funcional. Ela precisa de alguém que a oriente e possa mostrar sua opinião sobre todos os detalhes desse, com carinho e com total honestidade.

Diego Ferraz
Diego Ferraz

3. Ajudarás com a lista de convidados

Além de estar pensando e resolvendo outros 999 detalhes, imagina ainda ter de colocar o endereço em dezenas, ou até centenas de convites! Sim, trata-se de uma tarefa que exige muita paciência, e em momentos assim a noiva com certeza precisará da sua ajuda. Talvez até já esteja esperando que você se ofereça para auxiliar. Para deixar o trabalho mais divertido, que tal preparar aperitivos e outros atrativos que tornem a tarefa mais prazerosa? Afinal, é mais um daqueles encontros casuais com sua melhor amiga que sempre termina em risada e longas conversas, especialmente se ela precisa de uma ajuda para acrescentar ou riscar da lista algumas pessoas.

4. Serás "um ombro" amigo e honesto

Para escutar sobre o tecido das almofadas das cadeiras ou para falar sobre como as lembrancinhas de casamento diferentes que encomendou chegaram com a fita na cor errada, a noiva precisa saber que tem alguém com quem desabafar e compartilhar todos os seus pensamentos, para nunca se sentir sozinha. E mais: vocês têm intimidade suficiente para que possa dizer a ela quando chegar o momento de dar uma pausa nos comentários sobre casamento. Seja a amiga que a chama para um café (ou uma boa cerveja!) quando for necessário que ela descanse dos preparativos e respire um pouco. 

Lúcio Penteado Fotografia

5. Cuidarás da organização das festas pré-casamento

São inúmeros os eventos que antecedem o dia oficial do casamento – chá bar, chá de lingerie, chá de cozinha, despedida de solteira etc  – e você já sabe que os noivos têm uma sua agenda lotada com inúmeros compromissos com fornecedores e mil detalhes para resolver antes do dia C. Por isso, nada mais justo que as madrinhas e padrinhos se encarreguem dos chás e da despedida, afinal essas são festas que existem justamente para que os noivos se divirtam e descansem durante um período tão corrido. Ajudar no orçamento e na preparação desses eventos é algo que o casal espera de vocês e, ainda que o seu orçamento seja curto, é possível ser criativa e criar celebrações simples e que você, como amiga, sabe que os noivos irão adorar. E mais, essa é também uma oportunidade para ir pensando em ideias de lembrancinhas de casamento baratas que os noivos também poderão usar no próprio enlace.

6. Ajudarás a organizar os presentes

Nesses eventos pré-casamento os noivos já recebem uma boa quantidade de presentes, além de todos que ainda estão por vir. Ajude a registrar tudo o que ganharam para facilitar na sua organização e estocagem, se for preciso. Além disso, os presentes dos padrinhos e madrinhas devem ser bastante significativos e importantes para os recém-casados. Se você não tem condições de comprar algo sozinha, que tal juntar-se com outras madrinhas e investirem em algo incrível e que vocês sabem que deixará os noivos impressionados?

Estúdio Casarte
Estúdio Casarte

7. Serás sempre pontual e atenta

Pontualidade é um item fundamental para a madrinha, principalmente no grande dia, quando todas devem ter sua maquiagem e seu penteado já prontos antes da noiva, para não correrem risco nenhum de atrapalhar na logística da chegada. Este é um dos momentos em que a noiva mais vai precisar de suas fiéis escudeiras, para sentir que está tudo controlado, e assim tentar ficar mais relaxada. E durante a cerimônia esteja atenta para os detalhes, fique de olho na cauda do vestido de noiva sereia que ela estiver usando ou no seu véu, por exemplo, tudo para evitar possíveis acidentes. 

8. Ajudarás os noivos também durante a cerimônia civil

Uma das madrinhas e um dos padrinhos farão o papel de testemunhas dessa união perante o Estado no casamento civil, que pode ser realizado em outra data (em outro local) ou junto com a cerimônia religiosa. Mostre disponibilidade para essa função e, se os noivos não falarem nada, lembre-se de recordá-los sobre isso.

Céu Azul Eventos
Céu Azul Eventos

9. Estarás preprarada para imprevistos durante a festa

Faça o papel de uma “vice-anfitriã”, cuidando dos convidados, ficando de olho no buffet e no bar, principalmente se a noiva não contar com uma assessoria nesse momento, e acima de tudo, cuide da noiva: ajude-a a manter os grampos no lugar, a maquiagem impecável, não deixe faltar champanhe para brindar e garanta que ela coma durante a festa. Parace muito, mas são detalhes que uma amiga deve ter em mente: neste dia você será uma espécie de mãe para a noiva. Uma boa dica é levar em sua bolsa um kit de primeiros socorros com vários instrumentos que podem ajudar naquele momento de necessidade.

10. Serás a alma da festa e ajudarás no pós-casamento

Durante a sequência das danças formais as madrinhas dançam com os padrinhos e, no resto do evento, será de muito bom gosto que vocês estejam animados na pista de dança, divertindo-se com as músicas para festa de casamento até o último convidado ir embora. Finalmente chegou o momento dos noivos relaxarem depois desse turbilhão de eventos e emoções que fazem parte de um casamento e, tendo os padrinhos como a alma da festa, eles saberão que o dia será um sucesso! E, depois que o dia C passar, lembre-se de que, como madrinha, ajudará também nas funções pós-casamento, como administração dos presentes, preparação do novo endereço para quando os pombinhos voltarem da lua de mel e a gestão das fotos nas redes sociais. Durante a sua viagem, deixe que eles descanem e, além disso, saiba que você agora faz parte dessa nova família e deve estar sempre presente para ajudar no que for preciso.

Fazenda do Francês
Fazenda do Francês

O casamento de uma grande amiga é sempre um momento de alegria para aquelas que ela escolheu como madrinhas. Se você foi presenteada com essa função e está ansiosa com os preparativos, tenha em mente esses conselhos e saiba que o mais importante você já tem: um grande espaço no coração da noiva. Respire fundo, organize-se com uma agenda onde anotará toda a lista de afazeres e prepare-se: você pode ser agraciada com o buquê de flores no final do dia!