Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Cada item da lista de organização do enlace tem um objetivo: tornar o dia inesquecível tanto para o casal quanto para seus amigos e familiares. Prestar atenção nos detalhes das lembrancinhas de casamento, por exemplo, é importante para que o casal possa ser lembrado da melhor forma pelas pessoas que receberam o convite de casamento e celebraram o amor do par durante a festa, e tudo segue esse próposito.

O traje do noivo faz toda a diferença na beleza e no conforto daquele que o veste, mas também deixa tudo mais harmônico durante a cerimônia e a recepção. Por isso, selecionamos alguns erros ou equívocos que podem ser evitados para que o objetivo de estar impecável seja alcançado com sucesso.

Rosamecanica
Rosamecanica

1. Não observar o tamanho do paletó

O paletó ou o blazer devem que ter o tamanho certo para cada noivo, observando a costura nos ombros e a altura da sua cintura. O modelo slim é mais justo no corpo, o que faz com que pareça que o traje foi feito para você, à primeira vista.

2. Fechar todos os botões

Segundo as regras de etiqueta masculina, o último botão do paletó deve ficar aberto, um sinal de requinte e educação, e que ainda traz comodidade para caminhar e sentar-se. 

Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

3. Colarinho muito apertado ou aberto demais

O colarinho da camisa deve ter um dedo de folga do pescoço no máximo. Assim, fica mais elegante e confortável.

4. A manga da camisa muito comprida ou muito curta

A manga pode aparecer em torno de um centímetro por debaixo do paletó. Deixar a manga sobrando pode parece um sinal de desleixo, ou que a camisa não está de acordo com as medidas do braço. E o mesmo vale para uma manga curta demais.

Ag Bacellar Fotografia
Ag Bacellar Fotografia

5. Barra da calça mal feita

A barra fica um dedo acima do salto do sapato, para não se arrastar ou parecer muito curta. A exceção está em uniões na praia, com uma decoração de casamento rústico, em que o noivo pode dobrar a barra da calça por conta da areia e do mar ou até usar bermuda se for o estilo e se a cerimônia tiver um ar mais descontraído.

6. Usar meias brancas

A etiqueta dita que as meias devem combinar com a cor da calça. Existem exceções, já que alguns noivos gostam de meias coloridas ou até com desenhos engraçados. Se esse for o caso, é preciso harmonizar o seu look, mas a meia completamente branca para um casamento tradicional está fora de questão.

RA Fotografia e Filme
RA Fotografia e Filme

7. Gravatas grandes

Este acessório não pode ultrapassar a altura do cinto. Veja com cuidado qual estilo do casamento para definir o estilo da gravata.

8. Usar smoking na praia ou no campo

Se o traje é black-tie, o smoking é a opção. O fraque e o meio-fraque também combinam com a decorações do casamento simples e elegantes em grandes salões na cidade à noite, com exceção do smoking summer, terno branco que fica melhor de dia. Para a praia ou para o campo o melhor investimento é um traje de cor clara, em tons pastéis, e até se permite toque mais moderninhos, como blazers e gravatas borboletas mais coloridas.

M&C Fotografia
M&C Fotografia

9. Trajes descontraídos em cerimônias formais

Verificar o código de vestimenta do estilo do casamento e do local é sempre a melhor forma de saber o que deve ou não usar, levando em conta o próprio estilo.

10. Demorar para encomendar o traje

É bom levar em consideração que o traje masculino é composto por três ou mais peças de roupa e isso despende de tempo de confecção se você for comprar um conjunto sob medida ou até mesmo se for alugar para que sejam feitos os ajustes necessários. A indicação é a mesma para as mulheres, que devem fazer várias provas do modelo de vestido de noiva antes do grande dia.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

11. Fazer mudanças radicais

Pintar os cabelos ou fazer um corte que foge do costume dias antes do casamento pode causar arrependimento depois porque as fotos serão eternizadas. Mudar o visual é sempre válido, mas observe se a mudança não será radical demais. Isso depende de cada noivo, claro, mas é importante ter em mente que no seu enlace você deve se sentir bem como é, com o seu estilo próprio.

12. Procedimentos de beleza dias antes

Fazer um tratamento na pele que pode causar vermelhidão ou algum procedimento estético que demore para cicatrizar e normalizar antes do casamento pode não ser uma boa ideia. Sugerimos que pense no que quer e precisa fazer para que tome as providências com,  no mínimo, seis meses de antecedência.

Indio Silva Fotografia
Indio Silva Fotografia

É recomendado sempre conversar com o seu par para que o traje esteja em harmonia com o vestido de noiva ou com o outro traje do noivo, no caso de enlaces homoafetivos. A mesma sintonia que vocês têm na relação deve estar no visível nas roupas que usam para dizer "sim". E quando forem tirar fotos, dançar as músicas do casamento e celebrar em grande estilo com os entes queridos se sentirão tão confortáveis quanto elegantes. E acima de tudo, que vocês estejam felizes!