Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Padres católicos podem realizar casamentos fora de uma igreja? 

Com a crescente tendência de realizar a cerimônia e a festa no mesmo local e, especialmente, em ambientes ao ar livre, os protocolos religiosos pode causar algumas dúvidas. Saibam se padres podem ou não realizar o casamento fora das igrejas.

Grupo Musical Claussen

A ideia de casar-se ao ar livre, em uma praia ou em uma chácara, por exemplo, é um conceito que cada vez mais agrada aos noivos e noivas. Nesses cenários, além da facilidade em incorporar os protocolos sanitários, é possível criar uma decoração original e belíssima, com elementos naturais. O que ocorre é que, muitos casais que desejam uma cerimônia de casamento católica, após acharem o local desejado, descobrem que, mesmo que o espaço disponibilize uma capela, um padre não pode realizar o Rito do Matrimônio da Igreja Católica ali.

Para não serem pegos desprevenidos e terem que mudar de planos na últimas hora, é necessário conhecer as regras da Igreja Católica, conversar com o pároco para saber o que podem ou não fazer, e ter um plano B, levando em conta o que realmente tem mais importância. Assim como há casais que fazem questão de ter a sua união oficializada pela Igreja, outros preferem trocar as alianças ao ar livre, com outros rituais. Todas as religiões têm seus protocolos e regras específicas, e que devem ser seguidas pelos noivos que decidem se casar de acordo com seus preceitos. Explicamos aqui como funcionam as cerimônias católicas fora das igrejas. 

Regras da Igreja

Por regra, a Igreja Católica dita que é expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial. Essa restrição está baseada nos preceitos de que os sacramentos sejam realizados nos templos, com a intenção de fortalecer o espírito e a alma da religião. Talvez o padre, que costuma orientá-los, gostaria de abençoar sua união seja aonde for, porém não terá permissão para fazê-lo. Assim, por mais que o cenário seja imprescindível, vocês devem decidir se podem abrir mão do rito religioso oficial ou não. 

Phillipe Carvalho Photography

Achando o meio termo

Para casais que não dispensam uma cerimônia autêntica, mas desejam ter uma cerimônia "pé na areia", com direito a um décor com conchas do mar e palmeiras ao fundo, podem achar um outro caminho. A Igreja permite que realizem a cerimônia em qualquer em qualquer paróquia católica, ainda que esteja longe daquela que frenquentam normalmente, ou até em outra cidade. Portanto, podem escolher uma igreja próxima ao espaço que escolheram e depois da cerimônia, comemorar no local. Uma maneira perfeita se não querem ficar sem as bênçãos sagradas.

Sem os ritos do Sacramento de Matrimônio

Talvez possam encontrar um padre que concorde em abençoá-los, porém de forma não oficial, ou seja, além de não receberem o Registro do Matrimônio emitido pela Igreja, a cerimônia será simbólica e não sacramentada. Vocês poderão incluir músicas e orações católicas, mas a cerimônia terá um caráter apenas simbólico. 

Não é muito comum, uma vez que se trata de um preceito fundamental da Igreja Católica, mas pode acontecer de um padre que os conheça há muito tempo, que pode até ter batizado o casal, aceite consagrar a troca das alianças (mas lembrem-se de que isso não é o Sacramento do Matrimônio, trata-se de um bênção).

Marcar a data é uma satisfação inesquecível, é quando os sonhos do início do namoro tornam-se uma realidade. Mas, por mais que não vejam a hora de encomendar os convites, devem lembrar que casar envolve questões burocráticas, práticas e religiosas. Se desejam ter uma cerimônia católica é fundamental estarem atentos a todos os detalhes que fazem parte desse protocolo. 

Outros artigos que podem te interessar

  • Protocolo de entrada em casamentos homoafetivos: o requisito é o amor!
    Protocolo de casamento
    Protocolo de entrada em casamentos homoafetivos: o requisito é o amor!
    Todas as formas de amor devem ser celebradas exatamente da maneira que o casal deseja. Mas na entrada para a cerimônia, existe um protocolo para os casamentos homoafetivos? Se chegaram nessa etapa, ajudaremos com possíveis dúvidas!
  • Os cortejos da igreja: como personalizá-los?
    Protocolo de casamento
    Os cortejos da igreja: como personalizá-los?
    Padrinhos, pais, os noivos, as daminhas e os pajens. O cortejo é um dos primeiros momentos da festa, a entrada dos protagonistas do dia. E se você quer que toda a festa seja personalizada, pense também em como fazer um cortejo original.
  • Padre, celebrante e Juiz de Paz: quem deve celebrar sua cerimônia?
    Protocolo de casamento
    Padre, celebrante e Juiz de Paz: quem deve celebrar sua cerimônia?
    Padre, celebrante ou juiz de paz: um deles abençoará a sua união e por isso podem ser considerados figuras chave no casamento. Saiba qual a diferença entre cada um deles e não erre nessa decisão tão importante!
  • Protocolo de entrada e saída da igreja
    Protocolo de casamento
    Protocolo de entrada e saída da igreja
    Muitos casais só percebem que não sabem o lado correto que devem entrar ou sair da igreja minutos antes de começar a cerimônia. Para que isso não aconteça com vocês, sigam nossa matéria e conheçam cada detalhe desse protocolo importante.
  • Teste: Veja qual o seu nível de conhecimento sobre casamentos
    Protocolo de casamento
    Teste: Veja qual o seu nível de conhecimento sobre casamentos
    Na fase da preparação do casamento a maioria das noivas se inteira sobre todos os temas relacionados ao assunto. Agora é o momento de você ver se realmente conhece bem esse mundo a parte. Faça o teste e veja seu nível de conhecimento.