Sandra Cuzziol

O mundo dos casamentos está rodeado de costumes tão antigos que muitos noivos às vezes não sabem a origem ou o real significado de cada uma dessas tradições. Seja o significado do buquê de flores, a cor branca usada nos modelos de vestido de noiva, ou até o real significado por trás do bolo de casamento, etc. O bem-casado é um desses itens que, além do seu nome característico e sabor conquistador, possui muitas particularidades. Curiosos em descobrir tudo o que envolve esse delicioso doce?

Origem

O doce possui mais de 100 anos da sua invenção e, desde então adocica os casamentos com sua leveza e o típico sabor do doce de leite. Mas, diferente do que muitos podem imaginar, esse doce teve origem na Europa, mais especificamente em Portugal, e foi trazido ao país na época da colonização. Ainda que sejam muito parecidos, cada cultura o personalizou ao seu estilo. Na terra lusitana esse doce é chamado “casadinho”, já no Brasil, “bem-casado”, como todos conhecemos. A diferença entre eles é que na receita portuguesa a textura é mais densa.

Scandal Doces

Significado

Este doce descende indiretamente do "alfajor árabe" e é visualmente muito parecido com os macarrons, que são bolinhos franceses recheados, mas ele possui significado único. Como o nome já diz, o bem-casado é o símbolo da união. Diz a tradição que, seja como modelo de lembrancinha  de casamento ou apenas mais um mimo do dia, ele deve ser entregue ao final do evento e que os convidados que provarem esse doce serão abençoados pela mesma felicidade dos noivos que o oferecem. E para os noivos que querem economizar, eles podem ser a opção de lembrancinha de casamento barata.

Inovando

Com o passar dos anos, as pessoas foram atualizando e incrementando cada vez mais os bem-casados. Hoje é possível encontrar diversos sabores com diversas embalagens, combinando com o estilo de decoração de casamento rústica ou clássica, feitas desde tecido, em caixinhas de papelão, etc. Eles também podem perfeitamente atender ao desejo dos noivos que buscam opção de lembrancinha de casamento diferente, mas que querem manter um toque tradicional.

Colonial Casa de Festas

E a quantidade ideal?

Basta ir em uma única festa de casamento par saber bem que a conta de bem-casados por pessoa nunca pode ser literal. Os convidados comem doces na festa e também os levam para casa, e muitas vezes levam mais de um. Por isso, os profissionais recomendam uma conta de 3 a 4 doces por pessoa. Se você já o provou, sabe que é impossível comer só um, por isso dê o prazer dos seus convidados se deliciarem sem limitações.

Meire Carvalho Eventos

Depois de descobrir as curiosidades do bem-casado, passe para definição das músicas de casamento que farão a trilha sonora no dia em que você entrará com o seu lindo vestido de noiva como sempre sonhou. E não tenha pressa para escolher o tecido que irá acompanhar essas delícias, lembre-se apenas de que todas as cores devem estar em harmonia, e o seu dia será um sucesso absoluto.