Vinicius Fadul

A maior alegria dos noivos na recepção de sua cerimônia é poder oferecer uma festa inesquecível. Para isso, alguns detalhes são estudados com uma super atenção, para ter a personalidade dos seus protagonistas estampada em cada cantinho. Assim, até o modelo da lembrancinhas de casamento leva um bom tempo de pesquisa para surpreender e agradecer o carinho de cada um que prestigiou o dia. Mas há um ponto que pode deixar muitos noivos dúvida: como criar um cardápio que possa agradar a todos e que combine com a decoração do casamento e todo o contexto que pensaram para a festa?

Um menu perfeito deve se adequar tanto ao horário como ao clima do local da cerimônia e, é por esse motivo que gera tantas perguntas sobre o que servir. Entre tantas alternativas disponíveis está a mesa de frios, que se adapta a diversas propostas de menu, é atemporal, e sempre agrada à maioria. Mostraremos tudo o que precisam saber para incluir uma mesa de frios que incremente o menu ou até possa ser a protagonista do cardápio.  

Império Buffet

Como a grande protagonista de um brunch

No verão uma mesa de frios é muito bem-vinda e, se a ideia é uma linda cerimônia pela manhã e desejam oferecer um brunch, montá-la como complemento dos outros quitutes servidos é uma excelente alternativa. Com várias combinações deliciosas será fácil criar uma ilha de frios, independentemente da proposta ser uma decoração de casamento rústica no campo ou um décor mais clássico na cidade, em ambos os espaços um brunch fará o maior sucesso. Caso a mesa fique ao ar livre em local onde bata o sol, é importante manter os frios abrigados e expostos num local mais fresco. 

Para propostas arrojadas

Mesmo em uma cerimônia tradicional no inverno, que conta decoração de casamento simples e elegante, com elementos minimalistas, determinados ingredientes podem ser incorporados ao jantar sem comprometer a proposta, desde que servidos de forma arrojada. No caso da mesa de frios, item sobre o qual muitos casais ficam inseguros de investir quando o conceito preza por mais sofisticação, saibam que funciona muito bem para incrementar o coquetel de abertura. Basta criar uma ilha de frios bem produzida, com complementos quentes e com a apresentação impecável.

Império Buffet

Sugestões para montar a mesa de frios no verão

O clima quente pede alimentos frescos. Sendo assim, é recomendável que tenham preferência pelos queijos suaves, como o branco,  gouda, brie e camembert, por exemplo. As opções de presunto, peito de peru e outros, pedem molhos como vinagrete ou tártaro, e vocês também podem investir em diferentes tipos de carpaccio, inclusive de frutas, como o carpaccio de melão com presunto cru, leve e delicioso.

Além de todos os ingredientes de um café da manhã tradicional, sucos, água aromatizada, milk shakes, vinho espumante ou champanhe também podem estar próximos à mesa, já que são itens perfeitos para o brunch; mas os frios é que vão brilhar na mesa.

Virá Charme Resort

Sugestão mesa de frios para o inverno

Uma mesa de frios para o inverno requer sabores fortes, assim acrescente queijos mais intensos como gorgonzola, parmesão, pecorino ou provolone que são ideais para combinar com um vinho tinto encorpado ou drinques destilados. O presunto cru, a mortadela e o pastrami são boas opções para completar sua mesa de frios, os molhos mais picantes caem muito bem em noites geladas, então procurem alternativas que se destaquem com pães quentes e outros complementos. 

Casa Blanca Buffet

Quantidades

É importante pensar no tamanho do seu evento, no número de convidados, para calcular bem as quantidades que devem colocar de cada ingrediente na mesa, especialmente porque alguns, como queijos mais exclusivos, podem ser mais caros. O recomendável é calcular algo em torno de 200 gramas por pessoa, incluindo os queijos, nozes e os complementos de carne.

Vinicius Fadul

Decore a mesa com perfeição

O grande diferencial para a decoração da mesa do casamento ser adequada para o dia, dependerá de como irão ornamentá-la, portanto posicionem alguns arranjos florais que deixem a mesa mais charmosa, mas que estejam ali de forma a não atrapalhar e, se o enlace ocorre em um local com ar tropical, podem até acrescentar folhagens típicas do local para decorar os próprios pratos

As bandejas que irão acomodar os frios devem seguir um estilo autêntico e elegante, a apresentação deve ser caprichada, com cortes elaborados para que fiquem vistosos, dispostos em travessas com dois ou três andares que, além de práticas, deixam o visual incrível. Todos os utilitários para os frios têm que seguir a mesma proposta dos outros elementos, pegadores de frios, porta-guardanapos, facas de pão: tudo precisa ser bem selecionado, tendo em vista o material e a tonalidade.

Estúdio Letícia Barbeto

Receber as pessoas mais importantes de suas vidas para comemorar o "sim" a uma nova vida a dois será um grande prazer para os casais. Mas essa celebração requer cuidados para oferecer não apenas uma decoração de festa de casamento dos sonhos, mas também pratos que deliciem a todos, doces apetitosos e até um bolo de casamento que dê água na boca só de olhá-lo. E, dentro do buffet, a mesa de frios será um mimo a mais para as pessoas que torcem por vocês e que estarão ao seu lado no dia C.