Erick Ractz Fotografia
Erick Ractz Fotografia

Muito se fala sobre as sessões de fotos das noivas, com toda a preparação delas antes de aparecerem no altar devidamente vestidas e com seus penteados para casamento impecáveis. Mas nem por isso os noivos não merecem destaque. Eles, a exemplo delas, vivem a ansiedade de saber que suas vidas mudarão depois do “sim”. Os últimos momentos como indivíduos solteiros merecem ser também registrados para a posteridade. Cada detalhe eternizado poderá se converter em uma bela lembrancinha de casamento para o casal.

Oportunidades para isto não faltam. Da barba aparada à colocação de toda a vestimenta e os momentos de descontração com os padrinhos, tudo é motivo de festa no passo a passo que deixará comprovado toda a ansiedade e êxtase pela decisão de tocar a vida junto ao seu par.    

Cadu Nickel Fotografia
Cadu Nickel Fotografia

1.  Cabelo e barba

O momento da barba desenhada ou retirada na navalha com toalha quente, propiciando uma pele lisa e mais macia, é um dos momentos favoritos dos homens na preparação. É o momento spa deles, um dos mais relaxantes. Conjugado a isso está o momento em que cabelo recebe atenção, com o corte sendo revisto ou apenas melhorado pelo barbeiro. Ainda que o cabelo seja curto, é provável que tenha pesquisado sobre penteados simples para casamento.

Fotografar todas as caras e bocas do noivo em frente ao espelho nesta fase costumam gerar imagens divertidas. Para os mais cuidadosos ou brincalhões, acrescentar uma máscara com pepino nos olhos é quase item obrigatório. Assim, todos saberão que você estava com a skincare em dia.     

Alessandro Alves Fotografia
Alessandro Alves Fotografia

2. Gravata

O processo do nó na gravata rende ótimos cliques. No álbum, a compenetração do noivo nesta hora sempre chama a atenção. Imbuído em usar o acessório corretamente, ajeita de um lado e de outro, confere com alguém próximo, pede a ajuda do pai ou de um amigo. No ideário coletivo, este é o item que transmite seriedade, cerimônia e compromisso com a responsabilidade que escolheu para si. Fica formalmente encantador.

John Brandão Fotografia
John Brandão Fotografia

3. Repasse dos votos

Combine com o fotógrafo de ler o texto que escreveu para os votos e as juras de amor eterno ao seu par em voz alta, ou de apenas conferi-lo, caso prefira fazer surpresa. Facilitará o discurso no altar e pode gerar alguma emoção que pode e deve ser captada pelas lentes sagazes do profissional. O detalhe da letra escrita à mão no papel dobrado e guardado no bolso, com alguma frase mais especial em destaque, também funciona muitíssimo bem. 

Igor Martins Fotografia
Igor Martins Fotografia

4. Colocando os sapatos

Sapatos lustrados, cadarços devidamente amarrados e um mundo de perguntas dos seus convidados sobre o que você estava a pensar enquanto terminava de se calçar. Uma imagem que seria boba em outro contexto ganha em dramaticidade quando bem enquadrada e executada. A cada minuto passado durante os preparativos o sonho fica mais real e a ansiedade tende a vazar, inclusive para as fotos.

Mariana Silvestre Fotografia
Mariana Silvestre Fotografia

5. Traje completo

Uma camisa, uma calça, um par de meias e de calçados, um colete, camisa, uma gravata e um terno ou smoking e, voilá, temos um noivo! Hora dos últimos conferes do traje que escolheu para o casamento enquanto recitará as frases curtas de amor que selecionou com sacrifício para resumir tudo o que sente pela sua alma gêmea.

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

 A movimentação das mãos tende a ficar mais frenética e a postura muda porque, agora, você já está começando a se comportar como um marido e quer ser admirado como qual. Também já é de praxe fotografar todo o look antes de o noivo o vestir, sobre a cama, numa espécie de teaser do que está por vir.

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

6. Risada com os padrinhos

Por que não chamar os padrinhos para este momento? Depois de brincadeiras e piadas para descontrair, algumas cervejas e aperitivos em boa companhia, tudo tende a ficar mais leve e tranquilo. Este tende a ser o momento em que você estará mais descontraído até a cerimônia.

Felipe Lenon Fotografia
Felipe Lenon Fotografia

O clima de camaradagem e cumplicidade com os amigos mais chegados que escolheu para apadrinha-lo será recheado de muitas risadas e sorrisos. 

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

7. Bênção dos pais

Pode ser um abraço emocionado, um beijo carinhoso e até a troca cúmplice de olhares. É fundamental deixar registrado o orgulho e alegria do pai e da mãe do noivo com essa nova fase que se inicia na vida do filho. E em como ele está contente em poder vivenciar isso ao lado das pessoas que o criaram. Emoção e gratidão pura no foco.

Vitor Braga Fotografia
Vitor Braga Fotografia

8. Acessórios

Procure também chamar a atenção para os detalhes, como as abotoaduras, o lenço no bolso, uma joia e o relógio que estará usando. A memória, por vezes, nos trai, e é bacana lembrar a cor, a estampa e a combinação de cores de todos esses acessórios que escolheu para a sua melhor apresentação.

Douglas Rogério Fotografia
Douglas Rogério Fotografia

Não se intimide em deixar registrado as emoções diante do fotógrafo ou fotógrafa, sejam elas o riso ou o choro. Trata-se do dia do seu casamento e você vai querer poder lembrar dessa montanha-russa de sentimentos em profusão, assim como lembrar-se da decoração de casamento e tantos outros detalhes. Flores são lindas, mas o que mais embeleza toda a celebração é o desejo de estar junto do casal. Não se furte de propiciar este presente para você e o seu amor. Peça para fotografar o lindo bolo de casamento encomendado, sabendo que o que irá destacar o seu álbum de outros ensaios são as imagens mais pessoais e únicas.