Encanto Fotográfico
Encanto Fotográfico

Reza a lenda que é necessário incluir algo azul à vestimenta no dia do casamento para garantir a longevidade da história de amor. O item funcionaria como uma espécie de amuleto, afastando as más energias do casal no dia mais importante dos dois. Acreditando ou não na veracidade da superstição, há quem não prefira brincar com a sorte e torne a cor presente em um detalhe dos penteados para casamento da noiva, na maquiagem, no buquê e onde mais quiser. Para os mais casais mais tracionais que julguem o azul incoerente com a paleta de cores da cerimônia e festa, pode-se usá-la em algo oculto pelos próprios vestidos de noiva.

A tradição mais conhecida que apregoa tal prática teria nascido na Inglaterra, por volta de 1880, segundo um registro histórico feito em forma de rima. Ele ainda aconselha que a noiva vá ao altar com algo emprestado, algo novo e algo antigo. Mas se a sua opção em eleger algo azul nada tiver a ver com desejo de uma proteção extra, também pode conferir as dicas a seguir. O look mais colorido para o grande dia ganha muito em personalidade e a gente te mstra como.  

Bernardo Oliveira Foto e Filme
Bernardo Oliveira Foto e Filme

1. Sapatos

Se você está pesquisando sapatos para noivas coloridos, é bem possível que já tenha percebido o quanto o tom tem a agregar ao visual. Vestidos cuja barra da saia deixem os pés a mostra parecem ter sido feitos para um calçado azul claro. O tom pastel traz um ar romântico e delicado, que combina perfeitamente com laços e detalhes em pedrarias e pérolas, qualquer que seja o modelo do sapato.

Mario Ohashi Foto e Vídeo
Mario Ohashi Foto e Vídeo

2. Joias

Não faltam opções de brincos, anéis e colares com a coloração azulada. São vários os tipos de pedras que possuem a tonalidade. Água marinha, tanzanita, turmalina azul, turquesa e topázio são apenas alguns exemplos de gemas.

Além de garantirem um brilho lindo à celebração, acredita-se que as pedras azuis possuem como propriedade o poder calmante, diminuindo a ansiedade e o estresse, apaziguando a impulsividade e estimulando a paz interior. Intuição, serenidade, altruísmo e positividade também seriam potencializados pelo uso delas.

Fiancee & Co
Fiancee & Co

3. Buquê

Já pensou em ter um buquê de noiva azul? As hortênsias e orquídeas não são as únicas flores na natureza que, se empregadas, te darão este visual, embora outros tipos azulados não sejam tão comuns nos hortos. Existem, pelo menos, uma centena de espécies que podem ser encomendadas e que possuem tal característica.Além dos tipos naturalmente azuis, como a centaurea-azul, a miosótis e o jacinto, há ainda as espécies que podem ser coloridas para adquirirem a cor, como as rosas. Pode-se incrementar ainda folhagens azuladas para intensificar o efeito monocromático do arranjo.   

Feitiço das Flores
Feitiço das Flores

4. Lingerie

Escolher uma bela combinação de calcinha, sutiã e cinta-liga para trazer sorte e ainda fazer bonito na frente do seu par é uma ideia tão boa que difícil é resistir. Modelos em renda e com transparência possuem um romantismo que é reforçado pela cor. Não há um tom de pele que não acabe sendo beneficiado pelo contraste promovido.     

5. Penteado e make

Penteados com tranças para casamento ficam lindos com pequenos detalhes em azul incorporados a eles. Pode ser flor, fita, tiara e pequenos detalhes com pedraria no tom. Na maquiagem, o azul pode ser empregado na sombra e no delineado para um efeito de tirar o fôlego. Faça o teste e veja como o look só tem a ganhar com esta cor que, embora seja uma das mais queridas, foge à obviedade no contexto do enlace.    

Fotografando Sentimentos - Fernando Martins
Fotografando Sentimentos - Fernando Martins

E não para por aí. Caso tenha gostado das sugestões, experimente pesquisar decoração de casamento com a paleta azul e cores afins. Funciona como um verdadeiro bálsamo para os olhos e coração, transmitindo votos de tranquilidade e paz para a união. Por isso, tantos casais elegem a cor para os vestidos de festa das madrinhas e trajes dos padrinhos.