Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Que tal ter uma festa mais intimista e aconchegante? Essa é a proposta do micro wedding, uma cerimônia em que de 10 a 40 pessoas receberão os convites de casamento. Esse modelo tem se tornado cada vez mais frequente, seja pela proposta descomplicada e minimalista, seja pela economia no orçamento. Uma decisão que influencia não só no preço, mas na qualidade dos serviços a serem contratados e pode influenciar da escolha do local em que a união será celebrada e festejada até o momento das lembrancinhas de casamento serem distribuídas.

No comparativo com o mini wedding, a ideia é ainda mais enxuta. Ao invés do limite de 100 pessoas presentes, há de se escolher menos que a metade. Por isso, quem possui muitos amigos ou familiares pode se sentir posto contra a parede. Uma dica importante contra essa sensação de sufoco é fazer uma lista apenas com os nomes essenciais para você, sem a pressão dos outros. Se for capaz de enumerar todos sem sentir (muita) culpa por quem ficou fora, essa proposta é para você. 

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Custo-benefício

As vantagens do micro wedding são muitas. Além da cerimônia com a troca de alianças tender a ser mais curta por conta do formato do evento, o clima acaba sendo mais descontraído e informal do que de uma celebração diante de 200 convidados. Fora que o preço para realizar o sonho de trocar frases curtas de amor no altar pode ficar mais em conta. O que, felizmente, está na moda. Mas cuidado: dependendo das escolhas que façam, o valor pode ser igual a de um casamento com mais convidados., por isso é preciso ter atenção para os detalhes que encarecem o dia.

Com o modo de vida simples e mais sustentável em voga, ser capaz de ser feliz com menos funciona, vocês podem conseguir um micro wedding impecável gastando menos, com soluções que também funcionam para o meio ambiente, como escolher um lugar ao ar livre e optar por um casamento de dia, aproveitando a luz natural; escolher itens decorativos com materiais orgânicos e não poluentes, e um cardapio mais leve, que pode ser até de finger food. 

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

Intimidade garantida

Com uma lista tão restrita, apenas as pessoas mais próximas do casal acabarão sendo chamadas. Isso exclui convidados por obrigação social ou com consanguinidade remota. São pessoas com as quais ambos possuem maior cumplicidade e menos melindre, tornando tudo menos tenso e nervoso para os apaixonados.

É a garantia de estar casando na sua zona de conforto, com pouco ou nenhum julgamento, ainda que nem tudo vá de acordo com o script montado para o dia. Assim, uma gagueira incontrolável ou uma piada infame dificilmente serão alvos de algum comentário maldoso!

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Qualidade x quantidade

Caso possam e queiram se presentear com alguns mimos, a opção pelo micro wedding também ajudará. Como o número de convidados é reduzido, você e seu par podem se dar ao luxo de contratar alguns serviços gourmet ou extras pelos quais teriam de abrir mão numa festa maior. O buffet pode contar com itens de maior valor e/ou com uma maior variedade de quitutes, a bebida pode ser de uma marca importada ou invés de uma nacional, ou ainda pagar para ter como atração musical um artista famoso.

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Comodidade

A ideia do micro wedding é concentrar aquilo que é apenas o essencial para celebrar o amor do casal. Assim, faz-se desnecessário locais diferentes para a cerimônia e festa, sendo perfeitos para casamentos no campo ou na praia, por definição, mais informais. Sem mais do que um endereço, são necessários menos fornecedores, o que é sinônimo de menos estresse. É possível, inclusive, contratar mais serviços prestados pelos poucos profissionais que escolheram, para desobrigar o noivo ou a noiva a fazer compras e cuidar da logística delas até a festa por contra própria.

Alex Pedroso Fotógrafo
Alex Pedroso Fotógrafo

Maior conexão

Ter menos pessoas na festa e cerimônia também significa ter mais tempo com cada uma delas. A fila de cumprimentos será bem mais rápida após os votos, e os recém-casados poderão dar atenção e demonstrar seu carinho e gratidão a cada um dos presentes.

Um maior tempo de interação e de melhor qualidade fará com que os amigos e familiares se sintam ainda mais valorizados, ao reforçar a conexão que possuem com eles em um dos dias mais especiais da vida do casal. Até o que escrever no convite de casamento pode ser personalizado, caso os noivos prefiram.

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

Maior flexibilidade

Graças ao caráter informal do micro wedding, é possível fazê-lo no seu restaurante preferido ou numa outra locação menos convencional. O horário também é mais flexível, agregando a possibilidade de ser feito de manhã, tarde, noite e até madrugada, já que o evento não tomará tantas horas.

Da mesma forma, nada impede que a comemoração ao lado dos amigos e familiares mais próximas tenham desdobramentos que não tenham sido previamente agendados, como um piquenique num parque próximo, a participação em um karaokê ou um brinde no bar onde o casal se conheceu. Permita-se viver o momento e curtir sem pressão.   

Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem
Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem

Em resumo, o casamento para um número tão reduzido de pessoas é indicado para aqueles casais que veem beleza na simplicidade, que estão dispostos a abrirem mão de uma cerimônia mais convencional, escolhendo fazer o seu momento à sua maneira. Da decoração do casamento ao que irão vestir, o que realmente importa é o conforto e a praticidade. Até nas músicas de casamento é possível surpreender ao escolher unir ao seu amor desta maneira intimista e acolhedora. Brindem à sua autenticidade, não tem erro.