Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Para o próximo ano umas das tendências mais comentadas é a chamada "decoração sentimental". O nome bem sugestivo propõe um décor extremamente personalizado e único, algo bem possível porque o número de convidados terá de ser menor, e isso significa propocionar para cada pessoa uma experiência mais "sentimental" no seu enlace. 

Independentemente do estilo que tenham, vale investir ao máximo nos detalhes, e não tenham medo dos pormenores considerados "rococós". Apostar por objetos e mobiliário com traços marcantes e autênticos é o ideal, além de peças de herança para decorar, como um toca-discos, um porta-retrato, uma caixinha para guardar as alianças. O estilo irá agregar principalmente um valor afetivo. Saibam mais.

Felipe Tucci Fotografia
Felipe Tucci Fotografia

A mesa

A delicadeza do estilo está nos pormenores. Enlaces clássicos podem ter o conceito reafirmado em toalhas de mesa de linho, renda ou seda, e uma leve transparência é sempre bem-vinda. A renda  sempre merece destaque na composição sentimental, e ganha mais créditos porque pode ter sido uma herança ou presente de um ente querido que já tenha usado esse material tão clássico em seus casamentos.

Para as celebrações menos tradicionais, o tecido richelieu é um tipo de bordado que pode ser aplicado no linho que, além de durável, facilita a limpeza e é multifuncional, se adaptando a vários estilos.

Keli Santos Fotografia
Keli Santos Fotografia

As toalhas lisas compõem com tudo, mas as estampadas e com franjas nas pontas proporcionam um charme a mais. No lugar de toalhas, as passadeiras (ou trilho) combinam com mesas retangulares ou quadradas. Em ambos os casos, podem ser colocados sousplat de vidro ou rattan.

E uma dica: na mesa posta, quando se usa tecido para cobrir a mesa, não se usa sousplat ou jogo americano de tecido em cima. Guardanapos de linho ou com renda ao redor e porta-guardanapos não podem faltar à esquerda do prato. Inclusive, se não tiver porta-guardanapo, um laço de fita no guardanapo já demonstra o carinho na montagem. 

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Louças

Pratos de porcelana branca são peças curinga, mas em um décor sentimental que tal compor o cenário com porcelana estampada com flores, texturas e relevos? O tom pastel é mais do que bem-vindo na composição de uma mesa sentimental porque remete ao frescor, doçura e romantismo. Talheres prateados ou dourados completam a etiqueta da mesa. As taças podem ser de cristal transparente ou coloridas dependendo da estampa do prato. A dica é escolher uma cor da estampa para ser a mesma da taça.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Iluminação

Uma iluminação produzida com castiçais com velas compridas são ideias para jantares e celebrações íntimas em casa. Um em cada canto ou dois no mesmo canto para uma proposta diferente do convencional. Você pode optar por algumas velinhas que podem enfeitar o comprimento da mesa.

Há no mercado velas artificiais que acendem com bateria e piscam como se fosse o fogo. Além de mais seguras, são práticas para serem usadas muitas vezes. Pequenas luminárias ou gaiolinhas com vela são dispostas para criar um ambiente aconchegante e receptivo.  

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Flores, acessórios e plaquinhas

As plantas sempre são colocadas na mesa para enfeitar, perfumar e encantar os convidados ou o seu par. Rosas são primordiais no estilo sentimental por significarem amor puro e verdadeiro, mas há um leque enorme de opções. O campim-dos-pampas, tendência absoluta, pode ser usado em ambiente fechados e externos, e será um belo par para os objetos retrô que utilizarem.

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

Orquídeas, hortênsias, antúrios e gérberas com o famoso mosquitinho para complementar os arranjos são excelentes opções de flores que decoram a mesa sentimental e transmitem sensação de bem-estar e aconhego. E que tal acrescentar almofadas no lounge para deixar tudo ainda mais confortável?

Na decoração do espaço, plaquinhas com frases e poesias ou apenas palavras que representam sentimentos já fazem a diferença. Fotografias de momentos especiais, não só do casal, mas com amigos e familiares em ocasiões descontraídas vão surpreender e colocar os convidados no centro da festa com vocês.

Keli Santos Fotografia
Keli Santos Fotografia

Para os casais que adoram as referências vintage e shabby chic, o décor sentimental é um prato cheio. A personalização é importante para o estilo, então, lembrancinhas com os nomes ou embrulhadas com tecido estampado também têm um lugar especial no décor. É só colocar sentimento para o seu dia C virar uma verdadeira memória afetiva para todos.