Depois de ver a protagonista do dia entrar reluzente com seu vestido de noiva pelo corredor e ouvir os votos emocionantes do casal, um dos momentos mais aguardados pelos convidados de um casamento é o jantar (ou brunch, almoço, coquetel etc). E, ao sentarem-se nos lugares designados para cada um, algo logo chamará sua atenção: estamos falando dos centros de mesa, um detalhe que faz toda a diferença na decoração de casamento e merece atenção especial, já que ficará em evidência durante toda a recepção. 

Ainda que vocês tenham optado por um casamento simples, as opções de centro de mesa são bem variadas, e alguns casais até se aventuram a incrementar os objetos com uma estética faça você mesmo, mas o importante é que esse acessório do décor converse com todo o estilo do enlace. Vejam algumas inspirações e dicas para colocar um detalhe impecável nas mesas, desses que os convidados não resistem e levam para casa ao final da festa!

Reinventando formatos

Os centros de mesa mais clássicos, produzidos com as mesmas flores do casamento usadas no espaço da recepção e da igreja, por exemplo, são sempre opções válidas, mas é possível reinventar um modelo tradicional usando materiais diferentes. Usar uma base uma base de madeira bem rústica já transforma o arranjo e, da mesma forma que alguns casais escolhem o bolo de casamento quadrado, o centro de mesa pode ser feito com uma caixinha quadrada de madeira.

Para os casais mais modernos, uma boa ideia também é investir em estruturas metálicas com formatos geométricos, que podem estar vazias ou serem preenchidas por flores. Utilizar garrafas de vidro transparente ou coloridas – o azul e o verde fazem um efeito de luz fascinante – é uma ótima alternativa, além de poderem serem boas lembrancinhas de casamento baratas. Enfeitando as garrafinhas com fitas de renda ou outros tecidos já é possível deixá-la com ares bohemian chic, e para a decoração de casamento rústico é perfeito, especialmente se o enlace for durante o dia, em um ambiente campestre ou na praia.

Materiais e plantas diferentes 

Além do formato do adorno, utilizar plantas diferentes irá deixar o centro de mesa com uma nova cara. Vocês podem apostar nas queridinhas das últimas tendências, a suculenta e outras espécies de cactos, que trazem vida ao décor com o seu verde e fogem do convencional. E há casais que até dispensam o uso de plantas, e preferem usar sua criatividade na decoração da mesa de casamento, colocando, por exemplo, enfeites com formatos românticos feitos em MDF, aquários e outras peça de vidro, velas, e até elementos orgânicos, como frutas, bastões de canela etc.  

Temáticos

Uma decoração de casamento simples e barata pode ser o carro-chefe de uma festa elegante com um toque original e criativo, e se vocês desejam investir em um casamento temático, o centro de mesa é um dos itens que dará vida ao tema escolhido já que, dependendo do estilo e da locação de sua celebração, eles são bastante adaptáveis. Em um casamento na praia é possível usar materiais naturais, como conchas e estrelas do mar. Noivos amantes dos livros, podem colocá-los na mesa, destacando seus trechos preferidos, e para festas com um ar oriental, que tal usar origamis para produzir os artefatos?

As flores normalmente são as responsáveis por deixar toda a ornamentação harmônica, dando o tom em elementos que vão desde a paleta de cores ao estilo da papelaria, como os convites do casamento, e elas são uma boa aposta quando se começa a pensar nos centros de mesa, mas vocês podem se permitir ideias mais originais, e tornar a festa do dia C um evento que transmita a personalidade dos dois em cada detalhe. Então não percam mais tempo e inspirem-se com a nossa galeria, certamente as fotos vão encantá-los e ajudar bastante.