Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Casamentos sustentáveis: 7 itens dessa tendência verde para vocês dizerem "sim"

A sustentabilidade está entre as tendências preferidas dos casais que planejam o grande dia entre 2021/22, algo que se firmou com a pandemia, como revela pesquisa de Casamentos.com.br. Consciência ecológica com soluções criativas e benéficas!

15
Ainda sem o espaço para o casamento? 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos

É notável que a preocupação com a sustentabilidade dos eventos é crescente ao longo dos anos, um reflexo das mudanças climáticas que o mundo tem presenciado. As pessoas estão tomando consciência de que algo precisa ser feito e que quando cada um faz a sua parte, fica melhor para todos e para o meio ambiente. Outro fator que entrou nessa conta é a pandemia do coronavírus, que surgiu com o alerta sobre a segurança sanitária e a aglomeração de pessoas. Adaptações precisaram ser feitas e recomendações de saúde precisam ser seguidas, sem tirar o valor, o romantismo e a relevância de comemorar uniões de amor.

Em recente pesquisa feita por Casamentos.com.br é possível notar que a pandemia acelerou a quantidade de casamentos com o viés sustentável. Nosso portal conversou com mais de 6.500 casais e fornecedores, contando com a colaboração de 39 wedding planners dos seus cinco principais mercados: Brasil, México, Espanha, Itália e França. Confiram o resultado da pesquisa e vejam as tendências que estarão nos "enlaces verdes", que prezam pela saúde e valorizam mais o meio ambiente. 

1. Cenários naturais

2. Flores preservadas

3. Fim de semana de festa

4. Trajes confortáveis e leves

5. Comida local e orgânica

6. Lembrancinhas solidárias

7. Veículos ecológicos

Sítio Três Sóis e Uma Lua

1. Cenários naturais

O distanciamento social trouxe a alternativa de eventos menores e curtos em espaços amplos e ao ar livre, com boa circulação de ar. Com isso, 55% dos casais querem fazer com que os convidados sintam que estão celebrando o amor em plena natureza. Os jardins e as cachoeiras figuram entre os locais mais requisitados para cerimônias diurnas.

Porém, uma tendência, que já pode ser definida como um clássico de casamentos noturnos e aparecerá mais em 2021 e 2022, é a do efeito "céu estrelado", proporcionado por belos varais de lâmpadas ou outros estilos de iluminação, que podem ser até produzidos por meio de velas. Essa foi a escolha preferida de um em cada três casais (34%).

RA Fotografia e Filme

2. Flores preservadas

As plantas naturais, as árvores e as flores preservadas têm um importante papel para decorar cada canto do local da cerimônia e recepção. Essas últimas, ditas como preservadas, passam por um tratamento para manter o aspecto de frescas por um a dois anos. Não precisam de água e são uma opção ecológica, o que evita o descarte logo após a festa. Elas enfeitam as mesas, bem como as coroas de flores em penteados e os buquês. 

Falando nisso, as flores preservadas no buquê são as preferidas de mais de 30% das noivas entrevistadas. Já o formato que está de volta é o do petit bouquet (pequeno buquê). Depois de uns anos com grandes composições florais e buquês em cascata, as noivas modernas optam por arranjos menores. Na França e no México, por exemplo, os pequenos buquês são opções para 40% das protagonistas do grande dia.

Ravena Garden Buffet

3. Fim de semana de festa

Um detalhe que está cada vez mais importante é a lista de convidados. Com a recomendação de eventos menores, os casais precisam reduzir o número de entes queridos, mas a alternativa de alguns é reunir as pessoas nos fins de semana, dividindo em grupos em dois dias. Segundo a pesquisa, 44% dos casamentos até 2022 terão mais de um dia de festa. Em países como a França, essa tendência já começa a surgir com grande força e os casais aproveitam a chance de compartilhar a alegria com mais gente em dias diferentes para evitar a aglomeração.

Hideki Foto e Filme

4. Trajes confortáveis e leves

Quanto aos vestidos, as noivas buscam cada vez mais conforto e simplicidade, e apostam por tecidos leves e naturais, como algodão, seda e linho. Esta é a tendência favorita de 32,5% das noivas no Brasil, que querem um visual bem fluido para o dia do "sim". E os noivos podem seguir a tendência com cores claras em seus trajes, tênis e até bermudas.

Nat Eifler Decor

Os conjuntos de terninhos e macacões também entram como boas opções para as mulheres que desejam fugir do look mais convencional, e também para quem vai comemorar em mais de um dia e não quer repetir o vestido com véu e grinalda.

Um Belo Dia

5. Comida local e orgânica

Além de valorizar a comida local por meio de fornecedores da sua cidade, um em cada quatro casais prioriza alimentos orgânicos e com baixa pegada de carbono. Isso significa que os alimentos são cultivados de maneira sustentável porque a produção não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar. Além de mais saudáveis, os alimentos locais vão dar um sabor único à recepção.

Varanda's Lounge

6. Lembrancinhas solidárias 

Uma ação crescente nos casamentos é a procura por organizações que produzem mimos artesanais e podem ser uma forma de apoiar a arte local. Outra ideia é a de dar chocolates, chás e cafés de associações que praticam o comércio justo, com certificado de respeito aos direitos humanos. Vocês podem comprar ainda produtos, como canecas e camisetas, que vão ajudar grupos de defesa ao meio ambiente e aos animais. As plantinhas como cactos e suculentas e as opções comestíveis de doces no pote também são aproveitadas pelos convidados. 

Espaço San Diego

7. Veículos ecológicos

Com o foco na preservação do meio ambiente, alguns carros estão sendo desenvolvidos para funcionar total ou parcialmente com fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis ou que possuem menos emissões de gás carbônico do que a gasolina ou o gasóleo. O veículo que vai levar vocês até a cerimônia e festa e depois ao local das núpcias pode também entrar na lista de itens sustentáveis do grande dia. E, claro, vocês também podem pensar em meios ainda mais alternativos: já pensaram em chegar de bicicleta ou algo mais rústico?

Fazenda Recanto Apoena

É possível fazer uma correlação entre o novo contexto da pandemia e a adoção de uma atitude mais consciente e sustentável. Aos poucos, o simples fato de estar pisando na grama e olhando as estrelas influencia outras decisões que estariam fora do planejamento original, mas que agora são prioridades para que o dia C seja inesquecível.

Ainda sem o espaço para o casamento? 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Outros artigos que podem te interessar