Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Buquês de noiva com protea: renda-se ao exotismo e à beleza dessa flor

Os buquês são os acessórios mais simbólicos da noiva. É possível optar por flores clássicas e tradicionais, mas a cada ano surgem tendências que podem compor um ramo original. Conheça a espécie pré-histórica que já é uma febre, e incremente o look.

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Rudi Dias Fotografia

Rosas e peônias são lindas e duas das escolhas mais comuns para os buquês. Clássicas e delicadas, costumam integrar os sonhos das noivas mais tradicionais que, na maior parte das vezes, optam por utilizá-las também na decoração do casamento. Mas elas estão bem longe de ser as únicas alternativas. Na verdade, graças à tendência de uso de espécies exóticas, elas devem se tornar menos usuais. Uma mudança que acompanha a evolução do perfil das noivas.

Com mulheres cada vez mais interessadas em imprimir presença e assinatura própria à cerimônia, o uso de flores como a protea tem se multiplicado nas buscas e resultados sobre fotos de buquês flores. Cheia de personalidade e estilo, ela empresta sua beleza pré-histórica à caminhada até o altar.

Davi Santi

Cores e significados

O que é protea? Se você ainda não a conhece, a gente te apresenta. Originária da África do Sul e com tonalidades que variam entre o vinho e o rosa, esta planta com visual único e sem igual é uma das mais antigas do mundo – fósseis comprovam que ela já existia há 300 milhões de anos, na Pré-História.

Ela é uma prova viva de que atrelar às flores somente as noções de suavidade e fragilidade é um grande equívoco. Para o povo sul-africano, a protea simboliza a transformação e a esperança. 

Rama Wedding Decor

História

Os europeus a descobriram durante suas expedições na África, no século 17. Obviamente, a espécie chamou logo a atenção dos botânicos. Graças à popularidade entre os colonizadores, as suas várias variações foram introduzidas no continente europeu no século seguinte. Foi nesta época que Carl Linnaeus a batizou com o nome, que deriva do deus grego Proteus, divindade da metamorfose. Uma analogia bem coerente para uma flor conhecida pela diversidade de sua família e gênero.  

Nyméria Fotografia Artística

Tamanho

Um buquê de protea nunca passa despercebido já que seu tamanho é um de seus diferenciais. Hoje já existem mais de 114 tipos de Proteaceae, sendo a mais famosa a King Protea que pode chegar a 30 centímetros de largura. Bem maior do que outras flores, ela pode ser usada de forma solitária ou num grande arranjo, sem passar despercebida em qualquer uma das duas aplicações.

Um efeito bem bacana é mesclá-la com outras espécies, explorando a diferença de cores, texturas e proporções com vários tipos de folhagens. O resultado final fica um escândalo tamanha exuberância. As combinações também podem ser exploradas no modelo de convite de casamento escolhido.

Tatiana Gonzales Design Floral

Estilos

Graças à aparência mais “bruta”, a protea combina perfeitamente com as cerimônias no estilo rústico, boho chic ou praiano. Em meio a estes contextos, ela demonstra como a natureza é capaz de surpreender na versatilidade e beleza de suas criações. Ela também pode ser mesclada com flores delicadas, dando um toque inesperado ao clássico. O romântico e o descolado só têm a ganhar com a espécie.

Meire Carvalho Eventos

Produção

Apesar de ser originária do continente africano, graças à difusão, outras partes do planeta com sol pleno e clima seco a produzem. A Califórnia é um dos seus maiores produtores e o nordeste brasileiro também já a produz – o que torna seu preço mais acessível. Uma outra curiosidade é que a protea apresenta uma duração maior na comparação com outras flores de corte. E, quando seca, vira um belíssimo arranjo, que pode decorar sua casa. Um motivo para considerar se deve jogá-la ou não para os convidados.

Os tipos

Entre as mais usadas nos casamentos estão as Protea magnifica, Protea cynaroides, Leucospermum, Protea pink ice e Serruria florida. A escolha fica por conta do uso, contexto e destaque que se pretende com cada uma delas. Botões menores podem, inclusive, enfeitar a lapela do noivo. Já as flores maiores também ficarão ótimas nos centros de mesa, mesmo numa decoração de casamento minimalista.  

Juliana Brandão Arte Floral

Agora apresentada à flor e às suas possibilidades, já entrou para o time de fãs dela? Não se acanhe com a ideia de incorporá-la ao seu buquê de flores. O visual diferentão, imponente e cheio de personalidade vem a calhar para ilustrar um momento permeado por alegria e beleza, mas também pela coragem. Se ajudar, experimente a espécie junto com a prova do vestido de noiva, para que possa visualizar melhor o efeito que dará ao look.

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você