Ainda que pareça apenas um detalhe em um conjunto nupcial repleto de luxo,  os brincos complementam o visual, somando mais personalidade ao rosto e ao véu. Além de combinar com o vestido de noiva, pode ser do mesmo metal da aliança, sendo dourado ou prateado ou os dois. Também é bom ser de um modelo similar ao que a protagonista da festa costuma usar no dia a dia, para seguir com o próprio estilo e até ornar com o sapato da noiva. Ou seja, é uma joia que dá um toque de harmonia ao traje. 

Variações de um modelo... A gota

Um dos modelos mais emblemáticos, presentes em todas as estações e épocas, é o que tem formato de gota. A pedra ou pérola tem a forma de gota de água, ou seja, arredondada embaixo e com uma ponta em cima. O formato se diferencia do círculo e do oval, deixando a peça mais elegante visualmente. Há vários modelos como podem ver na galeria que preparamos neste artigo. Alguns são iguais tanto na frente quanto atrás e outros são retos na parte detrás.

Em sua coleção mais recente Suarez explorou inúmeros designs para este formato. Dando destaque ao ouro branco, a marca investiu em gotas com pedras como ametista, safira, ametista, e também fez uso de brilhantes cravejados. A Swarowski ousou com um brinco grande com duas pedras transparentes em formato de gota. Já a Badgley Mischka trouxe o formato vazado, a gota tem pequenas pedras e pérolas fazendo só o contorno, o que garante uma peça imponente. Lola Framboise, uma marca que preza por um design tradicional, apresenta a gota clássica, transparente com flor em cima ou com pequenos brilhantes. Para as noivas que querem ter um ponto de cor no look, Carolina Herrera investiu em modelos com coloridos, em vermelho e tons mais escuros. 

Combinando com o rosto

A escolha dos brincos depende muito do gosto de quem vai usá-los. Mas se você está em dúvida, o mais recomendável é observar o seu tipo de rosto, que irá ajudar nessa decisão para harmonizar os acessórios da melhor maneira possível. Sempre lembrando que são dicas preciosas, mas não há regra restrita, o que vale é o gosto da noiva na hora de escolher o brinco ideal do seu dia.

  • Brincos grandes e compridos caem bem em quem tem o rosto redondo, e provocam um efeito de alongamento. Neste caso, os brincos de gota mais estreitos são perfeitos;
  • As noivas de rosto quadrado podem abusar dos brincos pequenos e médios;
  • Já o rosto oval é mais alongado do que o redondo e, por isso, combina com qualquer tamanho de brinco;
  • E o rosto triangular invertido pede brincos maiores. Se usar um  ou tem cabelo curto, o brinco estará mais em evidência 

Complemento do vestido

Geralmente combinamos os acessórios com a roupa e se tratando do vestido nupcial, essa tendência não é diferente. Um é complementar do outro. A dica é que se o vestido tem muitos bordados e mais detalhes, o brinco pode ser menor e mais simples. Se o modelo do vestido de noiva tiver um tecido opaco e liso, a produção dos acessórios ganha brilho para criar um contraste no visual completo e, assim, ficar harmonioso.

Vestidos de noiva de renda, com decote redondo, mais alto, ou com decote ilusão, não precisam de acessórios pesados e compridos, brincos gota mais delicados são certeiros nessa produção. Decotes ombro a ombro funcionam com brincos com formato de gota porque deixa o look ainda mais romântico. Vestidos de noiva tomara que caia, com decote coração ou em V, combinam com a versão mais comprida do acessório.

E os outros acessórios?

As sugestões seguem o princípio de equilíbrio, como ocorre com todo o conjunto. O uso de brincos pequenos dá mais liberdade para o uso de outros complementos, como tiara, colar ou até possíveis presilhas de strass para um penteado solto. Com brincos grandes é preciso ter mais cuidado, experimente antes o modelo do vestido com os acessórios juntos para ver se estão em sintonia entre si, e caso tenha que impor prioridades, o brinco grande com um penteado preso para casamento é ideal, dando destaque ao pescoço e ao complemento.

Da mesma maneira que o casal quer reconhecer o próprio estilo na decoração do casamento, a noiva precisa se conhecer para que as escolhas de acessório e vestido tenham a ver com ela. Estar deslumbrante e ser reconhecida é um dos propósitos de se arrumar para a festa.