Paula Garcia Fotografias
Paula Garcia Fotografias

Para deixar o planejamento do enlace mais doce em 2021, nada melhor do que ficar por dentro das tendências do momento sobre o bolo de casamento. Se por um lado os cuidados sanitários ainda impõem alguns desafios aos casais neste novo ano, por outro abrem todo um leque de possibilidades para a sobremesa.

Graças às listas de convidados menores, os confeiteiros agora buscam, além da beleza e do gosto, praticidade e inovação sem desperdício. E todos eles são categóricos: é hora de deixar de lado o bolo-alegoria e investir na simplicidade com bom gosto. Algo que a lista de tendências de bolo de casamento que reunimos para vocês irá confirmar graciosamente. Cuidado apenas para não babar sobre o teclado diante de todas essas delícias!  

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Único nível

Como os micro e mini weddings seguem em alta, o apelo do bolo pequeno é inegável. Neste caso, a saída é investir numa decoração surpreendente, seja ela minimalista ou elaborada com os detalhes em 3D das flores açucaradas, por exemplo. Quem disse que ele não pode simular o próprio buquê da noiva? 

Cleber Massao Photographer
Cleber Massao Photographer

Bolos de camadas estreitas 

Menos convidados significa menos bolo. Diante disso, a solução para conseguir a aparência clássica em camadas é investir em níveis mais finos. Aconselha-se de dois a quatro para uma disposição grandiosa mesmo num evento de menor escala apenas com as pessoas mais chegadas.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

Mini bolos individuais

Estes prometem ser a grande estrela de 2021. Como desde 2020 a prioridade dos casais passou a ser a saúde dos amigos e familiares, esta solução é a mais simpática aos protocolos rígidos contra a disseminação das doenças respiratórias. Cabe aos garçons levar a sobremesa aos convidados ao final da refeição e ver os convidados encantados com os bolos de casamento em miniatura finamente decorados.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Doces misturados

Outra solução para conseguir um efeito de maior volume é mesclar o bolo de casamento simples com outros doces. Já pensou em dispor, acima ou abaixo dele, donuts, macarons, brownies cortados ou alfajores? Assim, cada tipo pode construir, no mínimo, uma camada. O resultado final é uma profusão de novas cores e texturas que abrem o apetite, inclusive a do fotógrafo. 

Donut Bar
Donut Bar

Croquembouche

Esta é a opção para quem já passou a considerar não ter um bolo. O doce sairia de cena para dar lugar a outro tipo de sobremesa, como o croquembouche. Popular nos últimos anos nos casamentos realizados fora do país, a iguaria francesa é agradável aos olhos pela sua “engenharia” empilhada para as porções individuais.  

Daniel Pires Bolos Artísticos
Daniel Pires Bolos Artísticos

Aquarelados

Os desenhos em aquarela seguem com tudo no mundo da confeitaria. Eles dão à comida o aspecto de obra de arte sem um aspecto exagerado. Há ainda quem lance mão da técnica para estampar no bolo de casamento alguma cena marcante da história do casal, dispensando assim os noivinhos. 

Doces embalados

Pensando, sobretudo, na segurança alimentar dos presentes, pode-se investir nos cupcakes, brownies e outros tipos de doces embalados individualmente, como se fossem brindes a serem distribuídos. É prático, dá aos convidados a chance de consumí-los em casa e ainda permite uma pequena personalização com mensagem. Ganhar um doce que vem com o seu nome e um agradecimento escrito pelo casal representa um outro patamar de carinho. 

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

Naked cakes

Nada parece abalar o reinado dos “bolos pelados”. A aparência rústica combina com a proposta mais “direta e reta” contemplada pelos novos tempos. Cabe apenas ao casal decidir a melhor forma de os oferecer aos convidados para que ele não fique exposto de forma indevida durante toda a recepção. 

MN Fotografia
MN Fotografia

O importante é ter sempre em mente que um bolo de casamento menor ou mais simples não significa uma sobremesa sem graça. Ao redefinir as prioridades na escolha do doce, o casal apenas está usando do bom senso, que será essencial para a nova fase da vida escrita a dois. Sem desperdício e com a minimização dos riscos, toda a comemoração será mais leve, alegre e fluida. Abrace uma dessas tendências para o bolo e admita que a rima de simplicidade e felicidade pode ser muito rica e proveitosa.