Se existe algo que os desafios de 2020 provaram é que não existem barreiras para o amor. O poder da resposta “sim, eu aceito” segue guiando casais do mundo inteiro em direção a um dos dias mais especiais em sua trajetória a dois, e The Knot Worldwide e Casamentos.com.br, como parceiros fiéis dos noivos e noivas, seguem oferecendo todas as ferramentas necessárias para que o seu enlace seja exatamente como sonharam. As tendências para 2021 borbulham com novidades que darão ainda mais expectativas para o planejamento, são imperdíveis.

Recepção e organização

  • Casamento durante a semana

Se antes o sábado era o dia preferido entre os casais, em 2021 uma tendência que já ganhando força são as cerimônias realizadas durante a semana. Além de mais opções para os noivos e noivas, essa mudança também significa mais economia.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

  • Celebrações de dia e ao ar livre

Leveza é a palavra-chave! Celebrações durante o dia, com iluminação natural, estarão mais em alta do que nunca. E, para acompanhar esse clima sereno, nada melhor do que eventos realizados ao ar livre, de preferência em contato com a natureza, em festas mais descontraídas. Cerimônias e coquetéis em jardins, onde terão mais espaço e contando com tendas, podem ocorrer durante todo o ano, especialmente com o clima do Brasil. E para aproveitar cada cantinho, outra tendência é investir em chill outs exteriores, com sofás, mesas e um décor bem acolhedor e confortável.

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

  • Mais tempo para organizar o dia C

Os casais agora ganham muito mais tempo para pensar em cada detalhe do seu enlace. Com as mudanças de datas deste ano, o tempo entre a proposta e a celebração final do casamento será mais longo. Mais de um terço dos casais que ficam noivos neste último trimestre do ano marcam a data de 2022 em diante, então passam a se organizar de 1 ano a 18-24 meses. E o planejamento também contará com a tecnologia a serviço dos casais, já que muitos wedding planners e até espaços de casamento poderão organizar tudo de forma online e oferecer aos casais um tour virtual. 

  • Consciência inclusiva e ambiental 

Além de pensar no seu estilo e considerar o orçamento disponível, outros critérios ganham muita importância na hora de escolher os fornecedores. As novas gerações felizmente têm pensado em solidariedade, diversidade e sustentabilidade, itens fundamentais e inalienáveis na busca por um casamento que seja reflexo das suas escolhas pessoais no dia a dia. Isso significa optar por profissionais conscientes, especializados para casais LGBTQ +, por empresas lideradas por mulheres ou minorias, entre outros, para poderem apoiar causas e reafirmar as suas convicções.

Diego Souza Fotografia
Diego Souza Fotografia

  • Menos protocolo, mais espontaneidade

Que tal deixar a celebração acontecer com maior naturalidade? Assim serão os enlaces em 2021 e 2022, com menos protocolos! Com menos convidados, o ambiente terá um clima muito mais íntimo, o que permitirá uma experiência mais cuidadosa com as pessoas mais próximas, com mais brindes descontraídos, mais espontaneidade nos discursos, registros mais divertidos nas redes sociais e eventos com um toque casual.

  • Organização de mesas mais casual

A espontaneidade também será marcada na disposição das mesas e cadeiras dos convidados, que será mais casual e sem a simetria de antes. As mesas serão colocadas de uma forma mais orgânica, respeitando a distância e os pequenos grupos. Isso significa uma distribuição em mesas de 4 e 6 pessoas, com disposição cadeiras de forma não linear, e até formatos diferentes.

Decoração e lembrancinhas

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

  • Cores naturais e flores secas

Tendência natural também nas cores utilizadas. Quanto mais próximo aos tons encontrados na natureza, melhor, como bege, cores terrosas, nude, off-white, marrom e verde. Os casais podem jogar com contrastes, usando cores mais vivas para complementar a paleta. E seguindo a linha natural no décor, as flores secas voltam com tudo, preservadas em buquês e coroas, além de espécies que já despontam como favoritas nos enlaces, como o capim-dos-pampas e folhas de palmeira secas dando muito volume à decoração.

  • Caixinhas completas para os convidados

As lembrancinhas passam a ser mais completas e vão traduzir todo o seu cuidado com os convidados. Além de leques, chinelos ou vasinhos com suculentas, agora é importante incluir gel hidroalcoólico, máscaras personalizadas, o programa de casamento e outros detalhes e presentinhos úteis.

  • Décor de mesas "sentimental"

Toda a decoração de um enlace é feita com carinho, mas quando se diz "décor sentimental" o conceito vai além da montagem cuidadosa. Para o próximo ano a tendência é investir ao máximo em detalhes "rococós", com toalhas de mesa de linho, bem delicadas, velas, notas personalizadas e pormenores mais íntimos e elaborados, com referências vintage e shabby chic.

Buffet

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

  • Porções individuais e drinks preparados

Entradas, aperitivos, e também o que será servido como refeição principal: as porções individualizadas vieram para ficar. Quanto mais variedade, melhor, mas tendo sempre em mente que nenhuma iguaria será compartilhada entre os convidados. Isso vale também para o bolo e para os doces: podem optar por mini bolos para cada pessoa, e usar embalagens individuais para os convidados levarem os docinhos, cada vez mais personalizados. E os bares também serão reinventados: os coquetéis já preparados para levar são a aposta segura.

  • Bolo minimalista 

Os modelos de bolo de casamento mais simples voltam a ganhar espaço em 2021. Menos camadas e com as coberturas clássicas, como fondant. Mas isso não significa que precisam ser básicos, podem ousar nas formas, nas texturas e na ornamentção, com flores frescas, por exemplo.

Animação e música

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

  • Clima convidativo de bistrô

Para entreter os convidados a dica é investir em soluções criativas, como alternativa às pistas de dança. Música ao vivo, com grupos pequenos, DJ, até comediantes para fazer stand  up comedy e outras apresentações artíticas entre os pratos servidos! A tendência é criar um ambiente descontraído, mas ao mesmo tempo intimista e elegante, no melhor estilo café bistrô. E não se esqueçam da cabine de fotos, e surpresas para os convidados (como sorteios de brindes): sucesso garantido! 

Os looks

Rosa Clará
Rosa Clará

  • Conforto e minimalimo, com muita elegância

Comodidade e versatilidade são as palavras de ordem para 2021, mas sem perder a elegância que a ocasião de um enlace pede. Os vestidos e trajes com estrutura rígida e muito marcada perdem espaço, a proposta para o próximo ano é que os casais se vistam de forma coordenada e com naturalidade, priorizando linhas mais minimalistas em seus modelos, o que faz a escolha dos tecidos ganhar mais importância. 

  • Versatilidade

Além do conforto, a versatilidade também será um elemento bastante valorizado. Modelos com grande adaptabilidade serão a aposta para 2021, vestidos de noiva que podem ser adequados para diferentes situações, especialmente para quem irá celebrar dois casamentos (um íntimo primeiro e outro depois, com maiores proporções). Detalhes como mangas e saias removíveis têm aparecido nas novas coleções, e as noivas também podem investir em vestidos curtos,  seja para a cerimônia civil ou para o seu micro wedding. 

  • Novidades para o look das noivas

Conforto, sim, mas nada básico, especialmente para o look das noivas. Mangas volumosas e abalonadas, decote quadrado e costas bem à mostra, com decote traseiro cavadíssimo: esse combo mais extravagante é o que 2021 propõe para as protagonistas. 

Registro fotográfico

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

  • Verdadeiras capas de revista

Essa é a hora para vocês brilharem. As fotografias super produzidas ganham mais espaço, com cenários incríveis e produções à altura de uma capa de revista que sempre podem ser compartilhadas em suas redes sociais: uma foto espetacular, em frente a um monumento, replicando uma foto histórica, uma foto aérea com seus convidados, o trash the dress... Fotos espetaculares que todos irão querer postar em seus perfis do instagram!

Lua de Mel

  • Um "nano" lua de mel

Com as restrições de viagens para destinos mais distantes, a lua de mel dos sonhos pode ser reinventada. Os casais podem aproveitam a oportunidade para visitar destinos locais, próximos à sua cidade, como uma prévia do que virá quando puderem voltar a viajar. Pode ser mais divertido do que imaginam, e bem mais econônimo.

Essas tendências darão um direcionamento para que façam as melhores escolhas para o seu casamento, mas levando sempre em consideração o orçamento do casal e seu estilo pessoal. Afinal, o importante é que tudo seja um reflexo da essência de vocês.