Jean Lima Fotografia

Receber um convite de casamento para ocupar o importante papel de padrinho é uma grande honra. Você não irá apenas vivenciar a festa como um convidado, irá acompanhar todos os longos meses que antecedem o evento, e com certeza verá a dedicação que o casal coloca em cada detalhe para conseguir um ambiente perfeito. Será testemunha de todo o cuidado com a decoração de casamento precisamente escolhida, verá um certo drama para encontrarem as lembrancinhas de casamento perfeitas e, claro, acompanhará a difícil escolha das vestimentas, tanto da noiva como do noivo.

Quando chegar o grande dia você também não quer decepcionar, e fará questão de subir ao altar ao lado dos seus amigos em grande estilo. Por isso é importante identificar qual o traje que melhor representa a sua personalidade, mas também que esteja de acordo com o estilo da festa. Em dúvida? Veja as dicas que separamos.

1. Black tie

Tarik Dhiego Fotografia

Este tipo de traje é o mais tradicional e aporta muito luxo, é perfeitamente adequado para festas de gala e casamentos que seguem todos os protocolos. Provavelmente você tem mais informações do que os convidados que ainda não receberam os modelos de convite de casamento e, se já foi informado de que a festa seguirá a linha clássica, que será celebrada no período noturno, um traje a rigor, no estilo black tie, além de correto para ocasião, trará um visual impecável. Caso prefira algo original, mas sem fugir do tema de gala, pode escolher um smoking para usar no lugar do terno. A camisa deve ser branca e a gravata deve acompanhar a cor do smoking ou traje escolhido.

2. Traje para coquetel

Calan Sanderson Fotografia

Este estilo está no meio termo entre a vestimenta de gala e um ar mais despojado. Trata-se de traje completo também, mas sem o glamour que o black tie aporta, um visual mais discreto e neutro. Ele pode se adequar tanto para os eventos mais elegantes como para os que pedem menos rigor. A gravata é a tradicional, e não a borboleta e o terno acompanha o traje. Se está em dúvida e não quer arriscar na composição da roupa, aposte neste estilo que será seguro para qualquer que seja o tipo da festa.

3. Social causal

Kate Diego Fotografia

E quando o evento é realizado ao final da tarde, quando elementos naturais estão mais presentes ou mesmo para os enlaces onde se encontra um decoração de casamento simples e elegante, com mais discrição e sem tantos protocolos formais, aqui é permitido deixar o terno em casa e optar apenas pela camisa social e um blazer. Se a cerimônia for no período da tarde, veja com os demais padrinhos a possibilidade de optarem por uma cor clara, como o bege, ou a combinação de blusa azul com calça clara e cinto. Nesse caso a gravata é opcional.

4. Quando as bermudas estão permitidas

Renan Torres Fotografia

Principalmente nas estações mais quentes os homens acabam sofrendo mais que as mulheres, já que nem sempre o estilo da festa permite as opções mais refrescantes de roupa, diferente das opções de vestido de festa curto, que podem se adaptar aos estilos mais formais. E o cenário ainda é diferente se são padrinhos, neste caso vocês terão que ter a expressa permissão dos noivos para participarem da cerimônia de bermudas. Os eventos mais descontraídos, realizados ao ar livre ou na praia, se encaixam com uma proposta despojada e cheia de personalidade, e nesses ambientes os padrinhos podem investir em bermudas ao estilo esporte fino.

5. Camiseta florida

Os noivos pensam em cada detalhe do dia, e principalmente, no momento da cerimônia. Provavelmente pensaram nas cores dos modelos de vestido de festa das madrinhas, para que tudo estivesse em harmonia. Os casamentos temáticos ou que buscam uma mistura proporcional de cores e estampas tropicais, pedem opções de trajes de padrinhos originais. E se os noivos estavam buscando elementos para caracterizar esse dia, deveriam considerar essa opção para aqueles que irão testemunhar o seu "sim".

6. Suspensórios

Os amantes do bucólico e do vintage, dois estilos que se misturam e se complementam, sabem que é preciso elementos específicos para dar ênfase ao cenário criado, desde a decoração de casamento rústica até o dress code. E claro que aqueles que ocupam papel tão importante no dia C devem estar vestidos "à caráter". Os suspensórios são os acessórios preferidos dos noivos e padrinhos que querem evidenciar a tendência retrô em enlaces que acontecem no campo e têm uma atmosfera mais moderna.

7. Coletes

GC Produção

Os coletes podem estar tanto presentes nos estilos mais clássicos e tradicionais como também em propostas um pouco mais descontraídas, e o que irá definir isso é a cor e os elementos que irão acompanhá-los. Se os noivos querem seguir uma mesma linha de vestimenta do noivo, e este optou pelo colete por baixo do terno, os padrinhos podem escolher usar apenas o colete, fazendo um contraste harmônico e muito original.

A decisão sobre a vestimenta dos padrinhos sempre passa pela aprovação do casal, mas é importante que cada um participe com ideias e esteja disposto a viver intensamente esse dia com os amigos. Sendo assim, pronto para subir ao altar na companhia do noivo e, com ele, se emocionar quando a música para casamento tocar anunciando a entrada da noiva? Dedique o tempo que for necessário para a escolha do traje e acompanhe em grande estilo seus amigos, com o traje e o vestido de noiva que sempre sonharam.