Movie 7 Produtora
Movie 7 Produtora

É possível que, depois de tantas decisões durante a organização, vocês tenham se esquecido desse detalhe, afinal de contas é muito mais prazeroso pensar juntos sobre o estilo da decoração de casamento que querem para a festa, ou o tipo de lembrancinha de casamento que vai surpreender os convidados, do que pensar nos passos burocráticos e legais para uma possível mudança de sobrenomes. Essa troca possui um grande significado para muitos noivos que, depois de casados, ou mesmo depois ao enviarem os convites de casamento, já se sentem preparados para essa mudança de nomes.

O problema é que muitas vezes os casais também encontram uma infinidade de dúvidas quanto à mudança, sobre as consequências dela, e também sobre o que deve ser feito para dar entrada ao procedimento. Se estão prestes a subir ao altar, tirem todas suas dúvidas sobre as trocas de sobrenomes com esse pequeno guia das perguntas mais frequentes.

Leonardo Luz Fotografia e Filmes
Leonardo Luz Fotografia e Filmes

  1. 1. O casal pode misturar os sobrenomes para que tenha os mesmos como marido e mulher, inclusive a mesma ordem?

Hoje em dia, diferente do que ocorria antigamente, tanto o homem como a mulher podem adotar os sobrenomes de seu par. Sendo assim, podem deixar que o sobrenome fique bastante parecido, inclusive escolhendo a ordem de nomes que melhor lhes agrade, devendo, entretanto, seguir a mesma ordem para ambos.

  1. 2. E se os noivos não trocam de sobrenome no casamento civil, podem mudar o sobrenome depois de casados?

Muitas razões levam os casais a não optarem pela troca quando se casam no civil. Às vezes, na trajetória até o altar, apenas tiveram olhos para a decoração da festa de casamento, provas de roupas, escolha de flores para casamento, e acabaram se esquecendo deste quesito, ou então, realmente não tiveram interesse naquele momento de fazer a troca. Ainda assim, se depois do início da vida de casados viram como esse pequeno detalhe possui um grande significado, e acabaram mudando de opinião, o que pode ser feito? Neste caso, ainda é possível a inclusão do sobrenome de seu par, mas pelo meio judicial e com uma ação própria, chamada "Ação de retificação de registro civil".

Fotografe
Fotografe

  1. 3. É possível tirar todos os sobrenomes da própria família e colocar apenas os sobrenomes do seu(a) parceiro(a)? O mesmo vale para casamentos homossexuais?

Da mesma forma que cada paróquia pode querer ou não limitar o tipo de decoração para igreja de casamento, há regiões onde se é aceito a subtração de um nome para incluir o do seu par e outros locais que não permitem essa prática. Caso tenham interesse, certifiquem-se no cartório onde irão realizar o casamento, a maioria deles pede um requerimento específico para este ato que deve ser encaminhado ao promotor e levar certidões negativas, comprovando que não há nenhuma ação em seu nome.

Hoje em dia, a possibilidade do casamento homossexual veio para atender o que já dizia o direito fundamental em nossa Constituição, que todos são iguais perante a lei, e esse direito se estende também na inclusão e subtração de sobrenomes com o casamento. Mas, em todos os casos, não é possível suprimir todos os sobrenomes de solteiros. Algum deve ser mantido e, caso autorizado, apenas retirar um deles.

  1. 4. É possível incluir tanto o sobrenome do sogro quanto o da sogra em seu nome ou não?

Ainda que os mais tradicionais possam dizer que no texto do convite de casamento quem convida são os pais dos noivos e que a noiva deve incluir o último sobrenome do noivo, a verdade é que os dois podem escolher qual dos sobrenomes querem incluir, tanto o do sogro como da sogra, desde que este esteja também no nome de seu par.

Anderson Zomer Fotográfica
Anderson Zomer Fotográfica

  1. 5. Quem se arrepende de ter mudado o sobrenome pode alterá-lo antes ou depois do casamento?

Da mesma forma como podem incluir o sobrenome após o casamento, é possível também resgatar o nome de solteiro(a), caso algum de vocês assim queira, com o mesmo procedimento, uma ação de retificação de registro civil, uma medida judicial. Desta forma, continuam casados como antes, mas podem retornar a ter o nome que possuíam antes de oficializar a união.

  1. 6. É possível viajar com o passaporte antes de alterar os sobrenomes? Quais cuidados se deve ter?

Assim como todos os documentos de identidade, o passaporte também deve ser atualizado com o novo nome e sobrenomes dos recém-casados, mas a burocracia para emissão de todos estes documentos nem sempre é rápida. E, caso os noivos tenham já marcada uma viagem que exige visto, é muito importante terem o passaporte com o mesmo nome do visto, já que será requisito imprescindível para entrada em outros países. Muita atenção para este ponto.

Foco Produtora
Foco Produtora

Ainda que pareça apenas um detalhe, muitas vezes considerado menos importante que o bolo de casamento, a inclusão ou não do nome acarreta consequências e mudanças em seu mundo jurídico. Por isso, antes de colocar para tocar a música de casamento, considerem se vão ou não adicionar o sobrenome de seu amor, evitando os custos de uma ação judicial no futuro para modificar essa decisão que deixou de considerar.