Phelipe Ribeiro fotografias

Ainda que a ciência tente explicar, só quem já se apaixonou sabe como esse sentimento é: pode ser algumas vezes sutil e outras vezes avassalador. Quando conhecemos alguém que nos desperta o amor é muito fácil de se identificar, não há dúvidas quanto ao sentimento que surge. Mas quando estão juntos já há algum tempo, esse sentimento amadurece e se transforma. Provavelmente são anos de namoro e agora começaram a pensar a tomar um passo importante à frente. Já pensam em enviar os convites de casamento e celebrar o amor com tudo o que têm direito, desde um buffet impecável à decoração de casamento que tenha a essência dos dois. Também já andam sonhando com a música para casamento que marcará a entrada e todos os detalhes da festa.

Mas depois de tanto tempo juntos, podem afirmar com toda a certeza que estão apaixonados? Vejam se esses sinais estão presentes na relação de vocês e, quando decidam subir ao altar, tenham a certeza de que estão em completa sintonia quando o assunto é amor.

Fer e André Fotografia

1. Vocês reconhecem a singularidade do outro

É quando estamos apaixonados que obsevamos cada mínimo detalhe do outro: os gestos, os sorrisos, as reações em momentos de tristeza e de alegria. Sim, você acha que seu companheiro(a) é único(a) e ninguém possui todas essas qualidades que ele(a) tem. Não é tão fácil reconhecer que não existe uma outra pessoa igual, e quando você vê isso em seu parceiro, há fortes indícios de que esteja apaixonado. Aproveite cada aspecto dessa singularidade prque você tem razão: a pessoa que está ao seu lado é única!

2. Vocês se focam nos pontos positivos

Você enxerga, sim, alguns defeitos, mas se o que prevalece são as qualidades, é bem provável que a paixão esteja mais que presente. Se vocês sabem reconhecer que os pontos positivos do outro são muito mais importantes que os detalhes que podem incomodar, é porque são generosos com o outro, e isso mostra maturidade, além de significar que não deixaram a paixão adormecer. É bem provável que estejam prontos para tomarem a decisão de dedicarem os votos com frases curtas de amor de um para o outro, reafirmando o companheirismo que já existe. 

Marsala Memories

3. Têm admiração mútua

De muitos sinais que possam dizer que vocês continuam apaixonados, a admiração é um dos que possui mais peso. Um casal que mantém sua admiração pelo outro sempre se supreenderá de forma positiva e saberá como preservar o amor e o relacionamento. Muito da paixão se resume nesse sinal, já que, sem a admiração, aquela pessoa deixa de possuir as qualidades que você tanto valoriza ou deixa de ser único. Por isso, pratiquem o exercício de se elogiarem a cada dia. Assim vocês também irão recordar ao outro que essa admiração estará presente desde o primeiro encontro até o momento a hora de calçar o sapato de noiva branco para subir ao altar, e nos momentos difíceis que possam vir após o casamento.

4. O respeito prevalece em todos os momentos

Nem tudo são rosas dentro de uma relação, haverá dias difíceis, dias de mau humor e de muito estresse, por muitos motivos. Mas o fundamental é sempre manter o respeito mútuo. O que diferencia uma relação saudável de uma relação tóxica é exatamente a capacidade de nunca perder o respeito com o outro mesmo nos momentos mais duros para ambos. Aprendam a lidar com tudo lado a lado.

Vinicius Fadul

5. Se dão apoio emocional

Quando tudo parecer dar errado, quando a ideia do modelo de lembrancinha de casamento não funciona, ou quando o fornecedor cancela a tão esperada prova do bolo decorado de casamento, as crises chegam e um alto nível de estresse também. Nesses momentos, quando você está apaixonado(a), é possível saber que o(a) parceiro(a) é o(a) único(a) que pode te acalmar e te dar a segurança e motivação para enfrentar quaisquer que sejam os problemas. Se vocês sabem a importância do apoio emocional, podem ter a certeza de que estão vivendo nas nuvens do amor.

Se apaixonar não é difícil, mas manter uma relação saudável requer dedicação e paciência. Por isso, se pensam em sair em busca do vestido de noiva e de todos os detalhes para dizerem o "sim, eu aceito", lembrem-se de manter a paixão sempre presente no relacionamento, como se fossem eternos namorados.