M&C Fotografia

Muitos levam o provérbio “melhor sobrar do que faltar” longe demais, acabam exagerando no momento de calcular o número de lembrancinhas de casamento ou mesmo de arranjos para a decoração de casamento. Estes itens acabam encontrando destino facilmente, já que podem ser reutilizados em outras festas ou guardados como recordação, mas e quando falamos de itens que não resistem ao tempo e ainda poderiam ajudar muitas pessoas?

Sim, a comida de buffet acaba sendo um dos grandes desperdícios das festa e é preciso encontrar maneiras de aproveitá-la. Ainda que seja difícil sobrar um pedaço sequer do seu bolo de casamento, tenham um plano definido sobre o que irão fazer para evitar o desperdício de alimentos do seu buffet.

Estúdio Letícia Barbeto

1. Piquenique no dia seguinte

Ninguém quer que o dia acabe e, se optaram por um destination wedding, que tal estender as comemorações? Podem preparar o dia seguinte fazendo um piquenique e reaproveitando tudo o que sobrou com os amigos mais íntimos. Usem os arranjos de flores para casamento que sobreviveram e continuam lindos, e coloquem toques da decoração para festa de casamento nesse piquenique, para que tenha nuances da festa.

Com certeza vocês irão precisar dessa refeição reforçada para recuperar as energias após a celebração, e nada melhor do que contar as histórias e relembrar os melhores momentos da festa enquanto se recuperam com um piquenique delicioso.

Espaço Fotográfico

2. Redistribuição em centros

Se partem para uma lua de mel já no momento seguinte de tirar o modelo de vestido de noiva, então talvez não poderão consumir o que sobrou. Se também fazem questão de que alguém que precise mais se beneficie, podem destinar a comida a centros de acolhida de pessoas. Nada melhor do que começar essa nova etapa da vida sabendo que podem ajudar aqueles que mais precisam. Escolham uma ONG ou um centro que conheçam e queiram ajudar. Eles agradecerão!

Betinho Reis

3. Jantar romântico

Aproveitem que o romantismo está no ar e que não terão que preparar um jantar, e reaproveitem tudo o que sobrou para um lindo jantar romântico, com direito a troca de frases curtas de amor, relembrando os votos que fizeram na cerimônia. Muitos noivos não conseguem comer durante a festa, seja pelo nervosismo ou mesmo pela falta de tempo, quando se dão conta o dia acabou e não provaram o buffet contratado. A noite de núpcias merece, sim, uma jantar romântico e melhor ainda se é para evitar o desperdício.

4. Dividir entre a família

Ainda que a lua de mel seja em seguida à festa e não possam reunir os familiares para um almoço no dia seguinte, é possível garantir que os mais próximos possam se beneficiar do que sobrou. Podem reservar a eles um pouco para cada um, para que possam aproveitar no dia seguinte, ainda que não estejam todos juntos. Afinal de contas, quem tem disposição para cozinhar depois de uma festa cheia de emoções como o casamento?

Fotografia Jhéssica Viana

5. Desconto com buffet

Converse com o buffet para saber se existe a possibilidade de haver desconto sobre aquilo que não for consumido. Não é comum, mas os buffets que possuem uma grande quantidade de eventos e que podem armazenar os alimentos de forma correta, podem reutilizar os itens que não forem consumidos e que nem chegaram a ser servidos, e isso pode ser abatido do seu orçamento final. Vejam se esta possibilidade é viável no seu caso. 

Fazer uma festa impecável vai muito além daquilo que apenas acontece no dia. É preciso pensar nos detalhes antes de enviar os convites de casamento e depois de tocada a última música de casamento, ao terminar a festa, se preocupando tanto com o armazenamento dos presentes até o que fazer com itens que sobram, como a comida.