Um Girassol
Um Girassol

Existem partes da organização que realmente exigem muito dos casais. Mas existe uma tarefa de toda a preparação que deve ser feita com carinho e paciência, independentemente do seu grau de estresse: os votos matrimoniais, esse momento repleto de frases de amor e tudo o que possa mostrar ao seu par o quanto esse momento é importante.

A primeira coisa a se ter em mente é não deixar para escrevê-los na última hora. Eles servem como oportunidade para declarar ao mundo porque você ama tanto a pessoa que estará ao seu lado no altar. Em segundo lugar, sempre que vier à sua mente uma frase maravilhosa ou um insight de como eternizar ainda mais o momento, anote. E, para te ajudar, elaboramos 10 perguntas que você pode fazer a si mesmo(a) para conseguir expressar tudo o que sente e realmente quer dizer.

Helvecio Fotografia
Helvecio Fotografia

1. Por que o(a) considero o amor da minha vida?

Vá listando tudo que vier à sua cabeça, os motivos que o(a) fizeram ter tanta importância para você. O início do relacionamento, a fase em que começou a paixão, os momentos simples e rotineiros que fizeram você se apaixonar. Descreva em poucas palavras todo o percurso de vocês, do primeiro beijo até quando começaram a pensar em ideias para os convites. Olhando para trás, entenderá porque essa pessoa é realmente o amor da sua vida.

2. Por que me esforço para ser melhor ao seu lado? 

Se vocês estão prestes a dizer "sim" a uma nova vida a dois, oficialmente casados(as), é porque existe amor. E se exite esse sentimento com certeza você se esforça para ser alguém melhor para essa pessoa. Já parou para pensar nas razões? Esse é o momento! Escreva o que esses bons sentimentos despertam em você!

Nós Dois Fotografia
Nós Dois Fotografia

3. O que eu posso prometer para sempre?

Quais as promessas que você pode fazer em “alto e bom tom” que fiquem registradas nessa ocasião tão única? O que você realmente gostaria de garantir como fundamento para a sua nova vida a dois? Os votos matrimoniais  podem ser uma espécie de guia para a vida que desejam construir juntos(as).

4. Quando ele(a) estiver triste, o que eu posso fazer?

"Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença". Essas são palavras muito intensas e com muito significado. O casamento terá momentos maravilhosos e também momentos de tristeza. Escreva nos seus votos o quanto você deseja partilhar todos eles com a pessoa amada. Pode ser "bonitinho" você falar sobre tudo o que deseja fazer para ver o seu par sorrir.

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

5. Quando ele(a) me faz rir?

Como ele(a) te anima quando é você que fica deprimida(o) por alguma dificuldade? Os votos também devem lembrar os momentos mais felizes juntos. Compartilhe com os seus amigos e familiares o quanto a pessoa que está ao seu lado te dá alegrias. Certamente os olhos dele(a) vão brilhar!

6. Como ele(a) me fez sentir quando eu o conheci?

Como foi o momento em que os olhares se cruzaram e você sentiu que era “ele”(a)? O inesperado aconteceu como num passe de mágica e, de repente, o amor chegou? Ou tudo foi construído gradualmente? Recordar isso fará o seu amor arrepiar-se também, e será emocionante olhar os olhos dele(a) quando se der conta de como você se apaixonou.

Mazí Fotografia
Mazí Fotografia

7. Quando eu soube que não poderia viver sem ele(a)?

Relembre em que altura do relacionamento percebeu que a pessoa ao seu lado no altar entrou no seu coração para ficar. Quando sentiu que seu mundo não seria o mesmo sem ele(a)?Os seus convidados vão amar saber, e o seu amor também

8. Por que combinamos tão bem?

Vocês gostam dos mesmos filmes? Escolheram juntos as mesmas músicas românticas ou gostam de praticar os mesmos esportes? Faça uma lista dos elementos que mais os conectam. Eles podem entrar nos votos para que você deixe claro o quanto tem certeza de que esse amor é real.

Vitor Braga Fotografia
Vitor Braga Fotografia

9. Se houvesse comparação... O quão forte é esse amor?

Se o seu amor pudesse ser medido, com o que você compararia? Deixe o seu lado mais poético fluir, e pense em comparações simples, e cheias de significado para vocês. Pode
"pegar emprestadas" algumas frases de poetas brasileiros, inspiradoras e cheias de romantismo.

10. Desde quando vocês têm sido o casal perfeito?

Parece uma pergunta estranha à primeira vista, mas a verdade é que todo casal passa por uma fase em que realmente se sente o casal mais perfeito do mundo, quando tudo estava perfeito e vocês começaram a visualizar um futuro juntos. Quando foi que ocorreu esse “start” que ambos perceberam o quanto eram insuperáveis estando juntos?

Um Girassol
Um Girassol

Quando o casal se foca em exaltar o amor em pequenos detalhes no dia do casamento, todo o restante se conecta plenamente. Deixe as suas emoções fluírem naturalmente, não tenha medo das lágrimas que podem cair durante os votos, das risadas ou qualquer outra reação. Vocês se lembrarão para sempre desse momento, e os convidados, além das lembrancinhas, também irão levar memórias emocionantes para casa.