• Noiva VIP

    Dezembro 2012

    Mato Grosso do Sul

    Casamento sem mistério

    Fórum Organizar um casamento
    Por Raphaella , no Fórum Organizar um casamento
    Publicado a 26 de Setembro de 2012 às 17:41 · 12 Respostas

    Para solucionar dúvidas e controlar a ansiedade de quem vai se casar, a consultora de casamentos Márcia Possik responde as principais perguntas de noivas e ainda dá dicas para uma cerimônia impecável



    O “grande dia” está marcado, os preparativos estão a todo vapor e você ainda tem dúvidas sobre itens da organização do casamento? Será que você anda pecando em algum detalhe importante da preparação?

    Como noiva linda é noiva segura, nada melhor do que estar informada e por dentro das principais regrinhas de etiqueta para aproveitar ao máximo o dia mais importante de sua vida. E para garantir que não falte informação, selecionei as dúvidas de noivas mais freqüentes quando o assunto é cerimônia, recepção e chá-de-cozinha. Tire suas dúvidas e valorize seu casamento!


    CERIMÔNIA

    Durante a organização do casamento, o que deve ser providenciado primeiro?
    A primeira providência a ser tomada é reservar a data do casamento na igreja escolhida e no salão de festas em que acontecerá a recepção. Sem estas duas datas fechadas, toda a organização fica insegura. Já pensou se uma das datas não está disponível? Melhor checar isto no início dos preparativos.

    Posso marcar meu casamento para uma véspera de feriado?
    Pode, sim. É exatamente para que os convidados possam se planejar que se recomenda a entrega dos convites com, pelo menos, um mês de antecedência para os que moram na cidade do casamento, e dois meses, para os que moram fora. Na verdade, os noivos não devem se preocupar com o feriado, afinal, os convidados que realmente considerarem o casamento um fato especial, comparecerão, com muito carinho.

    Meus pais se separaram e minha mãe se casou de novo. Amo meus dois pais, o que me criou e o que me gerou. Como faço para entrar na igreja sem magoar um ou outro?
    Embora o pai biológico seja o mais indicado para acompanhar a noiva ao altar, ela tem ainda duas opções. Ela pode convidar os dois pais para entrarem com ela, um de cada lado. Ou, entrar até a metade com um, e até o final com o outro pai. Claro que a noiva também pode escolher um dos dois e tentar conversar com o outro, explicando a situação com muito carinho.
    Quero convidar algumas amigas para serem madrinhas do meu casamento, mas não tenho intimidade alguma com o marido delas. Seria indelicado chamar somente as minhas amigas?
    Neste caso, há uma regrinha: quando a amiga é solteira e namora, não é necessário convidar o namorado dela para ser padrinho do casamento, por não se tratar de uma união formal. Mas, se ela for casada, o convite para apadrinhar o casamento se estende, automaticamente, ao marido dela.

    Como devo proceder quanto à escolha das roupas das madrinhas e mães para a igreja?
    Neste caso, a noiva pode sugerir às mães e madrinhas que usem vestidos longos, de cores diversas. Esta conversa costuma acontecer principalmente para que não haja duas mulheres com o mesmo modelo ou o mesmo tom de vestido no altar. Convenhamos, esta situação acaba com a alegria de qualquer uma de nós, não é?


    RECEPÇÃO

    Gostaria que minha festa de casamento fosse inesquecível. O que posso fazer por isto?
    Os dois principais itens para garantir o sucesso de uma festa e, consequentemente, que ela seja memorável são boa comida e boa música.
    Não estamos falando, necessariamente, de itens caros e sim de qualidade. Mesmo que os noivos optem por servir um coquetel, acompanhado de um DJ comandando a trilha sonora, devem certificar-se de que tudo está ao gosto dos convidados e na medida certa.

    Farei a cerimônia e a recepção no mesmo local. Como devo proceder após o término da cerimônia?
    Antes da cerimônia, nada deve ser servido, no máximo água e refrigerante. Após a cerimônia, você deve sair e ir para um lugar reservado tirar as fotos tradicionais. Enquanto você tira as fotos, o coquetel é servido. Ao término das fotos, você entra com seu marido no salão, corta o bolo, brinda e dança. Depois, você pode cumprimentar as pessoas.

    Quais as opções para comemorar o casamento quando o casal tem um orçamento apertado?
    Se o orçamento for enxuto, a melhor opção é pensar em diminuir a quantidade de convidados. Com relação à família, os noivos não são obrigados a convidar nenhum parente que não sejam pais, avós ou irmãos dos noivos. Se mesmo assim o orçamento continuar apertado, o casal pode planejar servir um coquetel, ou um coquetel com um prato quente. Caso o orçamento seja ainda mais apertado, não há porque não servir bolo com espumante. Este tipo de recepção pode ser feita no próprio salão da igreja.

    Não pretendo fazer festa de casamento, após a cerimônia. Faço ou não a lista de presentes? Posso dar o bem-casado como lembrancinha?
    Mesmo que não se faça uma recepção os noivos podem, sim, fazer a lista de presentes. Os convidados irão vê-los sabendo que é um momento especial, e, com certeza, alguns vão querer presenteá-los. O bem-casado, o docinho mais tradicional e apreciado em casamentos, é uma ótima lembrancinha.

    Vou comemorar meu casamento com um almoço para os amigos e familiares mais próximos, em minha casa. Como devo proceder?
    Este almoço deve seguir o estilo da sua família. Veja o menu que costuma agradar às pessoas que você gosta, e sirva-o durante este almoço. Por ser uma recepção íntima, cabe aos noivos receber os convidados e seus cumprimentos. Assim, a reunião fica bem mais aconchegante, certo? O casal deve providenciar convites impressos, que podem ser menores que os tradicionais, informando que, após a cerimônia civil, haverá uma comemoração para os mais íntimos.

    Já moramos juntos e vamos oficializar nossa união. Nossa casa já está montada e não precisaríamos de utensílios para o lar. Posso pedir os presentes em dinheiro?
    O casal pode sugerir aos convidados que dêem pedacinhos da lua-de-mel como presentes de casamento. Neste caso, devem incluir um cartão com a sugestão no convite de casamento. Este pedido jamais deve vir escrito diretamente no convite! Mesmo assim, é sempre interessante manter uma lista de presentes em uma loja de sua confiança, já que alguns convidados podem preferir dar algo para o novo lar do casal.

    Na recepção, posso agradecer a presença dos convidados de uma maneira geral, pelo microfone. É deselegante? Os convidados entendem?
    O agradecimento pode, sim, ser feito pelo microfone, caso os noivos prefiram não cumprimentar os convidados de mesa em mesa. Mas, pelos menos nas mesas das pessoas mais idosas é delicado passar. Elas não têm facilidade para se locomover e vão agradecer muito seu gesto.


    CHÁ-DE-COZINHA

    Qual é a programação de um chá-de-cozinha. Que brincadeiras posso fazer para distrair os convidados e os noivos também?
    o chá-de-cozinha deve ser realizado, no máximo, duas semanas antes do casamento, e normalmente é organizado por uma das amigas da noiva ou do casal. É importante que o responsável pela organização conheça bem a noiva ou o casal, para evitar brincadeiras que possam deixá-los constrangidos. Você pode promover brincadeiras como: "noiva adivinha", quando a noiva vai tentar adivinhar o que tem dentro do embrulho. "Maquiar e fantasiar a noiva", conforme ela errar os presentes, um novo enfeite ou uma nova maquiagem é colocado na noiva, para que no final ela fique bem cafona. "Strip-tease da noiva", sempre que erra uma pergunta, ela precisa tirar uma peça de roupa.

    Fonte: http://www.noivasenoivos.com/?pid=inc/_cont.php&id_grupo=26&id_conteudo=143

    cfb_95077.jpg

  • 12 Respostas

  • Noiva Master

    Maio 2015

    São Paulo

    Melina ,

    ótimas dicas...adorei!!!

  • Noiva Master

    Julho 2014

    São Paulo

    Mara e Fran ,

    Boas dicas!!! Adorei.

  • Noiva Master

    Fevereiro 2015

    São Paulo

    Bruniinha & Daan ,

    Adoooooooooorei

  • Noiva Master

    Fevereiro 2015

    São Paulo

    Bruniinha & Daan ,

    Adoooooooooorei

  • Noiva VIP

    Dezembro 2012

    Mato Grosso do Sul

    Raphaella ,
    Mensagem mencionada

    Escrito por Priscila:

    Adorei as dicas

    Que bom, espero ter ajudado

  • Noiva VIP

    Dezembro 2012

    Mato Grosso do Sul

    Raphaella ,
    Mensagem mencionada

    Escrito por Jéssica:

    Mto boasssss as dicas. Até imprimi e coloquei na minha agenda

    Que bom Jéssica.. as dicas me ajudaram bastante também, até a tirar dúvidas em coisas que eu nem sabia que tinha..

  • Noiva Esperta

    Dezembro 2013

    Rio de Janeiro

    Jéssica ,

    Mto boasssss as dicas. Até imprimi e coloquei na minha agenda

  • Noiva VIP

    Setembro 2014

    São Paulo

    Priscila ,

    Adorei as dicas

  • São Paulo

    Tábata ,

    Esse texto está demais!!

    Obrigada Rapha.

  • Super Noiva

    Abril 2014

    Pernambuco

    Catarina ,

    Amei as dicas... mtas das perguntas eram dúvidas minhas!!

    Eu sempre fico na dúvida da hora certa de fazer o chá de panela e se eh chato não agradecer os convidados de mesa em mesa!

    Valeu!

  • Noiva Master

    Setembro 2013

    Minas Gerais

    Dayana ,

    Que legal amiga... adorei as dicas.

  • Noiva Master

    Fevereiro 2013

    Bahia

    Daiane ,

    Amei as dicas, são realmente esclarecedoras.

Responda a este debate

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Membros destacados

Fóruns gerais