Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Tudo sobre as damas de honra

As pequenas daminhas de honra encantam qualquer um. No entanto, muitos são os detalhes que as envolvem, desde a escolha das crianças até o vestido que elas devem usar. Independentemente de todos os pormenores, elas podem fazer a diferença!

Cris Castilho
Cris Castilho

Vita Produções

 

As damas de honra, em qualquer casamento, arrancam suspiros de todos os convidados e, definitivamente, preparam o clima para a tão esperada entrada da noiva. Por isso, alguns detalhes são de suma importância quando falamos nas daminhas de honra, afinal, elas é que abrirão o caminho para você, noiva. Aqui vão algumas coisas às quais você deve se atentar. 

  • Cuidado com a idade. Algumas daminhas de honra muito novinhas podem se atrapalhar ou até mesmo “travar” na hora de entrar para a cerimônia, por timidez ou nervosismo. Por isso, a idade recomendada é entre 5 e 12 anos. Além disso, elas devem ter bastante intimidade com os noivos e entenderem a importância do evento e do papel delas.
  • Não há número certo para a quantidade de daminhas de honra para o seu casamento. Mas, assim como na escolha dos padrinhos, é necessário levar em conta o tamanho do local onde será realizada a cerimônia e, assim, manter o equilíbrio e a estética.
  • A escolha do vestido: Deve ser feita de acordo com o tipo de casamento que você escolheu, o horário da cerimônia e, é claro, com a decoração em geral. É importante que as roupas sejam confortáveis para deixar as crianças à vontade. E lembre-se: é de bom tom que os noivos se ofereçam para custear os trajes, mas, caso os pais das crianças tenham boa condição financeira, não é obrigatório. No entanto, os objetos que eles irão carregar, como almofada, buquê e até mesmo o penteado, devem ficar a cargo dos noivos.
  • Ensaio: No dia do casamento, mesmo, é ideal que haja um ensaio com as crianças cerca de 40 minutos antes da cerimônia. Com o ensaio, a probabilidade de algo dar errado é bem menor, mesmo que na hora a presença dos convidados possa assustar a criança ou deixa-la envergonhada.
  • Damas de honra adultas. A opção por damas de honra adultas pode não ser muito frequente aqui no Brasil, mas em outros países é bem comum. Em geral, pode-se fazer essa escolha quando as damas de honra em questão têm bastante significado para o casal. 

Foto: Vita Produções