Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Treinando um familiar para fotografar seu casamento

Seria uma boa ideia deixar essa responsabilidade nas mãos de um fotógrafo amador? Aqui, falamos dos pontos bons e maus para dar esse passo e colocar uma câmera profissional nas mãos do seu irmão!

Renato DPaula

As noivinhas da Comunidade estavam comentando a possibilidade de colocar um fotógrafo amador da família para se encarregar dos momentos do casamento. O argumento era que, em alguns casos, as fotos dos convidados saíam infinitamente melhor das tiradas pelos fotógrafos oficiais – e bem pagos para isso.

Eu tive um casamento bem pequeno, para 20 pessoas. Dois familiares tinham câmeras profissionais e iam se encarregar dos momentos. Uma das câmeras foi sequestrada pelo meu sobrinho de 9 anos e a maioria das fotos está tirada de baixo pra cima, muitas estão borradas. Se não fosse o outro “fotógrafo” para salvar nosso álbum, hoje estaríamos um pouco prejudicados.

Ou seja: se você não paga alguém para fazer esse serviço e ser totalmente consciente e encarregado desta tarefa, ela não vai parecer uma obrigação. E ter as melhores fotos, dos melhores ângulos e momentos da sua celebração é, sim, uma obrigação, afinal, vocês têm a intenção de casar uma única vez.

Eu sou muito a favor dos fotógrafos amadores de casa ajudarem no registro. Para festa de noivado, Chá de Cozinha e casamento civil, pode ser uma ideia muito válida. Os aniversários da minha família já estão nas mãos destes ases, que fazem um lindo trabalho. Mas o grande dia, com centenas de convidados, é um risco muito grande a correr.

Por isso, para não errar mesmo e ter as melhores fotos, somente contrate um fotógrafo recomendado por alguém. Se você vai casar em outra cidade e não conhece ninguém, veja o portfólio dos profissionais exaustivamente. Ao mesmo tempo, peça aos convidados mais chegados para que também se encarreguem de algumas fotos, e lhes enviem depois da festa.

Melhor ter foto de mais do que de menos, certo?