Requisitos para o casamento religioso

Apesar de atualmente o número de casamentos civis terem aumentado consideravelmente, muitos casais ainda decidem se casar pela Igreja. Se esse é o seu caso, aqui encontrará os requisitos que deve cumprir.



Para a celebração do matrimônio de forma canônica (pela Igreja) é exigido um Certificado Matrimonial, para o qual se necessita:

  • Certidão de Batismo atualizada dos noivos;
  •  Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Certificado de ter feito o curso pré-matrimonial;
  • Protocolo do casamento civil;
  • Pagamento da taxa na igreja.

No caso de que um ou ambos noivos sejam viuvos ou menores de idade, é necessário cumprir os requisitos solicitados para o casamento civil. Contudo, se um ou ambos os noivos estão separados e desejam voltar a se casar pela Igreja, devem apresentar a anulação matrimonial.

Os documentos devem ser apresentados com dois a seis meses (depende da Igreja) de antecedência à data do casamento. No caso de que o(a) noivo(a) não faça parte da Paróquia escolhida para a celebração, é necessário apresentar os documentos solicitados por esta.

A Certidão de Casamento será expedida pelo Registro Civil, deve ser autênticada no cartório e ter a assinatura do Pároco que realizou a cerimônia.



11 comentários em "Requisitos para o casamento religioso"

  • André

    André Publicado a 16/10/2012 18:04

    O casamento religioso é um privilégio de poucos hoje, mas isso não significa menor grau de dignidade ou valor da pessoa perante Deus. Estou celebrando um casamento religioso em Dezembro de 2012 em que o noivo tentou casar na Igreja Católica Apostólica Romana mas devido às demoras do processo de nulidade do matrimônio ( mais de 3 anos ) resolveu casar e me procurou com sua noiva. Sou padre católico , hoje casado, e entendo que todas as pessoas com real interesse e conduta ética, merecem um casamento religioso. Realizo casamento religioso e assinamos uma declaração no dia do casamento autenticando o evento. Se Deus abençoa? Não tenham dúvida! Pe. André Grandi
    Mencionar
  • Cindy

    Cindy Publicado a 14/02/2013 15:19

    Como é possível o senhor ser padre católico e casado? Isso não condiz com as regras da igreja católica apostólica romana. Ou o senhor é um diácono ou então é um ex-padre. Padre casado não existe nessa religião.
    Mencionar
  • Laísa

    Laísa Publicado a 17/02/2013 22:40

    Não existe apenas a Igreja Católica Apostólica Romana... Antes de questionar (eu acho uma estupidez da Igreja ainda hoje não permitir que os padres e madres se casem, mas não entrarei nesta questão) favor pesquisar as religiões, pois há outras igrejas católicas no mundo que não são Apostólicas Romanas!!!! O Pe. André não disse a qual pertence, mas com toda certeza não é a tradicional (Apostólica Romana). Ah... eu sou católica!
    Mencionar
  • CRYSTAL

    CRYSTAL Publicado a 19/03/2013 08:51

    Eu e meu noivo, possuímos um contrato de união estável, não fazíamos quetão do casamento civil. Contudo, minha sogra gostaria que casassemos na igreja, sendo assim, só vamos casar na igreja e faremos a festa.
    Mencionar
  • Daiane

    Daiane Publicado a 20/04/2013 16:25

    Eu tenho uma dúvida que ainda não fui atrás para saber, mas se alguém puder me ajudar, meu esposo só foi batizado na igreja católica, como queremos casar na igreja será que isso se tornará um impecilio para o nosso casamento religioso?
    Mencionar
  • MAGDA

    MAGDA Publicado a 30/04/2013 12:49

    Na Igreja Católica Apostólica Romana não deveria existir padre casado e com filhos exercendo o sacerdócio. Então, "Pe". André por favor coloque a informação correta e completa sobre a sua Igreja, fica mais fácil para todos!
    Mencionar
  • José

    José Publicado a 22/05/2013 23:39

    Oi queridas, apenas algumas observações: O padre pode celebrar o casamento religioso com efeito civil, conforme reza a constituição federal e o código civil. Portanto, o Padre pode celebrar tanto na Igreja (paróquia) como em espaço buffets, o casamento religioso e o efeito civil numa só cerimonia. Também alguns pastores (desde que tenha um curso superior) podem realizar o efeito civil na cerimonia religiosa e isso independente da denominação ou nomenclatura da Igreja. A questão é que a Igreja Católica tem dificuldades em autorizar celebrações fora da paróquia (Igreja/templo), por isso, aconselha-se que os noivos católicos praticantes se casem na Igreja (religioso e civil) e depois façam a recepção social no espaço buffet. Entretanto, há alguns padres que não cumprem tal norma da Igreja e por isso aceitam, a pedido dos noivos, realizar a cerimonia do casamento no local (buffet, sítio, chácaras)escolhido pelos noivos, porém, requer que os noivos façam o curso de noivos e apresentem a documentação exigida pela Igreja Católica. Quem fez meu casamento religioso e com efeito civil foi um padre (igreja Católica Apostólica Romana) e foi realizado no espaço buffet. Quanto a taxa de celebração pode variar, pois se os noivos são membros de tal igreja e participam ativamente do culto, então, o pastor não cobra nada para ir realizar a cerimonia, pois ambos noivos são fiéis de tal denominação, mas se os noivos não participam da igreja, então, é óbvio que o pastor ou o padre vai cobrar uma taxa de locomoção, pois ninguém é obrigado a ir realizar uma cerimonia fora da igreja e ainda arcar com as despesas de locomoção, etc. sendo que os noivos nem participam de tal igreja. Enfim, o que queria dizer é que tanto os padres como os pastores protestantes (evangélicos) podem representar o Juiz e realizar o casamento religioso com efeito civil, na Igreja ou no espaço buffet com prévia habilitação civil fornecida pelo Oficial do cartório civil. Depois os noivos levam ao referido cartório civil, documento assinado pelo ministro religioso e registram para retirar a certidão de casamento. O padre que celebrou meu casamento tem o contato: secretariacasamentos@bol.com.br A Paróquia fica em São Paulo-SP.
    Mencionar
  • Taty Penin

    Taty Penin Publicado a 16/07/2013 13:00

    Putz hein... Eh de kh kkkkkkkkkkkkkkk
    Mencionar
  • Isa e Fe

    Isa e Fe Publicado a 17/09/2013 14:34

    Bom saber nao fazia ideia do qe precisava
    Mencionar
  • Fernanda

    Fernanda Publicado a 22/11/2013 18:05

    Mensagem mencionada

    Escrito por Cindy:

    Como é possível o senhor ser padre católico e casado? Isso não condiz com as regras da igreja católica apostólica romana. Ou o senhor é um diácono ou então é um ex-padre. Padre casado não existe nessa religião.

    Concordo!

    Mencionar
  • Lisa

    Lisa Publicado a 12/03/2014 16:55

    Já ouviram falar da Igreja Católica Ortodoxa? Pois é, ela surgiu juntamente com a Igreja Católica Apostólica Romana, mas as duas vertentes se distanciaram depois da queda do Império Romano. A Igreja Ortodoxa não se submete ao Vaticano, embora sua doutrina seja muito parecida com a doutrina romana e as duas vertentes convivam harmoniosamente. Enfim, os padres católicos ortodoxos podem se casar e ter filhos. Não sejam ignorantes! Não pensem que só existe uma corrente de católicos.

    Mencionar

Deixe o seu comentário

Escreva os seus conselhos e ideias para compartilhar com o resto dos usuários


Outros artigos que podem te interessar

  • Casamento religioso

    Renata Almeida15 Novembro 1111 comentários

    A cerimônia religiosa pode ser celebrada de duas formas: realizando apenas o sacramento do matrimônio, ou como parte da celebração da missa... Seguir lendo »

  • Igrejas só permitem música religiosa na cerimônia?

    Ana Cristina Lombardi4 Novembro 1310 comentários

    Algumas igrejas católicas têm uma série de regrinhas e pede para que apenas sejam tocadas as músicas sacra e clássica em cerimônias. Vocês... Seguir lendo »

  • Casamento Evangélico

    Ana Cristina Lombardi23 Dezembro 1340 comentários

    O casamento evangélico é repleto de espontaneidade, cânticos e louvor. Sem seguir uma liturgia, o pastor fala aos corações de forma livre,... Seguir lendo »

  • Casamento Nigeriano

    Ana Cristina Lombardi6 Março 144 comentários

    A noivinha Abigail contou para a Comunidade que irá se casar de acordo com a tradição nigeriana, nacionalidade de seus pais. Vamos conhecer... Seguir lendo »