Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Existe tempo máximo para se casar no religioso depois do civil?

Quando o assunto é casamento civil e religioso surgem muitas dúvidas de procedimentos. Mas será que existe um prazo limite para realizar o casamento religioso após o civil?

Para muitos casais, a falta de recursos, tempo ou qualquer outro motivo tornam difícil realizar o casamento no civil junto com o religioso ou em um curto espaço de tempo. Dessa forma, acabam por adiar o casamento na igreja. Mas será que existe um prazo máximo para a realização da cerimônia religiosa?

O que dizem as regras

Bruno & Gleice

Nem a lei ou nem a igreja colocam prazos para o casamento religioso após o casamento civil. Muitos casais deixam para fazer depois de muitos anos da oficialização em cartório - ou seja, não existem impedimentos!

Na verdade é ao contrário, existe um prazo de 90 dias para os noivos que assinaram os papéis no religioso levarem o termo ao cartório para que este tenha validade na sua vida civil.

O que colocar no convite

Daniel Jr

Nessa hora muitas noivas ficam na dúvida se, passado muito tempo, seria mesmo um casamento ou uma renovação de votos. A verdade é que depende da religião e da vontade dos noivos.

Muitas religiões só admitem o casamento após um curso preparatório de noivos, assim não seria possível dizer que é apenas uma renovação de votos. Os noivos devem fazer o curso, ter conversas com o padre, mesmo que já estiverem casados há muitos anos no civil.

Mesmo assim, se você acha que será mais apropriado colocar no convite que será uma renovação, nada te impedirá, contanto que você siga os procedimentos preparatórios da sua religião.

Lista de presentes

Leandro & Larissa

Também não existem muitas regras, mas se os noivos já são casados no civil por alguns anos, eles já vivem juntos nesse período e muito provavelmente já possuem a sua casa montada.

Se este é o seu caso, opte por listas de presentes alternativas, cotas para uma viagem de lua-de-mel ou até listas beneficentes, já que nunca é de mais ajudar os outros quando a situação permite!