Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

9 itens essenciais para um casamento econômico

Nem sempre, para conseguir gastar menos é necessário abrir mão de detalhes especiais. Dá para conciliar os gostos com os gastos. Siga nossas dicas para conseguir realizar um casamento econômico, mas com tudo que sempre imaginou.

Fazer um casamento que entre no seu orçamento é possível, basta você fazer um bom planejamento e ter discernimento nas escolhas. A melhor forma para não ter que abrir mão de elementos desejados, é realizar um casamento intimista, para poucos convidados. Assim, não terá que deixar de lado detalhes que são importantes para você.

A facilidade da organização de pequenos eventos é muito vantajosa desde o espaço que terá mais opções com custo desejado ao buffet que poderá ser aquele especial que te fascina. A decoração é outro item tentador, já que dá para torná-la maravilhosa com um custo bem menor.

Algumas opções econômicas podem ficar deslumbrantes, quando usadas da forma correta. A pesquisa será sempre sua grande aliada. Você conseguirá ter ideias fantásticas se ficar muito antenada às opções viáveis e que te ajude a enxugar os gastos. Veja os itens indispensáveis para um casamento econômico.

1. Lista de convidados

Para conseguir realizar o casamento econômico dos seu sonhos comece por reduzir o número de convidados. A lista de convidados deverá ser muito bem planejada, só convide a família e pessoas íntimas que façam parte da sua vida. Faça e refaça a lista até “enxugar” os convidados que não pertençam a sua vida atual.

2. Convites

A escolha do papel correto é fundamental para reduzir o custo dos convites. Quanto mais grosso mais caro, assim procure optar por uma papel mais fino, mas na cor que você tanto gosta. Papéis lisos também são mais econômicos, assim esqueça os relevos. Os envelopes também deverão ser mais simples, básicos e sem acabamento. Distribua pessoalmente, assim evitará gastos de postagem.

3. Igreja

A igreja que sempre sonhou em se casar cobra uma taxa muito alta para o seu orçamento? Procure outra opção mais viável. Uma capela pequena e charmosa pode ser tudo que você precisa. Se acomodar confortavelmente seus convidados é perfeita para seu casamento econômico e ainda conseguirá reduzir os gastos com a decoração da igreja.

4. Local para festa

Procure por um local original e alternativo que seja adaptável para o tipo de evento que está pensando em realizar. Não dá para escolher um buffet caríssimo?  Sem problema, prefira o salão de festas do seu prédio, por exemplo, que possua uma cozinha que atenda o que necessita. É possível transformá-lo na opção ideal ao seu evento com uma decoração super charmosa. E ainda, só terá que pagar as taxas cobradas pelo condomínio. Com a ornamentação e iluminação correta ele poderá ficar perfeito, como sempre imaginou.

5. Flores

Sabemos que as flores são um item muito importante e oneroso aos casamentos, por isso prefira tipos disponíveis na estação da cerimônia. Se não abre mão de usar uma flor específica, coloque-a apenas algumas em alguns lugares estratégicos, como na mesa do bolo ou no seu buquê. Escolha outro tipo de flor mais econômica, mas que você adora, para complementar outros espaços. Muita folhagem verde também diminui bem o custo dos arranjos e dão volume, além de serem muito originais.

6. Decoração

Para um casamento intimista você poderá adotar o conceito minimalista para a decoração. Te ajudará a diminuir os gastos e deixá-lo perfeito, já que usará menos objetos. Lembre-se do ditado, “o menos muitas vezes é mais”. Todos os itens podem ser alugados e em muitos elementos pratique o DIY, arranjinhos de mesas ou lembrancinhas feitas por você te poupará um valor considerável. Usar objetos antigos ao estilo vintage também é uma maneira de reduzir gastos. Garrafas antigas transformadas em vasos ou peças de prata que sua mãe possui podem ser de grande ajuda. Coloque sua criatividade para fora e decore seu evento com muita personalidade.

7. Buffet

Não dá para servir caviar?  Não fique decepcionada, nem todo mundo curte comer caviar. Pense em opções elegantes e que agrade a maioria. O coquetel é sempre uma opção mais acessível. Entretanto, se faz questão de servir jantar existem alternativas viáveis como a massa ou a carne, como “escondidinho”, por exemplo, que agradam, satisfazem e não são opções caras.

8. Música

Pode pedir a um amigo apaixonado por música para colaborar na seleção de músicas. Com a playlist criada por você e seu noivo, para não correr o risco de não tocar a aquela música indispensável, é possível ter uma festa animada e economizar nessas horas extras que o Dj podera cobrar para elaborar uma lista de músicas personalizada.

9. Trajes

Se a ideia é realizar um casamento econômico, considere a locação dos trajes de noiva e de noivo. Pense que, em várias lojas de vestidos para locação é possível ser a primeira a usar o modelito e ainda te permitem fazer um look como sempre sonhou.

Para tornar seu casamento econômico você deverá sempre equilibrar as finanças, se gastar mais em um detalhe imprescindível, economize em outro, por isso é muito importante dicas em todos os detalhes, até mesmo dicas para economizar na lua de mel.