Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Noivos de diferentes países e culturas: vamos celebrar a diversidade!

O amor não tem fronteiras. Pode parecer um clichê, mas é a mais pura verdade, e hoje, Dia da Diversidade Cultural, te daremos exemplos de como um casal pode combinar as suas tradições para formar uma família unida que celebra as diferenças!

O mundo globalizado traz inovações não apenas a campos como o da tecnologia, com a rapidez das informações, ou do turismo, com as facilidades que hoje se tem para viajar a todos os cantos do mundo, a globalização também tem influenciado as relações. Quem se apaixona por alguém de um país diferente vive literalmente em um mundo conectado, algo cada vez mais comum. E para quem tem um coração sem fronteiras, além de pensar no vestido de noiva, é preciso organizar o enlace tendo em mente a inclusão das duas culturas, e isso pode ser feito por meio da comida ou até das músicas para casamento dos dois países.

Em 2001 a UNESCO aprovou a sua Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, e a partir desse ano no dia 21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. O objetivo desta data é comemorar a riqueza da diversidade cultural, e mostrar ao mundo a importância do respeito pelo outro, seja ele de onde for. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite a cada pessoa ter uma compreensão melhor das diferenças e a aprender a enxergar as semelhanças, afinal, somos todos humanos. Trata-se de um dia para celebrar a união, e ninguém entende melhor esta palavra que um casal que compartilha um cotidiano com idiomas diferentes, costumes e tantos outros traços culturais distintos, mas sempre juntos. 

Tradições distintas

Cada país tem a sua forma própria de celebrar o casamento, com tradições e até superstições divertidas e os casais podem planejar uma festa com os rituais que mais gostam de cada um. . E caso queiram ser mais criativos, os noivos podem treinar frases curtas de amor na língua do seu amor, e acrescentar novos tipos de cerimônia, como é o caso da cerimônia da areia, um dos rituais não-religiosos mais utilizados nos casamentos.

Ela é realizada areias de cores diferentes, uma cor para cada pessoa do casal. A cerimônia acontece com os dois depositando o conteúdo em uma jarra vazia, unindo as cores, o que simboliza a união de suas vidas de uma forma permanente, como os grãos de areia que não podem ser separados. Enquanto a cerimônia acontece, podem colocar uma música instrumental para casamento, para acompanhar o rito. Alguns casais também fazem essa cerimônia utilizando vinhos, e existem muitas maneiras para celebrar um casamento misturando culturas.

Religião universal: o amor

Muitos casais, além das diferenças culturais por virem de países diferentes, também se deparam com outro elemento: as diferenças religiosas. É verdade que cristãos, mulçumanos, budistas, hinduístas e praticantes de outras religiões tenham rituais bem distintos, mas existem pontos em comum em todas elas. As religiões, independentemente de quem seja o seu maior representante (Jesus Cristo, Buda, Maomé etc) pregam, acima de tudo, o amor e o respeito ao próximo. Então não se preocupem tanto com a escolha da decoração da igreja para casamento, vocês podem unir a sua fé, e isso é o fundamental.

O Dia da Diversidade Cultural é também um dia para se posicionar contra todos os tipos de preconceitos que impedem o mundo de ser um lugar melhor, e é preciso combater esses comportamentos com exemplos concretos, e mostrar que o amor não tem fronteiras culturais é uma ótima maneira! Já pensou no seu convite de casamento escrito em diferentes idiomas? E que tal as lembrancinhas de casamento típicas dos países de vocês? A sua celebração será inesquecível.