Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Casamento católico ortodoxo: tudo o que você precisa saber

Com um ritual muito autêntico e cheio de tradições o sacramento do matrimônio pela Igreja Católica Ortodoxa é muito especial e carrega vários costumes. Por isso, hoje te mostramos tudo o que precisa saber para realizar uma cerimônia ortodoxa.

A Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão de igrejas cristãs independentes, herdeiras da cristandade do Império Bizantino, que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Embora aceite fiéis da Igreja Católica Romana, a Igreja Católica Ortodoxa só impõe que sigam suas regras para realizar o sacramento do matrimônio. Portanto, antes de definir a decoração da igreja do casamento, informe-se sobre as normas.

As cerimônias ortodoxas trazem muita história na bagagem e até hoje se mantém firme em suas regras, e seguem tradições específicas nos rituais. Os católicos acompanham fielmente o Papa, porém os ortodoxos possuem maior autonomia, a única função do Patriarca (a posição mais alta em seu ordenamento), é manter a unidade da Igreja. Embora os noivos devam usar alguns acessórios pertencentes apenas à cerimônia ortodoxa, as mulheres não precisarão abrir mão do seu buquê de flores, que é permitido e quando estiverem no altar alguém poderá segurá-lo. Com o modelo de vestido de noiva também não precisa se preocupar, basta que seja propício para o horário e estilo.

Betânia Matos Cerimonial & Eventos

Entrada

Geralmente não há cortejo, é o celebrante é quem conduz os noivos até o altar.  Mas, podem colocar uma música para a entrada do casamento que seja especial ao casal sem nenhuma . Não há necessidade de um número grande de padrinhos no altar, isso porque apenas um um casal tem uma função ativa na cerimônia. Se fazem questão de ter amigos como padrinhos podem reservar o primeiro banco e colocá-los. As madrinhas poderão usar os vestidos de festa azuis, que tanto combinam com o ar solene do enlace.

Como funciona

A cerimônia é dividida em duas partes o Noivado e a Coroação. O Noivado corresponde à troca de alianças entre os noivos. A cerimônia tradicional geralmente é cantada e celebrada por cinco padres em três línguas: português, grego e árabe. Em seguida vem a coroação, que é o momento em que os noivos são consagrados um ao outro, iniciando o novo núcleo familiar, é quando o matrimônio está consumado pela igreja.

Ritual

Após as orações iniciais, o sacerdote põe as alianças diretamente na mão esquerda dos noivos, recitando umas palavras que são bênçãos. Não há restrições caso queiram colocar uma música romântica de casamento para o momento. O momento da coroação é o apogeu da cerimônia, quando os noivos recebem, cada um, uma coroa dourada, como símbolo de honra. Os padrinhos que cruzam as coroas nas cabeças dos noivos e seguram a vela e a fita que une as coroas na procissão em torno do altar. Portanto, lembrem que ao definir o modelo do penteado de casamento deve levar em conta este detalhe.

Tradições no ritual

Os noivos bebem, ainda, o vinho da mesma taça e dão três voltas, no sentido anti-horário ao redor do analói (mesa aonde estão o Evangelho e a Cruz), guiados por um sacerdote. Nesta cerimônia, também faz parte o incenso, que é usado durante as três voltas. O incenso é usado para honrar e purificar o altar e os objetos sagrados em cima da mesa, bem como os sacerdotes e os fiéis ali presentes.

Agora que já sabem tudo sobre essa cerimônia tão incrível, precisam escolher um convite de casamento tão especial quanto o ritual. Independentemente do tipo de papel dos convites de casamento ser importado ou muito econômico, o que importa é o texto. Além de direcionarem seus convidados ao tipo de celebração que estão programando, é uma forma de expressar suas mensagens, aos amigos queridos, que serão marcadas por toda a vida.