Vá a um cartório próximo da sua casa, ou da do noivo para marcar o casamento . Não adianta morar em São Paulo, na zona leste, e visitar um Registro Civil na zona oeste, pois você não poderá ser atendido ali. Para verificar o mais próximo, ou acesse.  Caso mais tarde queira realizar a cerimônia em um cartório diferente, você terá de ir até a sua área de atendimento e solicitar a transferência para o local escolhido.

Marque seu casamento com 30 dias de antecedência. Se é a primeira união de ambos os noivos, leve apenas documento com foto e certidão de nascimento originais. Vocês deverão estar acompanhados de duas testemunhas munidas de documento com foto ou passaporte, no caso de estrangeiro. No dia do casório, também será necessário estar acompanhado de dois padrinhos, que não precisam necessariamente ser as testemunhas da primeira visita.

Será preciso pagar para marcar o casamento. O preço varia conforme o Estado brasileiro, então informe-se sobre a quantia cobrada na cidade onde vive antes de ir. O melhor é levar em dinheiro, para garantir. A cerimônia ocorre cerca de um mês após agendada. Você recebe a certidão de casamento e após 90 dias, tem que renová-la.

Os documentos necessários variam de acordo com o seu estado civil anterior. Se é viúva, por exemplo, vai precisar outras coisas além do documento com foto e a certidão original. Veja no cartório o que será preciso levar. Você também confere mesmo link os tipos de regime que pode escolher (comunhão parcial de bens, comuninhão universal de bens, entre outros), e a documentação necessária para efetuá-los.