Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

A tradição da liga de noiva: tudo o que deve saber

Muito comum nos Estados Unidos e em partes da Europa, a tradição da liga para a noiva vem ganhando terreno no Brasil. Conheça a origem e como a verdadeira tradição vem sendo mudada com o tempo!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Aa tradições ligadas ao matrimônio normalmente envolvem o vestido de noiva, a gravata do noivo ou outros acessórios. A tradição da liga da noiva, que pode ser considerada uma das mais picantes dentro dos rituais do casamento, teve origem na França, no século XV, quando ainda era bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Antigamente,no depois do "sim", enquanto as convidadas passeavam com seus vestidos de festa bem escolhidos, os homens convidados para o casório perseguiam a moça que se casava para tentar arrancar um pedaço de sua liga, já que se pensava que dava boa sorte para conquistar o coração da amada. Isso gerava alguns momentos delicados para a noiva, e, por esse motivo, depois de um tempo, a Igreja Católica mudou a tradição, que parecia bastante agressiva. A partir daí a noiva tiravava a sua própria liga e a jogava (ou presenteava) aos convidados masculinos. Uma forma de manter o seu modelo de vestido de noiva impecável e não se estressar com a correria!

Tradição diversificada

Atualmente existem varias maneiras de colocar a tradição em prática, mas a mais popular é aquela em que o noivo tira a liga de sua noiva para depois jogar para os convidados. Acredita-se que quem receba será o próximo a casar-se (o mesmo que acontece com quem consegue pegar o buquê de noiva amarelo que ela jogou). Outra variante é que o noivo corte a liga em pedaços, assim mais de um convidado poderá recebê-la. A noiva também pode usar duas ligas, uma em cada perna. Uma será para os convidados e a outra para que ela e o marido possam se divertir na lua de mel.

Na Europa, a maneira mais comum é fazer um leilão da liga entre os convidados. Para isso, se formam dois grupos, um de todos os convidados masculinos e outro com as mulheres. Se o grupo feminino ganhar, a noiva fica com a liga na perna, se ganha o grupo masculino, um deles terá que levantar o lindo vestido de noiva princesa da protagonista e tirar a sua liga. Essa maneira pode ser útil para os recém-casados, já que podem conseguir uma graninha extra com o leilão da liga!

Algo azul

Outra parte da tradição diz que a liga deve ter algum detalhe em azul, como manda o velho ditado usado nos casamentos (especialmente nos Estados Unidos e Inglaterra) que diz que os noivos, para terem sorte no amor, fidelidade e pureza devem se casar com "algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul" ("Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue"). A vantagem de escolher esse estilo é que a noiva sempre pode combinar algum acessório do seu look, até mesmo algo do seu penteado preso para casamento, com o azul da liga.

Estilos dos noivos

Por ser uma tradição que mais ousada que outras, muitos casais preferem saltar o ritual da liga e fazer algo mais leve, que envolva, por exemplo, músicas para cantar em casamento ou até mesmo algum prato típico. O fato é que todas as tradições populares podem ser adaptadas ao estilo dos noivos, para que ninguém, nem mesmo entre os familiares e convidados, se sinta ofendido.

Ao jogar a liga, assim como existe um simbolismo quando joga o seu buquê de flores, a noiva representa que está renunciando à sua solteirice para sempre. A verdade é que, com ou sem liga, o importante é se divertir desde as primeiras músicas para casamento até o fim da festa. E você? Vai usar ou não a tão falada liga? 

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você